Incrível como parece que as pessoas corajosas não têm medos, não é?

Elas são destemidas e estão sempre prontas para qualquer desafio, são capazes de enfrentar penhascos, surfar em ondas do tamanho de prédios e fazem coisas que para muitos parecem fora do comum.

Na verdade não é bem isso que acontece, todos nós sentimos medo, inclusive os corajosos, a grande diferença é que estas pessoas conseguem sobrepor seus medos com suas atitudes e decisões.

Em suas palestras Mario Sergio Cortella afirma que: “a coragem não é a ausência do medo, mas a capacidade de enfrentá-los”, ou seja, nossa atitude perante aquilo que nos paralisa é que vai definir nossa coragem.

Então a pergunta correta não é como faço para ser corajoso, e sim como faço para conhecer meus medos e superá-los?

Dicas de como lidar com os seus medos:

  1. A primeira coisa a fazer para lidar com estas situações adversas, é admitir o medo, desta maneira será possível compreender qual a resposta emocional seu cérebro e corpo darão mediante ao medo.
  2. Reveja seus pensamentos negativos quando está com medo, nosso cérebro é capaz realizar uma reprogramação neural, sempre que surgir pensamentos negativos, se esforce e mude o foco, embora não pareça ser tão fácil, é possível atingir este objetivo e encontrar soluções.
  3. Exponha-se gradualmente ao seu medo, ele precisa ser superado, e uma forma simples de começar, e realizar um escala de valor de acordo com o seu medo. Coloque na lista tudo aquilo que te deixa menos desconfortável e vá até o ponto que te deixa mais desconfortável e comece realizando as ações de menor impacto, vá evoluindo conforme o tempo.
  4. Viva a cada dia, não fique preocupado com o ontem e muito menos ansioso com o amanhã, viva o presente, este tipo de ação é totalmente eficaz para ajudar a lidar com os medos. Não ficar preso a passado e futuro reduz nos faz sair da inércia.
  5. E por último lembre-se do que você já conquistou, bem provável que você teve momentos na vida que sentiu medo de algo, e conseguiu superar este medo, busque na memória o que fez diferente, qual a sensação que foi conseguir vencê-lo, canalize tudo isso para superar este novo desafio.

Quero te lembrar que coragem do latim coraticum (cor + -aticum): que significa a associação entre a palavra latina cor, que significa coração, e o sufixo latino aticum, que é usado para indicar a ação, então siga seu coração e faça as ações necessárias para alcançar seus sonhos sem deixar que o medo te impeça.

Saiba que a coragem nos dá energia para usarmos todo nosso potencial psicológico e físico, então antes de voltar a ter medo e ser paralisado por ele, pense: Que opção eu tenho de sucesso se não fizer acontecer na minha vida?

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here