5 dicas simples para elevar sua saúde física e mental na quarentena

Com o passar do tempo, o isolamento contribui para o aumento da ansiedade, da angústia e do estresse, mas há solução pra tudo nesse mundo.

Que atire a primeira pedra quem ainda não se pegou chorando do nada, quem ainda não teve uma noite de insônia por preocupação ou quem ainda não se irritou facilmente por uma bobeira.

Portanto, todo esse tempo de quarentena tem começado a afetar a cabeça das pessoas. Inclusive a minha! E a cada dia que passa, aumenta ainda mais a preocupação de quando tudo isso vai passar.

Quer ter mais saúde física, mental, emocional e espiritual? CLIQUE AQUI!

Quantas pessoas ainda vão morrer? Qual será o tamanho do buraco na economia? Será que ainda terei meu emprego? Como farei para manter minha renda e minhas obrigações financeiras? Quando voltarei a ver meus familiares de pertinho? Ufa…Não está sendo fácil! E se não ficarmos espertos, corremos um sério risco de desencadear tristeza, desequilíbrio mental, irritação, ansiedade ou estresse!

Pensando nisso, escrevemos esse texto em parceria com o site Move4You, com o propósito de levar bem-estar, esperança, positividade e qualidade de vida para as pessoas (mesmo à distância)!

Escolhemos a dedo 5 dicas simples e práticas para te ajudar a vencer a quarentena e continuar seguindo em frente! Esperamos que esse conteúdo seja útil e relevante para você!

1 – Crie uma nova rotina
É importante para o nosso cérebro criar uma nova rotina! Ao fazer isso, você evita aquele sentimento de estar perdido, sem nem mesmo conseguir distinguir que dia da semana é hoje.

Restabeleça seus horários de café da manhã, almoço e jantar. Mesmo que não vá sair de casa, tome um banho pela manhã, tire o pijama e troque de roupa! Restabeleça, também, seus horários de reunião, de cuidar da casa ou da família.

Lembre-se que agora você não vai mais perder tempo nos deslocamentos de casa até o trabalho e vice-versa.

Quer ter mais saúde física, mental, emocional e espiritual? CLIQUE AQUI!

Por outro lado, se não tiver uma disciplina com os horários, ou você vai trabalhar muito mais do que antes, já que o trabalho invadiu sua casa sem pedir licença; ou vai se atrapalhar com os demais afazeres de casa e perderá muita produtividade.

2 – Ocupe sua mente
Sim, é importante estar antenado com as notícias da pandemia, mas não fique 24 horas ligado nessas informações. Isso pode causar pânico! Então, inteire-se do que está acontecendo por cerca de 15 minutos e bola pra frente!

Aproveite esse momento para fazer aquele curso que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo! Para ler aquele livro que estava guardado há tempos e você nunca deu prioridade. Para fazer atividades que estavam no seu radar e por algum motivo você nunca conseguiu fazer.

3 – Verifique sua postura
Em tempos de home office, é muito importante que você fique atento à sua postura! Evite a tentação de trabalhar na cama ou no sofá. Temporariamente pode até ser confortável, mas a longo prazo, pode trazer muito desconforto em seu pescoço, ombros, costas e tendões.

Quer ter mais saúde física, mental, emocional e espiritual? CLIQUE AQUI!

Se possível, tente colocar seu notebook em uma mesa, sente-se em alguma cadeira com encosto e tente não inclinar o pescoço ou aproximá-lo do peito.

4 – Interaja com as pessoas
Segundo Aristóteles, o ser humano é um ser social por natureza, uma vez que precisa de outras pessoas para se sentir pleno e feliz.

E apesar da escassez das relações físicas, as inúmeras ferramentas de videoconferência podem ajudar muito a reduzir a distância entre os seus entes queridos e trazer momentos de conforto à sua alma e ao seu coração!!

Inclusive, já vi pessoas comemorando aniversário, anunciando gravidez, promovendo jantares ou happy hours, tudo por videoconferência. Toda essa interação pode

Quer se tornar uma pessoa mais fortalecida? CLIQUE AQUI!

5 – Desafie-se a movimentar-se
Mantenha-se ativo! Existem diversas formas de praticar atividades físicas dentro de casa, mesmo para as pessoas que não possuem kits de treino.

Portanto, é possível obter um programa de treinamento com exercícios que podem ser feitos com o peso do próprio corpo e outros até mesmo utilizando sacos de alimentos! E pasmem: estudos indicam que com 15 minutos diários, já é possível começar a sentir os benefícios!

O fato é que quando colocamos nosso corpo para se movimentar, relaxamos nosso cérebro, aliviamos nossa tensão e desopilamos o nosso estresse! E, de quebra, queimamos calorias e gastamos energia!

C – Crie uma nova rotina
O – Ocupe sua mente
V – Verifique sua postura
I – Interaja com as pessoas
D – Desafie-se a movimentar-se

A tempestade passará e a maioria de nós ainda estará viva, habitando um mundo diferente. Por que não colocar esses novos hábitos em sua rotina, mesmo depois que tudo isso passar?

ARTIGOS RELACIONADOS

Os desafios da alta performance em tempos de crise

Três passos para deixar seu dia mais organizado

As (boas) lições do coronavírus

o que nos trará o novo normal? 

Onde está seu foco durante a quarentena do coronavírus?

Roberto Salomão é graduado em Administração de Empresas pela FAAP, tem MBA em Finanças, Marketing e Relações com Investidores pela USP, especialização em Gestão de Pessoas pela Metanóia, em Liderança pela Crescimentum, em Gestão de Alta Performance pela Gallup, em Vendas com PNL pela SBPNL e é certificado em Business and Innovation pela University Of Central Florida.

Com duas décadas de experiência no mercado financeiro e no mercado fitness, abrangendo as áreas comercial, financeira, produtos, marketing e projetos, atualmente é diretor de projetos do Grupo Bio Ritmo / Smart Fit, com forte atuação em planejamento estratégico, liderança de equipes e gestão de pessoas. Também ministra palestras, treinamentos e workshops, além de ser mentor de líderes em formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here