O que é ser empreendedor? O que lhe vem à cabeça quando você ouve alguém falar que é, foi ou será um empreendedor? Ou por que você mesmo deseja ser um empreendedor?

Em primeiro lugar, se deseja ser parabéns! Isto precisa ser comemorado, pois é sinal inequívoco que você amadureceu muito e agora deseja decolar para regiões mais elevadas! Muito bem!

Por esse motivo hoje abordarei o Empreendedorismo utilizando-me de alguns pressupostos da PNL ou Programação Neurolinguística, que é a Ciência que se ocupa de analisar como nosso cérebro percebe, codifica, organiza e armazena informações em termos de experiências, as quais permanecem em nossas vidas e muitas vezes, por serem limitadoras nos impedem de vivermos como Seres Humanos verdadeiramente felizes.

Esta definição é somente para ilustração, pois não falaremos da PNL propriamente dita, apenas utilizaremos alguns de seus pressupostos para desenvolvermos um pouco mais a questão do ser empreendedor, a qual será descrita (sob meu ponto de vista) levando-se em conta três pontos:

Primeiro Ponto: Já vi várias pessoas afirmarem de maneira incompleta que empreendedor é o indivíduo que decidiu montar seu próprio negócio para ter autonomia de ação, liberdade de horários e de tomadas de decisões relativas a seu empreendimento.

Todas as afirmações são válidas, não existe algo certo ou errado em se tratando de vida ou comportamento humano. O que existe são pontos de vista diversos, maneiras distintas de pensamento e ação e, principalmente, escolhas. Você decide ir por aqui ou por ali, a escolha é sua, porém lembre-se que escolhas pressupõem deixar algo de lado e seguir em outra direção, o que certamente trará consequências. Isso é fato! Quando fazemos uma escolha, temos que respirar, seguir em frente e não olhar mais para trás, sob pena de jamais sairmos do lugar.

Temos que levar em conta que empreender não é somente “montar o próprio negócio”! Pode-se empreender em todos os lugares e situações de vida! Você pode ser empreendedor em seu próprio ambiente de trabalho corporativo, o que certamente acabará fazendo de você um líder.

Empreender no ambiente corporativo é criar com argumentos sustentáveis e consistentes, novas formas de ação para um mesmo processo. É não só fazer coisas novas, mas fazer novas todas as coisas que já estão, o que é muito diferente!

Há pessoas que se frustram pois não conseguindo por “n” compreensíveis razões deixar seu emprego corporativo, não viabilizam a tão propalada criação do “próprio negócio”. Não deixe isso acontecer, pois como mencionado acima, você pode ser empreendedor em qualquer lugar!

O empreendedorismo pode acontecer também em seus relacionamentos pessoais ou afetivos, quando você assume posturas e atitudes que levem a novas maneiras de viver, de conviver, enfrentando as dificuldades com energia, assertividade e positivismo!

Você pode empreender em sua casa, em sua escola, com seus amigos, em seu bairro, sempre que leve idéias, tenha boas atitudes e posturas, sendo flexível, ouvindo as pessoas, procurando colocar-se no lugar do outro e trazendo sempre pensamentos de construção, dando nenhuma importância a fofocas, conversas inúteis em redes sociais. Isso gera novos rumos, isso TAMBÉM é empreender!

Ah..bem, se não abrir sua portinha, você terá aquela rotina de horários da empresa…mas quem foi que lhe disse que em seu negócio você não terá que manter disciplina de horários? Velho, talvez até muito mais! A diferença é que seus horários serão determinados por você, porém, se não estiver presente em seu empreendimento em todas as horas do relógio, meu amigo…esqueça! Seu projeto não durará muito tempo.

Esteja então preparado para ser o líder de seu próprio negócio, porém não se sinta frustrado se não conseguir abrir “uma porta” (comercial)

Ok, você quer ganhar dindim; eu também, seu vizinho, o meu e todos nós Dependendo de onde esteja, faça por ser o cara da diferença, seja sempre pioneiro, pratique tomar a dianteira de forma ordenada, pois desta maneira você criará condições para chegar onde deseja. È líquido e certo. Procure então ampliar sua visão sobre o que significa empreendedorismo.

Segundo Ponto: aqui, quero explorar algumas idéias pré-concebidas acerca do empreendedorismo, sem a intenção de causar desânimo em ninguém nem tampouco em seus projetos em fase de idealização ou em andamento.

A intenção é unicamente colocar de maneira assertiva que o empreendedor terá responsabilidades, uma vez que ao tocar seu próprio negócio, toma para si o controle de sua trajetória profissional, a qual antes estava terceirizada em uma Corporação.

Ser empreendedor o torna comandante de seu próprio destino e como qualquer pessoa que detém o comando, passa a assumir responsabilidades e deveres consigo mesmo e com outras pessoas, caso contrate alguém. Lembrando que essas pessoas sustentam suas famílias e dependem de você e seu negócio para dar suporte a filhos, pais, tios, irmãos, etc. Portanto veja como seu horizonte se amplia, seu raio de ação e atitudes ficam mais extensos e intensos. É claro que isso não é ruim, você torna-se um agente econômico, líder, comprometido consigo mesmo e com a comunidade em que vive, por gerar recursos para que as pessoas usufruam e se beneficiem deles.

Portanto não caia na superficialidade de achar que “ficará livre do chefe mala”, ou “fará seu próprio horário“ , ou ainda pior, “escolherá quando e como trabalhar”, etc. Tudo isso pode ser até verdade, porém contém diferentes modalidades de responsabilidade que variam entre a social, a ecológica (você será o agente do cuidado com seu meio ambiente), a financeira, a de Marketing, etc.

Um empreendimento que deseje se auto-sustentar, passar incólume por todas as etapas de desenvolvimento e consolidação do negócio, requer que seu gestor, aqui no caso, você, dedique-se integralmente, ou seja, lembre-se que terá que trabalhar intensamente nas fases iniciais de seu projeto, terá que lidar com a burocracia que persiste em existir, terá que estar atento às novas tecnologias de gestão, precisará estar antenado com o Marketing de seu negócio, principalmente o digital, mas, apesar de tudo será livre para decidir seus caminhos e abrir-se para o novo.

Não perca de vista jamais este lado algo espinhoso do negócio, que bem estruturado, com um mínimo de organização, trar-lhe-á com certeza todos os sonhados resultados. Tudo na vida é desta forma, são as famosas escolhas! Você escolherá entre deixar que uma Corporação, que possui seus próprios valores e  missão, dirija sua vida, com tudo estruturado e alinhado para você dar o seu melhor para ela, com a “cara” dela, OU, desenhar você próprio sua “cara, valores e missão”, materializados em seu projeto profissional autônomo?

Você precisa escolher!! E lembre-se, ao escolher, siga e não olhe mais para trás.

Terceiro Ponto: nesta seção extrairemos da Programação Neuro Linguística alguns pressupostos os quais deverão ser seu norte, apesar de todas os desafios que surjam em seu caminho! Com eles incorporados em sua vida, não há discussão sobre sua vitória, seu sucesso total.

Se você deseja efetivamente empreender precisa se exercitar diariamente, no sentido de adquirir flexibilidade comportamental, porque estará diante de uma decisão de mudança de direção em sua vida e não mais poderá permitir que posturas ou crenças limitantes o impeçam de seguir adiante, o que implicará (de novo) em abandono de velhas situações, comportamentos e atitudes, para que o novo se estabeleça.

Esteja consciente que sairá de sua “zona de conforto”, mas em contrapartida verá um novo horizonte repleto de novas experiências e oportunidades de evolução.

Quando alguém não consegue dar o primeiro passo, geralmente é, ou por não querer fazer ou ter nenhuma escolha por qualquer motivo, ou por fazer uma baseada em apenas um único comportamento, geralmente o que traz mais conforto. Isso não é sair da zona confortável.

Quem deseja de fato sair de seu conforto, precisa necessariamente alterar visões, atitudes e comportamentos! Mesmo que tenha medo! Vá com medo mesmo, pois se der o primeiro passo, verá entre admirado e incrédulo, que não é tão ruim assim!! E neste momento continuará! Palavra! Isso já me aconteceu e uma das provas é exatamente este artigo que ora escrevo para você!! Siga, vá em frente do seu melhor jeito!!

Lembre-se: empreender não é somente abrir uma porta comercial!! Volte ao início do texto e releia!

Posto isto, vamos a alguns dos pressupostos da PNL(*) os quais, se incorporados, poderão auxiliá-lo em sua tomada de decisão:

  1. O mapa NÃO é o território: isto é, cada pessoa é única e vive suas próprias experiências, todas válidas, não existem experiências inúteis, cada um a seu modo. Não se frustre, nem se ache inferior por sentir diferente dos demais. È seu mapa, você sente e vê à sua maneira, assim como os demais. Não julgue jamais.
  2. Se uma pessoa pode fazer algo, TODOS podem também aprender a fazê-lo: por quê não você?? O impossível NÃO existe, jamais pense que algo é impossível! Não se julgue antes de se desafiar, mas deixe que as experiências lhe mostrem.
  3. O significado que dá à sua comunicação é a resposta que você obterá: cuidado com sua maneira de se comunicar. Um empreendimento de sucesso precisa ter comunicação clara e de forma que as pessoas a quem você deseje dirigir-se “entendam” exatamente o que quer transmitir efetivamente. Cuide bem desta vertente do negócio. Comunicação mal feita nos desconecta do sucesso em qualquer nível.
  4. Todo comportamento tem uma intenção positiva: se você foi demitido de seu longo trajeto corporativo, embora seja difícil, busque pensar que a demissão significa novo caminho. Do lado da empresa, sua saída é justificada pelos recursos financeiros que sobrarão para poupar um número “x” de outras demissões. Perceba que tanto de seu lado como do lado da empresa onde você atuava há uma intenção positiva! E é desta forma que deve ser visto! Certo, é complicado, mas faça um esforço, só por uns momentos e você acabará incorporando o lado positivo dos acontecimentos, com certeza! O empreendedorismo de sucesso surge muitas das vezes de situações de aparente derrota! Você foi demitido porque pode fazer mais e melhor!!! Acredite!!
  5. Toda pessoa tem exatamente os recursos de que necessita: você os possui, estão aí, bem debaixo de seu nariz, dentro de você. Pare, perceba-os, desenterre-os e os coloque em ação!!
  6. Se o que está fazendo não funciona, flexibilize-se: saia de onde está, daí não conseguirá enxergar o novo.Veja á sua volta, perceba as necessidades, corra atrás dos problemas dos outros. O excelente empreendedor é o que busca problemas para resolver. Faça isso e fique milionário!
  7. NÃO HÁ FRACASSOS, apenas feedbacks: se algo saiu errado, você NÃO fracassou, apenas recebeu um feedback de que precisa fazer diferente, ajustar alguma coisa, melhorar, pesquisar um pouco mais, se aprofundar e para isso usará os resultados obtidos como parâmetros para atingimento de suas metas. Mude sua forma de pensar a respeito das situações de desajuste.

(*) Pressupostos extraídos de material do curso de PNL do Instituto Profissional de Coaching (IPC) São Paulo.

Gostou? Dê sua opinião!! Aguarde o próximo capítulo!!! Vamos abordar a idade!!!!!

Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.

Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.

Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here