Conhecendo um pouco mais sobre Planejamento: Todo profissional está diretamente ligado a ações de caráter extremamente administrativo / burocrático, mas até que ponto o profissional está preparado para ser um gestor? Lembrando que, todo profissional por si só, já exerce um papel de gestor. Gestor das suas emoções, gestor do seu tempo, gestor de seus recursos, e por ai a fora.

Podemos aqui definir Planejamento como “Definição de um determinado objetivo, ocorrendo avaliação de alternativas para o alcance, havendo escolha de um curso especifico de ação”.

Para realizar um bom planejamento, seja institucional, setorial, de um plantão ou ainda de procedimentos, torna-se indispensável uma Decisão Antecipada que contenha 6 perguntas que você deverá fazer a si mesmo. São elas:

6 Perguntas indispensáveis para um bom Planejamento:

O que fazer? A determinação do que deve ser feito, é super relevante para um bom resultado, mas não pode ficar somente guardado para você, ou escrito em seu diário ou caderneta, sua equipe necessita ter ciência sobre o que deve ser feito;

Quem vai fazer? Identificar habilidades e competências de pessoas, é a chave para todo profissional ter êxito com a gestão da sua equipe, por isso eleger pessoas para ser responsáveis por determinados procedimentos, ou projetos, faz toda a diferença e desta forma, você deverá delegar;

Quando irá fazer? Determinação de tempo, prazo, faz parte do planejamento, assim como elemento importante para a gestão do profissional. Determinar em que momento seja do dia, da semana, do mês ou do ano que será realizado tal projeto, ou procedimento, resulta positivamente na sua gestão;

Como irá fazer? Como primeiro passo podemos dizer que um bom desenho, mesmo que mental, faz-se necessário para obter resultados positivos. Muitas vezes não conseguimos atrair resultados positivos, pois mentalmente não estamos preparados. Ë isso mesmo, nosso cérebro precisa estar convencido sobre o que irá realizar.

Onde irá fazer? Muitas vezes afirmamos que iremos realizar uma determinada atividade em “tanto” tempo, sem ao menos saber em que local será realizado tal atividade. Assim, é imprescindível que, ao iniciar o processo de planejamento, que determine onde, local que será alvo de tais ações;

 E por último uma das perguntas mais relevantes e significativas

Qual(is) consequências? Para obter resultados expressivos e positivos do planejamento, toda e qualquer ação requer identificar onde se pretende chegar, isso mesmo, quais objetivos esperam. Todo bom gestor não deve ser pessimista, mas deve até mesmo os erros e resultados negativos, ser calculado, ou seja, ser Planejado.

Irei apresentar 8 fases (ou etapas como preferir) do planejamento, que se realizadas corretamente, trará resultados expressivos em sua gestão, com sua equipe.

  1. Conhecimento do sistema como um todo: É muito comum encontrarmos profissionais que atuam em uma determinada unidade, que recebe e envia processos para outras unidades e ao menos conhece os outros setores, qual equipe está de plantão, rotinas, entre outros.

Outro exemplo comum, são profissionais que almejam promoção de cargo, tornar-se um supervisor, um coordenador, mas se quer sabe quais são as atividades desenvolvidas por ele, qual será o seu papel neste cargo enfim.

2, Determinação do objetivo: Para o profissional conseguir ter resultados expressivos e significantes, este deve ter um objetivo, e este objetivo não poderá ficar “guardado” com ele, deverá ser exposto, apresentado, discutido com sua equipe. Toda equipe deve estar atuando em um só propósito.

  1. Estabelecimento de prioridades: Em toda e qualquer unidade, empresa, teremos a composição de uma equipe de trabalho. Faz-se necessário o profissional identificar quais são as atividades que são de cunho especifico dele, como por exemplo, checagem de algum aparelho, ou alguma atividade privativa do cargo, não podendo jamais ser delegada aos operacionais ou demais colaboradores, assim ele irá programar-se para realização desta atividade e delegar todas as outras que podem ser realizadas por outro profissional ou equipe.
  2. Seleção dos recursos: Para um bom planejamento é necessário não somente ter em mente e, portanto escrito, documentado, todo e qualquer recurso necessário para realização das atividades.

Alguns profissionais deixarem de realizar este ou aquele projeto ou atividade, por não ter os recursos necessários.

  1. Estabelecimento do plano operacional: Independente do departamento, setor, instituição, estabelecer o que deve ser realizado, com todos os pontos, dificuldades esperadas, recursos, tempo, entre outros faz de você um profissional diferenciado.

Lembrando que o plano operacional não poderá ficar restrito a você, todos que estão participando, envolvido neste processo devem ter conhecimento, ciência de tudo, assim como você.

  1. Desenvolvimento: Esta etapa nada mais é do que trabalhar, isso mesmo, a realização das atividades do dia a dia, as rotinas, os procedimentos, os protocolos, as tarefas sendo desenvolvidas e você como um bom gestor, acompanhando, e identificando quais pontos estão caminhando conforme foi planejado e quais pontos deverão ser modificados.
  2. Avaliação: Esta etapa ou fase como preferir, é uma das mais importantes e uma das menos praticadas por lideres ou gestores de equipes. Realizar avaliação com frequência previamente determinada mostra a eficiência da sua gestão, pois, muitas vezes as avaliações somente são realizadas quando algo não saiu da forma determinada, planejada.

E por último e não menos importante.

  1. Aperfeiçoamento: Em todo planejamento deve-se conter esta etapa, pois irá manter o que foi expressivo e, portanto significante e modificar os pontos inexpressivos e, portanto insignificantes para o projeto. Quando nos referimos a insignificância, podemos até deixá-la entre aspas, pois ela foi sim significantes, pois através dos pontos desfavoráveis é que podemos apresentar para equipe mudanças futuras, ou seja, erro ou deslizes cometidos neste projeto, podem não ser cometido em outros.

Professor Laércio Neves, Doutorando em Saúde Pública, Mestre em Reabilitação e Inclusão Social, Graduado em Enfermagem e Professor nos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Enfermagem.

Palestrante, Coach e Mentor de Carreira. Diretor Executivo da LN Educação – Cursos e Treinamentos em Saúde. Esteve por mais de 10 anos na Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Entre algumas universidades na qual já foi professor estão em seu Currículo a Pontifícia Universidade católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Nove de Julho. Professor Laércio está rodando o Brasil com o seu Curso SAE como Instrumento de Gestão para o Enfermeiro e também com o Workshop Enfermagem em Foco: Planejamento de Crescimento na Carreira de Enfermagem, além de suas palestras e treinamentos em Gestão e Liderança em Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here