Qual o papel do sono na imunidade

Qual o papel do sono na imunidade?

Enquanto dormimos, nosso organismo realiza ajustes essenciais para o bom funcionamento das nossas defesas naturais. Conheça os detalhes de como o sistema imunológico se beneficia daquele merecido descanso.

Manter o sistema imunológico em forma dá trabalho. Muita energia é gasta para que a patrulha de células que compõem suas defesas permaneça a postos.

Agora pense: qual é o momento ideal para realizar os ajustes nesse sistema e mantê-lo em operação? Nota dez a quem pensou nas horas de descanso noturno. Dormir bem é um fator crucial, pois durante esse período a imunidade se refaz.

Na contramão, quem fica as noites em claro não desenvolve uma proteção confiável. O pouco tempo no colchão aumenta a liberação de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. “Em excesso, essa substância diminui a reação de defesa”, ensina a ginecologista Dra. Helena Hachul, do Instituto do Sono, em São Paulo.

Seu estudo conduzido na instituição paulista apontou que a privação de sono corta pela metade a produção de anticorpos de pessoas que tomaram a vacina contra a hepatite A.

Um artigo de Artc Prather, professor assistente de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e publicado pela Revista Sleep, aponta que o risco de ficar resfriado é 4,5 vezes maior em sujeitos que cochilam por menos de cinco horas por dia.



A conclusão é taxativa: descansar entre sete e oito horas com a cabeça no travesseiro turbina a imunidade.

O relógio faz diferença

Na pesquisa americana, 164 voluntários registraram as horas de sono durante uma semana. Depois, foram isolados em um hotel por cinco dias, onde travaram contato com o rinovírus, causador do resfriado. Aqueles que dormiam menos tempo acabaram mais doentes – sinal de que o sistema imune não estava treinado para rechaçar a ameaça.

A seguir, algumas orientações da Associação Brasileira de Medicina do Sono que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono:

  • Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
  • Vá para a cama somente quando estiver com sono;
  • Não use a cama para ler, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente para essas atividades. A cama deve estar relacionada com o ato de dormir;
  • Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário, levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;
  • Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar, como tomar um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar etc;
  • Evite o consumo de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
  • Não se alimente próximo ao horário de deitar;
  • Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite;
  • Tenha um bom colchão (nem duro nem mole, o ideal é um colchão FIRME.);
  • Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, deixando-os para o período da manhã ou do almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves, como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.



A Organização Mundial da Saúde mostra os 03 pilares para nossa SAÚDE.

  • Alimentação Balanceada
  • Exercícios Físicos Regulares
  • Repouso Adequado

Segundo a mesma O.M.S., a Alimentação é responsável por 25% da nossa SAÚDE. Os exercícios também 25% e o REPOUSO ADEQUADO responsável por 50% da nossa SAÚDE.

O médico psiquiatra Dr. Augusto Cury, em seu livro 12 Semanas para Mudar uma Vida, adverte:

“Faça as pazes com sua cama. Você pode brigar com o mundo, mas se brigar com seu sono não terá SAÚDE Física, Emocional, Social ou mesmo Espiritual. É simplesmente impossível ter qualidade de vida sem ter qualidade do sono. Se você desprezar seu sono, estará destruindo o reator da sua vida. Uma vida feliz começa com uma noite feliz, Um Sono Restaurador”

Observem que o Dr. Augusto Cury não diz que, é muito difícil ter qualidade de vida sem ter qualidade do sono, ele afirma que É IMPOSSÍVEL.

Então, tá esperando o quê?

Tome uma Atitude, uma Atitude de Saúde. Tenha mais Qualidade de Vida. Tenha Uma Boa Noite Sono.

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 

Waldir Flores é um dos nomes mais respeitados hoje no que se refere a formação de equipe de vendas e treinamentos. Especialista em dinâmicas de grupo, responsável pela contratação, liderança e treinamento de toda equipe comercial das empresas. DIRETOR COMERCIAL da HAIFLEX COMPANY é o responsável pela seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de toda a equipe comercial e do Call Center. VENDEDOR há mais de 40 anos é um ESPECIALISTA na formatação de ESTRATÉGIAS COMERCIAIS. Comendador de cursos de formação e alto desempenho para vendedores e gestores, Waldir Flores integra o time de colunistas do portal com matérias mensais focadas em vendas e gestão de equipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here