Para que uma rede alcance o sucesso esperado é necessário um bom relacionamento entre franqueadora e franqueado. O trabalho em conjunto requer confiança, sinceridade e claro, muito, mas muito diálogo, pois o desafio é enorme.

No franchising, por exemplo, todos os envolvidos devem trabalhar em sintonia para que os objetivos traçados no negócio sejam alcançados, e assim, evitar danos que possam prejudicar os resultados da equipe. Afinal, o sucesso de um depende muito do trabalho do outro. É uma parceria de via dupla.



Diferente do que ainda alguns franqueados pensam, empreender em uma franquia é um trabalho em conjunto que requer esforço de ambos os lados, principalmente do investidor, já que a franqueadora ensina os caminhos das pedras, mas é o franqueado o responsável por manter e crescer no mercado, mesmo sendo o profissional mais qualificado. Daí a necessidade do suporte para que o franqueado consiga operar sua unidade e atender a padronização exigida. Mas não estou falando em ter somente treinamentos e eventuais contatos não. Para que o suporte seja eficiente a parceria de ambas as partes devem estar muito bem alinhada. É necessário sempre uma proximidade entre o responsável da marca, o gestor com o operador da unidade. Esse relacionamento próximo possibilita feedback ainda mais assertivo, além ainda de acompanhar o trabalho do dia a dia executado. Claro, que o treinamento sempre que necessário é essencial para manter o padrão de qualidade, não somente pelo know-how repassado, mas como as políticas de trabalho da franquia. Por isso, cursos e programas de capacitação, como o ensino a distância oferecido por boa parte das redes de franquias, por exemplo, é essencial para um bom desenvolvimento da empresa.

Outro fato importante que costumo levar em conta na hora de entrevistar um possível investidor é se ele se identifica com o segmento que busca abrir. E isso vale tanto para quem quer trabalhar dentro de casa, como abrir um espaço físico. Identificar-se com o que busca trabalhar é o primeiro passo para abrir um negócio. Caso contrário, com o tempo esse empreendedor está fadado ao fracasso.

Outro ponto-chave para o suporte é contar com bons canais de comunicação, principalmente para as unidades que estão muito distante da matriz há realmente essa necessidade para melhorar e aprimorar o relacionamento entre franqueador e franqueado e tornar o relacionamento e suporte eficaz, contribuindo assim com um bom funcionamento das unidades da rede.



Criar um plano de comunicação é muito eficaz e pode fazer a diferença em uma empresa. Mas claro, nada supera o contato físico e não substitui as plataformas acessíveis, ou seja, para ter um bom relacionamento com o seu franqueado é necessário essa proximidade entre franqueadora e investidor. E lembre-se: Ser dono de um negócio, independente do segmento requer muito empenho do empreendedor. E quando falamos de franquias as tarefas são ainda mais específicas por envolver a padronização, além de seguir regras, manter a qualidade da sua loja e cumprir prazos. Porém, ao investir em algo conhecido no mercado e já testado, as chances de fracasso são mínimas quando bem gerenciadas.

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.

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