De repente, os tradicionais ‘perder cinco quilos e aprender uma nova língua’ não preenchem as motivações para o recomeço que a virada do calendário sugere

A lição já está na ponta da língua: para atingir um objetivo, você precisa traçar metas de curto, médio e longo prazo. Porém, uma parcela da população não consegue acompanhar essa onda de criar uma lista de tarefas rumo a um propósito maior, porque ainda não identificaram qual é esse propósito dentro de si. Então, por que não traçar como meta de ano novo a complexa missão de descobrir o que, de fato, te move?

O tal do “propósito” é aquilo que faz seus olhos brilharem e te coloca em pé toda manhã com ânimo e disposição. É o que desperta sonhos e determinação para alcançá-los. Porém, quando no lugar do propósito existe um vazio, a sensação é de andar em círculos ou de estar “apenas vivendo”, esperando o tempo passar enquanto nada acontece, como define a consultora do DeRose Life Consulting Vanise Perez. “Nesses casos, as pessoas costumam se sentir um pouco perdidas, sem direção, à mercê das circunstâncias, assim como um barco sem rumo no mar que vai para onde a onda levar”. Segundo Vanise, isso se dá por diversos fatores, como a falta de autoconhecimento, baixa autoestima, dificuldade em acreditar em si e falta de foco ou ainda o foco no outro.

Quem decidiu dar uma pausa total na vida que levava e buscar essa motivação interna foi a administradora de empresas Estefanía Guzmán. Com pós em direção empresarial e atuando há anos na área, ela queria iniciar uma nova etapa na sua vida, mas percebeu que precisava antes se descobrir para, só então, seguir no caminho daquilo que realmente acreditava. Estefanía conta que já tinha feito terapia e lançado mão de outras ferramentas para autodesenvolvimento, mas se sentia estagnada.

Clareza mental

Com a consultora Vanise Perez, Estefanía começou um mergulho em si mesma e se surpreendeu com o trabalho que é realizado em 10 etapas. Segundo ela, uma das primeiras ferramentas aplicadas no DeRose Life Consulting fez grande diferença na sua busca. “Entender meus valores e minha estrutura de princípios foi extremamente importante. Eu entendia que a liberdade era importante para mim, mas não percebia que me feria ao me submeter aos padrões de vida que seguia”.

Vanise explica que seus valores e habilidades natas funcionam como o leme que determina suas possíveis áreas e atividades de atuação. “Ao identificar essas características, o profissional encontrará sua carreira e, como estará totalmente alinhada com o propósito, trabalhará com entusiasmo, dedicação, vontade e prazer. Ele terá muito mais facilidade para lidar com as intempéries da vida e se estressará menos”, explica.

A clareza mental que a metodologia despertou em Estefanía a fez entrar em contato com sua intuição, normalmente abdicada pela mente racional da administradora. “Quando me abri para novas oportunidades e decidi não querer controlar tudo, não ver lógica em tudo, um novo mundo se abriu. Neste fim de ano dou início a uma nova jornada, sem todas as respostas que buscava, mas com a certeza de que elas virão”, conta. Ela está abrindo uma empresa de produção de imagem com seu companheiro, e sente que está construindo um futuro muito diferente do que tinha imaginado para si mesma.

Como fazer?

Estefanía usou sua habilidade de organização para tirar um ano sabático dedicado à busca do seu propósito. Porém, para quem também quer se dedicar a essa missão mas no momento não pode parar a vida ou investir numa ajuda profissional, a consultora Vanise Perez tem algumas dicas para exercitar em casa:

  • É preciso focar numa busca interna: praticar meditação para permitir que a mente se clareie e alcance uma resposta.
  • Deve buscar seus valores: procurar identificar o que é realmente importante para ela, do que ela não abre mão.
  • Buscar identificar também suas habilidades natas. Por exemplo: uma pessoa criativa, comunicativa, que gosta de falar em público, de estar no centro das atenções, que se expressa bem, tem habilidades que poderiam direcioná-la a uma carreira artística ou de ensino.
  • Buscar também se reconectar aos desejos de infância ou adolescência, época em que costumamos sonhar muito. Com o passar dos anos, a vida poda características importantes dessa fase que dizem muito sobre nós.
  • Conversar a respeito dessa busca com familiares e amigos que te conheçam bem e saibam suas principais qualidades e valores.

Segundo Vanise Perez, conquistar o autoconhecimento desenvolve uma capacidade enorme de fazer escolhas mais conscientes e acertadas, conectadas com o que a pessoa quer, de fato, sentir na vida. E se sentir plena é a meta de Estefanía para 2019. O caminho, segundo ela, já começou a ser percorrido. “A jornada foi longa, com turbulências, com dores e alegrias e ainda não termina. Mas entender o processo e ter o apoio de alguém como a Vanise, faz uma grande diferença”. E você? Já sabe o quer para seu novo ano?

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here