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Existe um jeito de melhorar performance na imprensa sem ficar implorando para os jornalistas publicarem suas pautas? Segundo o time de especialistas da Press Manager, plataforma de gestão de comunicação, sim! Basta ter informação real, ser objetivo e focar naquilo que a redação precisa. Pequenas mudanças podem provocar grandes resultados.

Fonte: Press Manager

Cada vez mais, empresas e marcas querem performance na imprensa e as equipes de divulgação tem menos tempo para atingir resultados, certo? Além disso, as estratégias que funcionam para algumas empresas, não necessariamente são as melhores para outras. Mas, segundo o time de especialistas da Press Manager, primeira plataforma de gestão de serviços de comunicação do Brasil, existem alguns itens que podem ser usados por todos para aumentar resultados. Pequenas mudanças, mas que são muito bem vistas pela imprensa. Confira as dicas:

  1. Faça textos curtos

Sabe aquela história de que ninguém tem muito tempo para ler, hoje em dia? Então, ela é muito verdadeira, especialmente quando falamos de centenas de e-mails em uma caixa de entrada. Aposte em textos curtos, com a informação mais importante já no lead. Pode parecer básico falar isso, mas muita gente acaba esquecendo da velha e poderosa fórmula de responder as perguntas básicas já no primeiro parágrafo: o que, quem, onde, quando e por que. Faça isso, volte ao básico e veja a mágica acontecer.

2. Busque a verdadeira notícia

Tem cliente que quer divulgação toda semana. E tudo bem, contanto que ele saiba que nem todas elas terão força e informação suficientes para serem publicadas, ao menos não pelos veículos considerados mais importantes. Um bom serviço de assessoria de imprensa passa pelo crivo do que o público a ser atingido acha realmente importante. O que não impede de lembrar constantemente a imprensa de que seu cliente existe e que ele pode repercutir determinados assuntos. Então, lembre-se: algumas divulgações serão apenas para estar em dia com os contatos. Outras, terão força para serem transformadas em matérias. Dito isso, foco e vá em frente.

3. Saiba o que o jornalista realmente precisa

Sabe quando a gente está em um relacionamento e fica oferecendo flores, enquanto a pessoa, na verdade, preferia receber chocolates? Pois acontece o mesmo na hora de oferecer informação. Muita gente segue regras e vai no piloto automático, sem pensar se o que está enviando ao jornalista é o que ele realmente deseja. Separar um tempo para um follow-up de aproximação, para entender o que aquela pessoa realmente precisa para ter seu trabalho otimizado, é uma questão de empatia e profissionalismo. Saiba o que o jornalista precisa e quer e invista nisso. Vai ser seu melhor follow-up, acredite.

Melhorar performance na imprensa é uma equação simples: de nada adianta fazer movimentos absurdos e malabarismos, se o que você oferece não é o que o jornalista precisa. Então, cuidado com a forma com o que vai enviar, preocupe-se mais com a qualidade e menos com a quantidade e converse com seu cliente, para que ele esteja ciente dessa realidade. Ambos terão menos dores de cabeça e mais surpresas boas, ao ver estratégias concretas dando certo e muita matéria boa por aí.

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