O que é identidade visual

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma empresa é a primeira impressão que o cliente terá com o seu produto e/ou serviço, ela é a responsável por trazer lembranças de sua marca ao seu público.

A identidade visual é dividida e contemplada por algumas partes que são: Nome da empresa/negócio, conjunto de cores utilizadas, logotipo, slogan, mídias sociais, material gráfico, entre outros…

  • Nome da empresa/negócio

O nome da empresa pode ser criado com foco em similaridade com o produto/serviço, como por exemplo Portal Empreendedorismo, ao ler o nome já sabemos que se trata de algo voltado ao empreendedorismo.

Outra forma que muitas pessoas optam é utilizar o nome, sobrenome ou algumas siglas dos sócios da empresa para se formar em um único nome.

  • Conjunto de cores utilizadas

As cores utilizadas na identidade visual é de muita importância, pois é ela que irá transmitir algumas sensações e o que muitas pessoas não sabem é que existem significados para cada tipo de cor. Veja o exemplo abaixo:

Significado das cores_Portal Empreendedorismo

Existem muitos significados na internet, este acima é apenas simplificando os principais resultados. Recomendamos que seja utilizado no máximo 03 cores para uma identidade visual e criação de marca.

  • Logotipo

O logotipo também pode ser chamado de logo e também é conhecido como logomarca (o que é a forma errada de pronunciar conforme alguns profissionais de publicidade e marketing), ele é a imagem que as pessoas fixarão na mente. O logo pode ser criado com um simples conjunto de letras, tipografia (tipo de fonte), formatos e símbolos.

O logotipo deve ser construído/criado levando em consideração as principais atividade da empresa, ele em um contexto geral deve representar profundamente o que a empresa tem a oferecer de forma clara.

  • Slogan

Slogan é o nome dado a uma frase de impacto que é mostrada logo após o logotipo. É uma pequena frase de efeito que tem o objetivo de fixar ainda mais a marca da empresa e que seja repetida de forma natural pelas pessoas. Veja alguns exemplos:

  • Mc Donald’s, amo muito tudo isso!
  • Havaianas, todo mundo usa!
  • Quem pede um, pede Bis.
  • Tomou Doril, a dor sumiu.

E assim por diante! Sugerimos que você crie um slogan bem chamativo e fácil de lembram.

  • Mídias sociais

Agora que você já aprendeu todas as etapas anteriores da identidade visual, será muito mais fácil de você andar em conjunto com suas mídias sociais.

É importante que as imagens publicadas em suas mídias sociais sejam personalizadas e que condizem com a sua identidade visual. Vejamos um exemplo: Se a identidade visual da sua empresa é mais clean, as imagens divulgadas nas mídias digitais também tem que ser cleans para passar a mensagem correta ao público-alvo e não ter nenhum tipo de ruído na mensagem.

  • Material gráfico

Assim como as mídias sociais o material gráfico também precisa estar de acordo com toda identidade visual.

Sendo assim todas as partes citadas precisam se conversarem e estar de acordo com a missão, visão e valores da empresa, para gerar um maior reconhecimento, maior credibilidade e atrair potenciais clientes.

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