Propósito nada mais é do que ter muito bem definido aquilo que se busca alcançar durante a sua trajetória (vida). Não existe certo ou errado, melhor ou pior, fácil ou complexo. Existe o momento certo para busca-lo!
Simples de explicar, mas difícil de aplicar! Pois é…nem todos estão preparados para ter clareza do seu propósito. Por que será??
Porque infelizmente, a grande maioria da população ainda não resolveu a básico da pirâmide de Maslow, ou seja, ainda está correndo atrás das necessidades básicas, como ter o que comer, ter onde morar, ter uma família estruturada, ter um emprego, para, consequentemente, ter a segurança de buscar algo maior.

Se esta é a sua realidade, não significa que você não possa ter um norte, ok?! Quando ainda jovem, o meu norte era: Eu queria ser uma pessoa bem-sucedida!

Para mim, ser bem-sucedido era ter uma boa saúde, ter bons amigos, casar, ter filhos e ter grana o suficiente para não precisar fazer contas no final do mês. Não queria ostentar ou gastar como se não houvesse o amanhã. Queria apenas ir num bom restaurante e saber que aquele gasto não iria me fazer falta alguma!




Este foi o meu primeiro propósito! Mas no fundo, eu ainda sentia uma necessidade de buscar algo maior. Estava cansado de reclamar dos nossos políticos, da corrupção e passei a agir! Logo, meu Norte passou a ser “ser grande para ter poder”. E com poder, poderíamos mudar o nosso país!
Só esqueci de um detalhe: o Poder cega!!
Parei tudo! Voltei para a prancheta e refleti um pouquinho mais!

Então, depois de 10 anos empreendendo, aprendendo muito e resolvendo todas as minhas necessidades básicas, eu consegui definir o meu real propósito: Eu contribuo para um mundo melhor, através do meu próprio exemplo!

Como acredito que o universo conspira, ao ter clareza sobre o meu real propósito, parece que o universo resolveu testar-me para saber se realmente eu conseguiria praticar tudo aquilo que me propus a fazer! ☺

De 2014 em diante, todos sabemos o quão difícil foi a vida na terrinha tupiniquim! Se empreender no Brasil já não é fácil, imagina como foi empreender durante este período de recessão!
Foram diversos os momentos de decepções e vontade de largar tudo. Mas sabe o que me segurou? O propósito! Dar exemplo em ambiente calmo e tranquilo é fácil…quero ver dar exemplo no meio do olho do furacão!
Este era o meu principal desafio e, ao mesmo tempo, o que mais me motivava a dar continuidade ao meu legado!
Eu assumi um desafio diário que é evoluir a cada dia da minha vida, deixando um legado de bons exemplos e auxiliando com que mais pessoas procurem o mesmo caminho da evolução!




Sei que transmitir experiência em poucas palavras é complicado. Se você se sentiu inspirado e procura por ajuda, deixo aqui uma dica que me ajudou bastante: https://www.ikigaibrasil.com/. Procurem pelo Eduardo Almeida e podem falar que eu o indiquei. Creio que ele poderá te ajudar a encontrar o seu propósito, ou melhor, o seu Ikigai. ☺

Espero que este artigo tenha contribuído de alguma forma para que mais pessoas consigam ter clareza dos seus respectivos caminhos, nortes, e claro, propósito!

Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here