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Muito se fala em inovar, fazer diferente e pensar fora da caixinha. Mas na prática, como aplicar isso aos nossos negócios?
O caminho é trabalhoso, mas quero instigá-los a começar pensando nos 5 sentidos humanos – tato, visão, olfato, audição e paladar – e em como proporcionar todas essas sensações na experiência do cliente dentro da sua loja.
Quero te ajudar a pensar como promover essas sensações na prática.

TATO
O ideal é trabalhar com o livre-arbítrio do cliente, proporcionando um ambiente em que ele possa pegar os produtos, experimentar e “olhar” com as mãos.




VISUAL
O ambiente deve ser personalizado com a marca. A ideia é criar harmonia e padrão aos olhos dos clientes que melhore a percepção visual do negócio.
Outra estratégia que pode ajudar a aguçar esse sentido é a organização e layout do espaço. No meu negócio organizamos as peças por cor, no caso das bijuterias e acessórios, o que facilita a escolha do cliente.
Também é interessante aproveitar elementos decorativos que possam complementar o visual da loja e que tenham relação com as personas do negócio, como quadrinhos, expositores e outros artigos que remetem a essência do negócio.




OLFATO
Qual o cheiro da sua marca? Já parou pra pensar o quanto isso cria, inconscientemente, conexões e lembranças em nossas vidas? Trazer para o seu cliente um aroma agradável fará com que ele sinta um conforto a mais ao estar no seu estabelecimento.

AUDIÇÃO
Que música seu cliente gosta de ouvir? Você está animando seu cliente com o som da sua loja? O volume também impacta no conforto do cliente no momento da compra.
Os serviços de streaming de músicas são um recurso a ser explorado. Assim, é possível ouvir um mesmo padrão musical e que é agradável aos ouvidos do seu público. E tudo isso sem propagandas ou interrupções!

PALADAR



Sim, é possível proporcionar essa experiência nos mais diversos segmentos. Proporcionar uma experiência gustativa aos clientes ajuda a criar laços com a marca.
Ao observar nossos negócios de forma mais detalhada, fica mais fácil encontrar caminhos para que possamos impactar positivamente a vida das pessoas. As vezes gostamos de frequentar determinados locais e os escolhemos justamente pelas pequenas e grandes experiências que nos proporcionam.

Gratidão, universo, pelas oportunidades de seguir meu propósito e ser uma líder inspiradora.

Desiree Sbalqueiro, 36 anos, nasceu em Curitiba e é empresária há cerca de duas décadas. Um de seus primeiros empreendimentos foi a Tudo e Cia, loja de produtos e utilidades para casa, aberta em 2005, ao lado de seu marido Nelton Friedrich Junior. Em 2008, fundou a Maria Chica Bijuterias e Acessórios, rede de lojas de acessórios femininos, masculinos e infantis que já conta com dez unidades em Curitiba e Região Metropolitana.

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