pixabay.com

No Brasil atual, empreender vem exigindo cada vez mais coragem e determinação. A fase de instabilidade econômica se torna um fator desafiador para que os negócios perpetuem de forma saudável e promissora. Assim, a gestão financeira de uma empresa deve ser a atividade mais bem estruturada do negócio, independente do seu porte e área de atuação. É preciso organização, disciplina e, claro, uma contabilidade de excelência.



A contabilidade pode ser vista como o coração de uma empresa, se este setor não anda bem, a saúde financeira do negócio pode estar consideravelmente vulnerável. Conhecida como Contabilidade Analítica ou mesmo como Contabilidade de Gestão, é uma atividade que vem se destacando por ser completa e conseguir identificar todas as informações, de forma precisa, sobre a situação financeira, s eja para o aumento da lucratividade, gestão e redução dos custos, ou no planejamento geral, a contabilidade será sempre a única ferramenta capaz de auxiliar na tomada de decisões dentro da empresa, principalmente as que envolvem as finanças.




Sabemos que muitos negócios novos no Brasil não perpetuam, mas muito se deve aos mecanismos de gestão que desprezam o que a Ciência Contábil oferta aos seus usuários. Com o tempo e o amadurecimentos de nossos empreendedores no “pensar contábil”, tenho convicção de que poderemos reverter esse quadro.

É preciso refletir sobre culpar o mercado, os tributos, e a complexidade BRASIL, pois sem fazer o “dever de casa” as construções das empresas tendem a já nascer frágeis.

Sérvulo Mendonça, CEO do Grupo Epicus – Possui 25 anos de atuação na área de  Contabilidade de Gestão, com foco em projetos de Outsourcing, Compliance, Advisory e Auditoria, Mestrado em Contabilidade Tributária; Especialização em  Compliance e Controles Internos e Controladoria. Professor da BSSP, Palestrante das áreas tributária, de processos, Compliance e de Recursos Humanos. É membro do IBC – Instituto Brasileiro de Compliance e Diretor do SESCON/RJ, Membro de Comissão no CRC/RJ e Perito pela CONPEJ – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil. Fundador do Fórum3C, projeto voltado para a capacitação e brainstorming entre empresas de contabilidade do RJ. Membro da Comissão de Direito Contabil da OAB/RJ; CEO e COMPLIANCE OFFICER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here