A importância de passar uma boa imagem ao seu público

Segundo estudo, artigos que contém imagens têm 94% mais visualizações do que os que não utilizam imagens. Além disso, ao incluir uma foto ou um vídeo em alguma publicação aumenta-se em mais de 45% o número de visualizações daquela postagem. No Linkedin, um perfil com foto é 27 vezes mais visto por recrutadores e tem até 3 vezes mais ocorrências em resultados de pesquisa. Ou seja, aquele profissional autônomo que deseja crescer no mercado deve ficar atento à sua imagem, principalmente em perfis nas redes sociais. Uma boa imagem atrai mais engajamento e, com isso, mais clientes.

Paula Boarin, coach de carreira, explica que muitos profissionais não têm o devido cuidado e zelo nas redes sociais como possuem na sua vida offline. “Quando vamos a uma entrevista de emprego ou visitar um novo cliente, tomamos banho, as mulheres se maquiam, os homens fazem a barba porque realmente queremos dar o nosso melhor, certo? Pois nem sempre esse cuidado que estamos habituados a ter na vida presencial é tido nas redes sociais”. Paula também é ativa nas mídias digitais e especialista em marketing digital.

Amanda Swarca é brasileira, mas vive hoje na Nova Zelândia. A consultora de qualidade foi treinada por Paula e aprendeu como o uso das imagens contribui para o crescimento da marca pessoal. Amanda destaca o crescimento nas redes sociais desde que utilizou essa estratégia: “Considerando os dados minhas redes aumentaram 30%-40% desde que comecei a aplicá-las nos perfis, obviamente a minha busca por conexões também aumentou. Em 60 dias já recebi uma oferta de trabalho pelo LinkedIn aqui em NZ, o que não aconteceu em 365 dias no Brasil”.

Mas não basta simplesmente ter uma imagem nos seus perfis, ela deve ser de qualidade e profissional. Num mundo em que as redes sociais assumem cada vez maior importância, não há espaço para retratos desfocados, fotografias antigas, em biquíni ou numa noite de copos na imagem de perfil do LinkedIn ou do Facebook. Estamos numa era onde as redes sociais, fotos e vídeos dominam e certas imagens são inadequadas com a mensagem que você precisa passar para o seu público.

Um profissional – seja um médico, advogado ou artista – que busca fazer crescer sua marca e alcançar credibilidade no seu meio precisa ficar atento a alguns detalhes. Paula Boarin, que já foi contemplada três vezes com o prêmio de Jovem Talento de RH pela Associação Brasileira de Recursos Humanos e é especialista em personal branding, dá dicas do que não se deve fazer numa foto para o Linkedin ou Facebook. “Foto com animais, família, locais de viagem, roupas inapropriadas, de baixa qualidade, fotos com o cunho social, selfies, até mesmo fotos de formatura, onde geralmente estamos mais produzidos que na vida real. Se esse retrato não representa você no dia a dia, evite.”

Uma boa imagem deve representar autenticidade. Não necessita ser séria, basta ilustrar sua personalidade e se algum dos elementos acima citados na lista de proibidos for usado com cunho intencional, pode também. Seja criativo, descolado ou compenetrado. A foto precisa representar o que se é de verdade. É isso que o público procura: autenticidade.

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