Ter uma visão estratégica, experiência no setor de atuação, uma pós-graduação, MBA, mestrado e 3 idiomas fluentes. Com essa lista você não precisará se preocupar, o sucesso profissional é inevitável, certo? Errado! Sem inteligência emocional, todas essa habilidades e certificações não funcionam como garantia de uma carreira promissora.

Afinal, o que é ter Inteligência Emocional dentro do ambiente corporativo?

O conceito é definido como a habilidade de observar as próprias emoções e, assim, conseguir guiar pensamentos e atitudes de forma mais coerente e assertiva. O termo ganhou projeção mundial com o best-seller do escritor Daniel Goleman, na década de 1990.

Hoje, a inteligência emocional funciona como fator determinante para o sucesso (ou fracasso) profissional. Você pode colecionar várias certificações sofisticadíssimas no seu currículo, todos esses itens palpáveis são importantes, sem dúvida. Mas, sem desenvolver as competências emocionais necessárias para driblar certas situações, o sucesso da sua carreira -ou do seu negócio- estará seriamente comprometido.

Exemplo número um: você batalha por anos para conseguir uma promoção. Quando chega lá, não sabe como lidar com a pressão e acaba se perdendo dentro da própria ansiedade. Isso passa afetar não somente a sua produtividade, mas também a sua saúde e relacionamentos profissionais e familiares.

Um outro exemplo que eu trago para vocês: o profissional finalmente consegue realizar um sonho e entra com tudo no universo do empreendedorismo. Porém, quando se vê em um cargo de liderança, percebe que está perdendo talentos importantes na sua equipe por não saber realizar uma gestão saudável e não ter a empatia necessária para conduzir seu time.

Há quem diga que a inteligência emocional é a competência do século. Eu, com mais de uma década como empreendedora, posso garantir que a forma como um profissional conduz situações desafiadoras é a chave para o sucesso de um empreendimento.

Conseguir manter um pensamento lógico e crítico, sem deixar com que as emoções tomem o controle é uma postura determinante para prosperar em qualquer ramo de atuação.

Para isso, é essencial investir em autoconhecimento, na capacidade de ser resiliência e em uma comunicação clara e honesta (sem ruídos).

Por fim, gostaria de chamar a atenção para um ponto importantíssimo: a cordialidade. Afinal, ninguém constrói nada sozinho. Somos uma espécie sociável e precisamos criar pontes para que os negócios cresçam de maneira saudável e sustentável.

Valorize as pessoas e os relacionamentos que você cria durante a sua trajetória profissional.

Não existe nada mais elegante para um profissional do que adotar posturas que demonstram respeito não apenas com parceiros, colaboradores ou clientes. Mas também com os próprios valores e propósitos.

A ética e a coerência precisam ser os principais acessórios na vida de um empreendedor de sucesso.

Caroline Dias de Freitas é formada em Design de Produto, pós-graduada em Gestão do Design pela Universidade Belas Artes de São Paulo, contando em seu currículo com o curso de Business English pela King George Internacional College, Canadá. Em 2006, aos 20 anos de idade, fundou a Editora Reflexão, com o compromisso de pesquisar maneiras de simplificar os processos editoriais e imprimir celeridade à publicação de livros com excelência em qualidade editorial e gráfica. Nos últimos doze anos, foi responsável pela publicação de mais de 500 títulos, distribuídos entre os selos Editora Reflexão Editora Reflexão Business. Fundadora da Sociedade Brasileira de Empreendedorismo Feminino e do Empreendedorismo para Todos

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