Gratidão
pixabay.com

Gratidão é atitude e não uma ação

Muitas vezes, confundimos a ação com atitude. Em tempos em que todo mundo fala sobre gratidão, é importante deixar claro como fazer certo.

Quando falamos sobre a necessidade de ser grato, sempre ouvimos as mesmas ideias.
– Eu sou grato. Sempre que alguém me faz um favor, eu agradeço.
Como esclarece a professora Marcia Luz, isso não é gratidão. O nome dessa ação é educação.
– Eu sou grato. Sempre vou a igreja e agradeço a Deus.
Novamente, necessário esclarecer: o nome dessa ação é educação.
Gratidão NÃO é uma ação. Trata-se de uma ATITUDE. Um modo de agir.
Vamos trabalhar com exemplos que fica mais fácil de compreender onde quero chegar.
Imagine uma pessoa que recebeu uma indicação sua para preencher uma vaga de emprego. Educadamente, seria adequado que ele viesse lhe agradecer. Como vimos e já esclareci, essa ação é educação. Caso ele lhe trouxesse um presente, parte do primeiro salário, ou outro mimo, esta ação seria um exemplo de gratidão? Não. Isto seria generosidade.




Agora, imagine que este seu amigo começasse a falhar, faltar, chegar atrasado, ser relapso. O contratante talvez lhe procurasse para relatar todos os problemas. Então, certamente você pensasse “como é ingrato – ofereci uma oportunidade e é assim que ele me paga?”
Pois bem. Acredito que você já tenha pegado a ideia: a gratidão está na atitude de seu amigo empenhar-se em ser o melhor profissional, zeloso, pontual, procurando crescer na oportunidade que lhe foi oferecida. Sem dúvida, ao ver o crescimento deste seu amigo, recebendo (ou não) elogios do contratante, você tivesse a sensação de gratidão na atitude dele – “está aproveitando a oportunidade”.
Da mesma maneira, quando vejo meus filhos, sou invadido de uma profunda necessidade de agradecer a Deus. Fui a igreja, agradeci, com ações, de acordo com o rito daquele lugar. MAS, tenho consciência de que a melhor forma de demonstrar gratidão a Ele é dedicar-me a cuidar e educar meus filhos, que, de acordo com a minha fé, são filhos dEle, como todos nós somos.
Quando vejo tudo o que conquistei, a melhor forma de demonstrar gratidão ao Pai por tudo que recebi é cuidar bem de tudo que Ele me entregou. Prosperar e multiplicar o que me foi entregue. Fosse o Pai, você acredita que Ele ficasse mais satisfeito em entregar mais a quem cuida do que lhe foi concedido, ou a quem tem pouco ou nenhum cuidado?
Para encerrar, depois de ver exemplos que demonstram que GRATIDÃO É ATITUDE, uma postura, uma forma de conduzir a vida, vamos relembrar que temos mais daquilo que colocamos nossa atenção. Quanto mais reclamação, mais se tem a reclamar. Quanto mais gratidão, mais se terá o que agradecer.
Portanto, fica  o desafio: mudar de atitude e passar a agradecer com nossas novas atitudes diante da vida.

 

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 

 

Veja mais no Portal Empreendedorismo

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here