Os indicadores de resultados, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), são criados para facilitar a transmissão de informação entre empresa e funcionário, auxiliando na interpretação e apresentação de quais são os objetivos da empresa para todos os envolvidos.

Se imaginarmos que o mercado está cada vez mais tecnológico e competitivo, as informações e análises se tornam cada vez mais fundamentais e auxiliam a potencializar o desempenho.

Os indicadores devem ser utilizados com o objetivo de analisar a situação atual da organização, contribuindo também para planejar ações futuras. Por esta razão, criar, implantar, acompanhar e multiplicar resultados deve fazer parte da estratégia dos gestores da empresa. Este processo deve ser utilizado para direcionar todos os esforços da organização.

Os indicadores devem estar alinhados com as metas anuais e devem ser acompanhados periodicamente, alguns são relacionados à qualidade de processos, já outros são ligados a quantidade e prazos, independente da dimensão, é importante que estes sejam bem elaborados e alinhados com os objetivos da empresa.

Geralmente encontramos os indicadores divididos em três categorias: os de gestão, os estratégicos e os operacionais, seguem alguns exemplos:

Indicadores de gestão: avaliam os desempenhos de cada área, sendo de responsabilidade do gestor do setor acompanhar e analisar os resultados.

Indicadores estratégicos: avaliam os desempenhos globais, processos financeiros de clientes, devendo ser acompanhados pela alta gestão da empresa.

Indicadores operacionais: avaliam os desempenhos dos processos, estes indicadores devem ser acompanhados pela área de suporte.

Seja qual for a categoria de avaliação implantada, o fator determinado para o sucesso, é obter o máximo de informação disponível dentro da organização e transformá-la em melhoria contínua.

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here