passaporte europeu

Fique atento – o passaporte europeu pode ser um belo diferencial na busca por uma vaga de emprego!

Isso sem falar, também, que o documento abre portas para quem sonha em trabalhar fora do Brasil.

Com um número cada vez mais alto de desempregados, o mercado de trabalho brasileiro se tornou ainda mais competitivo no último ano – são poucas vagas de emprego para muitos candidatos.

Qualificação profissional, experiência e boas formações não garantem mais sucesso na recolocação, mas alguns diferenciais podem ser destaque no currículo, e o passaporte europeu é um dos mais benéficos neste sentido.

O fato é que ter um passaporte europeu deixou de ser desejo apenas de quem busca emprego no exterior – no Brasil, ele passou a ser um diferencial no currículo como sinônimo de atualização e disponibilidade para viagens e mudanças a trabalho.

O documento tem sido cada vez mais procurado por brasileiros por diversos outros benefícios, além de incrementar o currículo. Com o passaporte europeu, por exemplo, é possível morar em qualquer país da União Europeia sem necessidade de visto e com menos burocracia na hora de alugar ou comprar um imóvel – até mesmo financiamentos podem ser mais fáceis com ele.

O passaporte italiano é um dos mais cobiçados atualmente – enquanto o passaporte brasileiro ocupa o 18º lugar na lista dos passaportes mais poderosos do mundo, o italiano aparece em 4º. Ele oferece a possibilidade de entrar em 188 países, incluindo livre trânsito naqueles que fazem parte da União Europeia, sem necessidade de visto, como EUA, Japão, Emirados Árabes e Canadá.

No Brasil, o passaporte italiano é um diferencial no currículo que simboliza experiências em outros países e, possivelmente, um forte conhecimento em outros idiomas. Hoje em dia, saber Inglês é tão essencial que, muitas vezes, é critério de eliminação em processos seletivos. O Inglês deixou de ser diferencial e quem quer se destacar no mercado de trabalho sabe que é preciso conhecer um terceiro idioma além do Português e do Inglês. É claro que a escolha de qual idioma estudar varia de acordo com a área profissional, mas aprender Italiano oferece várias vantagens em diversos aspectos culturais, acadêmicos e empresariais.

A Itália é, hoje, uma das principais economias do mundo e muitos empregadores buscam candidatos que falem o idioma. Trata-se de um País com uma economia forte e diversificada. As indústrias têxtil e de cosméticos, por exemplo, são responsáveis por um grande volume anual de exportações.

A culinária e o turismo, que são um dos mais famosos do mundo, também aquecem o PIB italiano. O italiano é uma língua muito pouco falada fora da Itália, o que é um grande diferencial para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. Importadoras no Brasil e exportadoras italianas estão sempre buscando candidatos que falem Português e Italiano para compor seus quadros de funcionários.

Pense nisso e aumente suas chances profissionais!

Patricia Mora

Patricia Mora, bisneta do italiano Giovanni Mora e filha do historiador Ivo Jordão Mora, vive na Itália desde 2011, depois de passar 11 anos na fila do Consulado Italiano em São Paulo (SP) para obter sua Cidadania Italiana. A experiência intercultural que seria de apenas um ano mudou quando ela se casou com um italiano de Bassano del Grappa, em 2015.

Sua paixão pela Itália começou quando ainda era criança e ouvia as histórias do seu bisavô, um alfaiate italiano. A menina nascida em Sorocaba (SP) cresceu, fez faculdade de Análise de Sistemas na UNISO, pós-graduação também na UNISO em Produção e Logística e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Sua carreira profissional estava deslanchando até que, quando tinha 36 anos de idade, resolveu ir para a Itália e lá vive até hoje. Com a semente plantada por seu pai, que há mais de 30 anos já fazia pesquisas genealógicas, Patricia transformou em trabalho sua paixão em ajudar as pessoas que pediam para ela algum tipo de orientação para obter Cidadania Italiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here