Comunicação –  Oratória / “Escutatória”

A ‘Oratória’ é parte integrante da Comunicação.

Não tenho como falar de Oratória, sem primeiro introduzir a “Escutatória”, ou seja, Escuta Ativa. A minha maior referência para este assunto é Rubem Alves, qual replico abaixo a introdução:

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória

Nunca vi anunciado curso de escutatória

Todo mundo quer aprender a falar

Ninguém quer aprender a ouvir

A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer…”Rubem Alves

O por que de eu introduzir o tema, já que este artigo é baseado em fatos reais; um case de aprendizado.

Primeiramente, o recebimento e o meu aceite de um convite feito para uma reunião. A pauta: Network, parceria! Devido à conexão junto ao In, ele me fez o convite através de sua secretária. Ok, a princípio.

CEO, aparência jovial (~35 a 40 anos), elegante, postura arrogante e de atitude prepotente ímpar, foi me apresentado por sua assistente; e iniciamos a reunião, colocou sobre a mesa um ‘folder’ e um cartão de visita. Fiz a referência e devida gratidão.

Ao decorrer, que deveria ser um diálogo, a minha primeira expressão (corpo fala) totalmente normal para um profissional da área executiva e comercial, gesticulei, e nitidamente a primeira reprovação no olhar deste “CEO”; farei  ‘rapport’…rs

Recebi uma ‘avalanche’ de impropérios, desde “você é bem maduro, e em breve deve usar a plaquinha de ‘idoso’ no seu para brisa” (tenho 52). A tentativa do sujeito foi ‘desmontar’, desconstruir uma carreira de 30 anos. O por quê?!

Usei o bom senso e a inteligência emocional, e o escutei até o final da reunião, um monólogo. Ao término da autopromoção, me ofereceu um curso preparatório ‘Career Coach’. Sorri, me levantei, e disse: ‘não me interessa’.

Ele criou um momento hilário, pois me disse que fui lá, e aceitei o convite, porque eu estava precisando de colo, e ele não estava lá para isso… lamentável, ledo engano…..rs… queria me vender uma formação que eu já tinha.

Mas mesmo assim, tirei várias lições: Comunicação e suas variáveis. De nada adiantou falar o motivo de eu estar lá. Não ouviu, não usou a escuta ativa e não se “Comunicou”. Fracasso na venda por falha na oratória, por falta da ‘escutatória’!

Nilo Cézar é Empresário no ramo industrial de cabos de energia e instrumentação, formado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Administração Industrial (USP) e Empresas (FGV). Tem formações complementares em Six Sigma (Green e Black Belt), Coach de Carreira, Executivo e Negócios, Analista Comportamental DISC.

Experiência superior a 30 anos de mercado em cargos Diretivos e Gerenciais, com carreira desenvolvida nas áreas Técnica, Comercial e Supply Chain, em empresas nacionais e multinacionais. Vivência profissional no exterior (EUA, AL, Portugal e Espanha).

Tem vários projetos registrados junto ao CREA.

Voluntário em comunidade do litoral norte (SP) a mais de 20 anos.

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