UMA TEMPESTADE DE MUDANÇAS EM UM FUTURO NÃO-LINEAR

Uma tempestade de mudanças em um futuro não-linear

Pensamos o futuro como uma continuidade do que estamos vivendo, geralmente numa perspectiva melhor do que a observada no tempo presente. Por exemplo, vou construir minha casa, vou me formar, vou me casar e ter um bom trabalho para sustentar minha família ou meus sonhos de consumo…

O fato é que não temos certeza dessa projeção, afinal, qual tipo de casa será boa para o futuro? Qual formação deveremos ter para atender minhas necessidades ou o mercado que ainda não existem? O que será um bom trabalho daqui a dez, quinze anos? E por aí vai.

Mas, por mais que não haja certezas ou sequer garantias do que está por vir, visualizamos e planejamos através de percepções centrais que nos fazem sentido neste exato momento.

Assim como acontece conosco, temas centrais como obter maiores resultados, melhorar produtividade, trazer melhores margens e performance, são também eixos centrais a qualquer organização quando se pensa em futuro.

Mas afinal, o que é o futuro?

Pense em um estudante de medicina, ele pode planejar abrir sua própria clínica, ou almejar um hospital, onde será referência em algum tipo de especialidade. Tudo isso é um futuro viável para um estudante de medicina dedicado, certo? Quais as chances destas coisas não acontecerem se ele realmente se dedicar? Como nosso cérebro é programado desde o nascimento para pensar de forma linear, é absolutamente “natural” ele acreditar que estas coisas poderão se concretizar.

Mas, o futuro que o nosso estudante não vê com tanta clareza está sendo desenhado hoje, seja na evolução exponencial da telemedicina, dos exames de laboratório comprados nas farmácias que já identificam como a pessoa está, no IBM Watson que dá o diagnóstico sem segundos ou mesmo nas cirurgias nanorrobóticas.



Veja que nos EUA já é possível comprar seu mapeamento genético por 30 dólares na farmácia, bem como o exame de colesterol que você faz na hora e envia “online” para o médico, além de algumas dezenas de outros exames. Como isto impactará nosso futuro médico? Ou mesmo o comportamento e expectativas de seus pacientes e da sociedade em relação a ele?

Graças às evoluções exponenciais do universo tecnológico, o futuro é uma série de inúmeras consequências possíveis daquilo que está acontecendo agora, e que impactarão direta ou indiretamente o que acontecerá a seguir, seja amanhã ou daqui a cinco anos. E mesmo que pensemos em algumas possibilidades mais viáveis, não temos como prever se a decisão de mudar ou não o trajeto que estamos percorrendo nesse exato instante será positiva ou não para os resultados que desejamos obter.

A tempestade de mudanças do hoje nos leva a este futuro não-linear, são impactos ainda intangíveis, pois não entram em nosso modo de ver as coisas ou de pensar o futuro. Até porque, vivemos o hoje com a necessidade de resultados expressivos para hoje, não é verdade?

Não!

Já podemos afirmar que obter a capacidade de olhar para estes futuros viáveis (e até impensáveis) já tenha se tornado uma necessidade imediata. E, sim! Hoje e amanhã se misturam num choque de possibilidades que podemos e devemos abraçar.

Me atrai pensar que, se nós olharmos para estes futuros, poderemos influenciar a forma como eles irão nos impactar. Seja porque simplesmente podemos abraçar como eles serão ou porque decidiremos ir por outros caminhos e desta forma transformá-los.

Devemos vencer os motivos que nos fazem querer que as coisas se mantenham lineares para podermos exercitar pensamentos não-lineares, que desenhem o nosso amanhã.

Bem-vindos empreendedores do futuro, ele vos pertence!

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu email gratuitamente! 

Veja mais no Portal Empreendedorismo

Celso Braga

Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 30 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais corporativas e inovação.

É autor dos livros ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning – Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here