Eu costumo dizer que planejamento empresarial é o mapa da sua empresa, como ela está hoje e onde precisa melhorar para alcançar seus objetivos. Muita coisa para fazer? Ok! Por onde devemos começar?

Muitos são os caminhos que uma empresa pode percorrer, mas ter a certeza da missão do seu produto ou serviço é primordial. Por isso tenha uma missão bem definida, saiba todas as razões pelas quais sua empresa atua no mercado. Dessa forma, ficará mais fácil definir algumas ações no seu planejamento empresarial.

Ter a missão, visão e valores do seu negócio impressa e bem visível, mais do que apenas um papel bonito na parede, transmite credibilidade aos clientes, e incentiva os colaboradores a se manterem firmes em busca dos objetivos da empresa.

Analisar o mercado atual e entender as forças e fraquezas do seu negócio e dos seus concorrentes é algo que traz eficiência para o planejamento empresarial. Uma excelente ferramenta para ter essa visão macro seria uma análise SWOT.



Outra ferramenta interessante é a roda da vida empresarial – uma tática muito utilizada em processos de COACH –, pois mapeia todos os setores da empresa e possibilita um diagnóstico do panorama atual dessas áreas. Saber onde agir primeiro e traçar metas bem definidas, com passo a passo, gera mais engajamento entre a equipe e alinha a comunicação interna.

Entender nossas vulnerabilidades algumas vezes é duro, mas imprescindível para que possamos enfrentá-las e trabalhar por melhorias e, consequentemente, evoluir dentro da vida empresarial.

Utilize essas ferramentas para fortalecer treinamentos e normas de condutas. Por fim, tenha valores bem definidos e seja o exemplo dentro da sua empresa.

Gratidão, Universo, pelas oportunidades de seguir meu propósito e ser uma líder inspiradora.

Desiree Sbalqueiro, 36 anos, nasceu em Curitiba e é empresária há cerca de duas décadas. Um de seus primeiros empreendimentos foi a Tudo e Cia, loja de produtos e utilidades para casa, aberta em 2005, ao lado de seu marido Nelton Friedrich Junior. Em 2008, fundou a Maria Chica Bijuterias e Acessórios, rede de lojas de acessórios femininos, masculinos e infantis que já conta com dez unidades em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here