O poder tem sido o instrumento condutor de muitas coisas, mas o que é poder? Como exercê-lo?

Quando eu era criança, lembro que minha professora tinha o poder de me educar com amor, inclusive, me deixando de castigo. Isso mudou, e o fato de ser um professor não dá mais poder. No passado, o homem era o chefe da família, era o poderoso que “podia” até bater em todo mundo, usando o poder de maneira errada.

Sempre achei que as regras devem ser colocadas de maneira inteligente, e não por imposição de poder…

Vamos trazer o assunto para o mundo corporativo. Dentro de uma empresa, no passado, o patrão não sentava à mesa com o colaborador, não sorria. Um líder impunha medo nas pessoas. Isso não funciona mais! Trato muito bem meus colaboradores, quero respeito, e não medo. Não tenho receio de misturar minha vida com a dos meus colaboradores porque considero muito quem dá seu tempo por mim. Sou um chefe de quem as pessoas sentem falta – na minha empresa as pessoas não trabalham menos quando não estou, muito pelo contrário!

Quero que os filhos dos meus funcionários amem minha empresa, quero ver minhas funcionárias tendo filhos e criando suas famílias, sim. Hoje, é assim que se exercita o poder: sendo querido pelas pessoas. As pessoas passam mais tempo na empresa que em casa, então, por que os funcionários não podem almoçar com os chefes, por exemplo? Isso é bobagem! Fiz um Espaço Gastronômico justamente para ver meus funcionários felizes!

Nem todo mundo está preparado para ser gerido assim; eu lido bem com isso. Pessoas são sempre pessoas – você tem que amá-las e respeitá-las e saber que um dia alguém vai te trair, mas seu posicionamento não pode mudar. Se eu não acreditar nas pessoas, não sobrevivo. Elas não são o maior patrimônio de uma empresa, afinal, não são minhas – elas são os maiores valores de uma companhia!

Sobre o autor

Oséias Gomes é empresário, gestor, presidente e fundador da Odonto Excellence Franchising. Possui uma vasta e sólida carreira na área de Administração e Negócios. Nascido em Telêmaco Borba (PR), é formado em Administração de Empresas e já trabalhou como consultor de grandes empresas, se tornando um respeitado consultor empresarial. Hoje é referência no que diz respeito à gestão, empreendedorismo e liderança e um dos palestrantes mais respeitados do Brasil.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here