Mar calmo não faz bom marinheiro! De fato essa frase serve de inspiração para muitas empresas que lutam para sobreviver à instabilidade econômica e, agora em 2019, política, que assombra o Brasil desde o final de 2014. Porém, mesmo com um cenário pessimista, o Franchising tem conseguido êxito.

O setor a cada ano chama atenção de investidores e atrai olhares curiosos de quem está em busca de um novo negócio e até mesmo não possui experiência em administrar o próprio.  Com maior chance de sucesso, se comparado a uma empresa própria, a franquia oferece um modelo de negócio seguro, confiável e mais estável.




Segundo levantamento do Sebrae, 60% das empresas brasileiras não sobrevivem até o quinto ano de operação, enquanto, no franchising, esse número cai para 15%. Outro dado interessante é que, em 2018, o volume de redes cresceu 1,1% através de novas marcas franqueadoras em segmentos variados. Entre unidades fechadas e abertas o resultado foi mais uma vez positivo, sendo um aumento de 5,2% das unidades em operação no país, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Apesar disso, muitas empresas ainda ficam em dúvida na hora de expandir o negócio através do modelo de franquias. Mas isso é seguro? É, se você possuir uma base sólida e considerar como principal fator o seguinte: a minha marca é realmente rentável?




Feito isso, uma das informações mais importantes é que implantar uma rede de franquias é ter a garantia de que o negócio pode crescer em um curto espaço de tempo. Ou seja, além de crescer a sua marca, você também pode sair na frente dos concorrentes e ganhar ainda mais clientes.

Outro fator que deve ser levado em conta é se o negócio é replicável. Isso significa que os processos que são aplicados na empresa podem ser reproduzidos em uma escala maior. Além disso, o futuro franqueado deve conseguir equilibrar os gastos com as taxas fixas e ter, ao mesmo tempo, o retorno do investimento. Isso tem que se mostrar sempre gradativo.

Analise também se a marca já tem uma presença forte no mercado. Você consegue chegar a esse objetivo investindo em produtos ou serviços que sejam diferenciais no varejo. Lembre-se que o consumidor final está em sempre em busca de exclusividade e novidades. Esses fatores ainda podem levar o negócio a se transformar em fonte de referência na área de atuação.

Mais um ponto positivo que mostra que a empresa está pronta para expandir, é se ela oferece uma boa infraestrutura interna de gestão. Isso naturalmente eleva o potencial do negócio, graças a organização de sua equipe e gestores. É muito importante ter total controle de todos os seus rendimentos e saber quais serão os próximos passos.

Por fim, todos esses cuidados só vão, de fato, fazerem diferença para quem busca expandir se estiverem 100% interligadas: a força da marca, inovação nos produtos, lucratividade, rentabilidade e condições especiais para o franqueado.

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social com especialização em Educação em Saúde Pública pela USP, além de contar com curso completo de Conhecimento Avançado de Franchising pela ABF, a executiva Mércia Machado Vergili, atual diretora e consultora da GSPP São Paulo, contabiliza 24 anos de experiência como franqueada da SOS Tecnologia e Educação e 10 anos como franqueada do Instituto Embelleze.

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