As latas permitem benefícios que ajudam na qualidade da bebida, como inibir a ação dos raios UV, mais proteção à oxidação, de fácil manuseio e 100% reciclável

Segundo uma pesquisa feita pela empresa alemã Statista, o brasileiro bebe 35 vezes mais cerveja do que vinho. O Brasil é o 17º consumidor desta bebida no mundo, com 1,7 litros per capita tomados por ano, sendo que o consumo de cerveja é de 60,4 litros por pessoa anualmente. O comparativo foi feito pela empresa de descontos Cuponation. Com o número elevado de consumo, as empresas começaram a pensar sobre o impacto ambiental que as embalagens poderiam causar no meio ambiente e uma das alternativas é fazer com que cada vez mais a bebida seja produzida em latas de alumínio.

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o Brasil reciclou 280 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, das 286,6 mil toneladas disponíveis no mercado em 2016. Por conta disso, o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas atingiu 97,7%, o que faz com o país seja um dos líderes mundiais nesse segmento desde 2001.

Latas que contam histórias

Pensando no consumo consciente, muitos empresários estão investindo cada vez mais em lançar suas cervejas apenas na versão lata, como é o caso da cervejaria Van Been. O empresário Dante Casarotti fundou a marca em 2017, com a ideia de utilizar as embalagens como uma forma de contar histórias de sua família, misturando ficção e realidade em ilustrações inusitadas.

Diferente do que é tendência no setor, a Van Been, apostou nas cervejas em latas para conquistar o público. Essa forma de envase, além de oferecer um custo mais acessível tanto para o fabricante como para o consumidor, permite benefícios que ajudam na qualidade da bebida, como inibir a ação dos raios UV, mais proteção à oxidação, de fácil manuseio e 100% reciclável.

“O consumo consciente se tornou uma tendência e cada vez mais as empresas estão buscando alternativas para não prejudicarem o meio ambiente, seja no processo de produção, no envase e até mesmo nas escolhas dos ingredientes”, explica Casarotti. Apesar da marca ter sido lançada em 2017, a Van Been espera crescer 30% em 2018 e irá lançar um novo rótulo no mês de outubro.

Sobre a Van Been

A marca tem o objetivo de espalhar pelos quatro cantos do país a cultura e os sabores dos elementos presentes na bebida, unindo qualidade, rótulos atrativos e preços acessíveis. Sua produção é colaborativa, conhecida no meio cervejeiro como cigana (que utiliza tanques de outras fábricas para a produção). A Cervejaria Van Been visa o desenvolvimento de sabor com qualidade, e seu slogan é “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”.

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