O consumidor da atualidade é um pesquisador persistente e está habituado a percorrer
diversos sites até que se sinta seguro para realizar a compra. Isso faz com que não só
você, mas também os seus concorrentes, se sintam obrigados a, diariamente, realizar um
movimento diferente para proporcionar algo novo.

Com isso, diversos segmentos passaram a investir em ferramentas que proporcionem a
melhor experiência de compras aos seus clientes. O intuito da fidelização ajuda as pessoas
a saírem à frente nos processos de pagamento, o que impede a migração para a
concorrência. Assim, quando se está à frente de um marketplace é necessário estar atento
se os serviços prestados atendem e se, até mesmo, superam as expectativas do
consumidor. Nesse contexto, a confiabilidade e o encantamento têm um peso de ouro.
Um desses serviços que devem implementar a ferramenta da plataforma é o split de
pagamento, também conhecido como split payment, que melhora o gerenciamento
financeiro para os empreendedores responsáveis, contribuindo para que a distribuição das
vendas se dê de forma correta e instantânea.





Para exemplificar o uso do split, imagine a seguinte situação: um comprador visita um
marketplace de cosméticos e direciona diversos produtos no carrinho. O detalhe é que cada
item é de um fornecedor diferente. Na finalização da compra, o split de pagamento faz a
divisão dos valores no checkout entre o próprio marketplace e os fornecedores.

Este procedimento não elimina o direito do consumidor de reclamar sobre uma compra
específica, na discordância da qualidade do produto ou serviço prestado. As regras de
recebíveis são acordadas entre o dono do marketplace e os sellers, ou vendedores das
lojas, sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático.

É importante sempre lembrar que esse mesmo consumidor é capaz de elevar o nome da
sua marca, mas, também, produzir de comentários negativos que podem te comprometer.
Tal situação dependerá da vivência oferecida a ele durante a visita ao seu marketplace.





Um dos benefícios é de que toda e qualquer solução de você adotar em sua plataforma
deverá objetivar a experiência de compra do consumidor para que ele realize suas
aquisições sem muita burocracia e em poucos cliques. O split de pagamento pode ajudar
nisso.

Porém, uma experiência agradável de compra não se resume às facilidades de pagamento,
e deve se estender ao atendimento do pedido que esbarra na entrega e no prazo
estabelecido na compra. Com o split, o vendedor já identificará imediatamente suas vendas, processando o pedido com facilidade e providenciando a entrega com rapidez.

As soluções integradas de pagamento que comportam o split como ferramenta
complementar permitem que cada dono das lojas anunciantes acompanhe os processos de
compra, o que auxilia na gestão de estoques e preparação de envio.





Além da facilidade, proporcionada a quem vende, ao dono do marketplace e ao consumidor,a solução oferece benefícios que aumentam a segurança, a relação de confiança e, principalmente, a visibilidade no mercado com referências à eficiência, transparência e seriedade do negócio.

Como vocês podem ver, a tecnologia avançou e, com isso, o mundo se tornou um universo
mais acelerado, de pessoas exigentes e imediatistas. Nesse contexto, os negócios de
vendas virtuais se adaptam a esse novo formato e facilitam a vida cotidiana. Um bom
sistema de pagamento online é tudo que o seu consumidor precisa para sentir segurança
de efetuar suas compras sem precisar sair do lugar.

Patrick Negri

Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here