Tanto se ouve falar disso, tanto se fala, mas a pergunta que não quer calar é: quanto realmente se pensa a respeito do que é, de verdade, empreendedorismo?

Empreendedorismo é um termo complexo que muitas vezes é definido simplesmente como ter seu próprio negócio. Mas há uma diferença entre um “empresário” e um “empreendedor”, e, é claro, uma pessoa pode ser os dois, mas o ponto a iluminar é que o que distingue o empreendedorismo é atitude de uma pessoa.

Empreendedorismo é muito mais amplo do que a criação de um novo negócio. Na sua essência, é uma mentalidade – uma forma de pensar e agir. Se trata de imaginar novas maneiras de resolver problemas e criar valor a todas as situações. E isso, vamos esclarecer, pode e deve ser feito em todas as áreas de sua vida.

Quando você fala em empreender, o que vem à sua mente? Um comércio, ou uma ampliação no negócio? Não duvido, mas que tal olhar para as outras áreas de sua vida com uma visão empreendedora? Buscando novas maneiras de viver essas áreas, de modo que sejam plenamente vividas? Quais áreas de sua vida estão estáveis demais?

O ser humano é um todo, não uma parte isolada, então por mais que se foque e muito nas questões profissionais e financeiras, temos pulsante ainda em nós as partes: espiritual, familiar, relacionamentos, saúde, pessoal. Como estão essas partes? O funcionamento inadequado de qualquer outra área de sua vida interfere na profissional e na financeira, por isso eu enfatizo que não dá pra ser empreendedor somente nos negócios. Qual a qualidade de tempo e dedicação que as outras áreas da sua vida têm recebido? Como ter uma vida bem-sucedida em todo o sistema? É esse o ponto a se empreender.

E empreendedorismo é comportamento, e comportamento pode ser exercitado, trabalhado, aprimorado. A forma como você age em relação às mais diversas situações, sempre do mesmo jeito esperando resultados diferentes…Isso tudo é comportamento, e comportamento é derivado dos pensamentos. Sua forma de pensar é seu mindset, seu padrão mental. E a neurociência já comprovou que isso pode ser aprimorado, mudado. Então, quando se diz que podemos aprender a ser empreendedor, destaco que é essa capacidade de moldar os pensamentos e comportamentos é que torna isso possível.

Como artigo de abertura nessa parceria com este sensacional Portal, levanto esse questionamento sobre empreendedorismo e deixo o seguinte desafio: como você poderia empreender em outras áreas da vida?

Até o próximo artigo. Bora olhar fora da caixinha. Coaching é Vida.😉

Formada em: Life & Professional Coaching – IPC, Executive & Business Coaching – IPC, Hipnose clássica e clínica – IPC, Analista Comportamental DISC – IPC, Practitioner em PNL – IPC, Practitioner em PNL –  Academy of Modern Applied Psychology, Master em PNL –  Academy of Modern Applied Psychology, Cromoterapia aplicada, Aromaterapia – princípios básicos, Psicoterapia Holística, Practitioner em EFT, Cursos SEBRAE, Fernanda atua em Atendimento pessoal e corporativo em processos de desenvolvimento humano. Palestras, cursos, workshops.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here