Como pode ser isso? O que empreender tem a ver com aprender, desaprender, reaprender, empreender… Aff … Quanta repetição!!!

Não, não são repetições, todas as palavras acima possuem um grande significado, o aprender abrange um posicionamento muito mais profundo do que simplesmente adquirir novas técnicas, práticas ou conhecimentos!

Se você parar para pensar atentamente no significado dessa palavra, com certeza ela trar-lhe-á um universo imenso de significados.

Muitas vezes aprender significa destruir, outras requer construção, mas em todas quando a pessoa se abre verdadeiramente ela trás uma transformação.

Se você não se transforma dia a dia, sinto muito, não aprendeu nada. Adquiriu sim alguns ou muitos novos inputs para seu cérebro para, dependendo de seu perfil pessoal, mostrar nas redes sociais a graduação que obteve, o mestrado que fez, mas lá em seu íntimo não aconteceu nada. Por este motivo vemos tantas pessoas com uma formação absurda que não conseguem entrar em sintonia com nada e ninguém. Não conseguem passar nada para ninguém, e não sendo bem sucedidas no que é a essência do Ser Humano, que é justamente a partilha, o dividir, enfrentam as dúvidas, passam a sentirem-se perdidas e mesmo assim há os que insistem em não reconhecer e continuam na mesma marcha. Triste essa pessoa! Apenas passará pela vida. Poderá ser o mais bem sucedido Executivo, Empresário, Médico, qualquer coisa, mas jamais será um Ser Humano pleno, considerando-se aí que nossa plenitude nesta vida inclui sim, defeitos.

Se deseja ser um Empreendedor, observe bem se está apenas agregando conhecimentos ou se está alimentando sua vida com transformação.

Após estas reflexões, recapitularemos o ser empreendedor: aquele que faz novas todas as coisas , o que é muito diferente e mais desafiador do que realizar coisas novas.



Quantas vezes ouvimos pessoas comentarem, e tenho certeza que muitos de vocês já passaram por isso, que fazer uma reforma é algo quase insuportável, principalmente se você habita juntamente com ela! É um horror aquela poeirinha branca que penetra no mais íntimo do seu ser e de sua casa…..fora o pedreiro que jura em nome de Deus Pai que virá na próxima segunda-feira…só que ele não disse de que ano….Mas corajosamente você segue em frente até que…bingo!!Tudo acaba.

Pois então, executar uma reforma é fazer algo novo daquilo que já estava estabelecido; é fazer nova uma casa velha.

Muitas vezes em nossas vidas precisamos realizar reformas, que na maioria das ocasiões são custosas, penosas, difíceis de serem enfrentadas, mas quando superadas nos trazem um sentimento de engrandecimento, renovação, ressignificação, limpeza, um novo começo.

Vemos atualmente que entre as novas competências solicitadas pelos recrutadores estão a motivação e capacidade de promover mudanças, de inovar! Em todos os processos seletivos ouvem-se as mesmas exigências e, claro, os candidatos, sabendo disto já vem com respostas, na maioria das vezes ensaiada, padronizada.

Concordo com tudo que os profissionais de RH solicitam nos processos de seleção de candidatos, porém sinto a falta de uma competência que julgo ser FUNDAMENTAL para o sucesso das atuais carreiras corporativas e qualquer outro tipo de situação de  vida: a capacidade do desaprendizado (nem existe a palavra – é o conceito que desejo expressar), o que é algo complicado, pois envolve até mesmo um esforço de desapego do que já está funcionando, para uma nova forma de ação, criada com base em todos os recursos e princípios já existentes.

É muito fácil utilizarmos coisas prontas, afinal estamos vivendo o tempo da rapidez de tudo: notícias, relacionamentos, cursos, alimentação, meditação, espiritualidade, enfim, tudo precisa ser realizado muito rapidamente para que não sejamos atropelados pelo que já vem a seguir. As novas gerações já nascem praticamente com o celular na mão, fazendo contatos pelas redes sociais, criando blogs, sendo influencers. A todo o momento somos abordados por Inteligência Artificial, emoções artificiais, robotização!

Quero deixar bem claro que não estou fazendo anátema da evolução, do desenvolvimento tecnológico e científico; é óbvio que tudo isso precisa acontecer, faz parte do processo de Criação do Universo, pela qual o Homem é responsável! A questão é que não podemos simplesmente deixar que essas coisas todas retirem de nós a belíssima essência do que é ser pessoa humana!! Nada substituirá a beleza que existe no momento do encontro de duas células que formarão um novo Ser!

Vejo, em minhas solicitações que me chegam no LinkedIn onde as pessoas pedem direcionamentos de carreira, que NINGUÉM dá-se ao trabalho de escrever sua própria mensagem, utilizando-se das mensagens pré-elaboradas da rede. Sempre, ao iniciar a conversa com meu interlocutor aconselho a “desaprender” a usar coisas prontas! Crie, faça a sua própria busca, com base em sua essência e vibração pessoais!



Se levarmos em conta um processo seletivo na internet, onde MILHARES de pessoas escrevem do mesmo jeito, ao surgir uma candidatura que se renovou, CLARO que ela será percebida e lembrada sempre!! Pode até ser que tecnicamente não seja muito adequada com uma determinada vaga, mas COM CERTEZA ficará na mente de quem a visualizou.

Neste caso especifico, onde está o “desaprendizado”? Está no fato de fazer do seu jeito pessoal uma apresentação! Mas o sistema está aí, com textos prontos, rápidos e práticos!!!

FOD*-SE o sistema!!

FAÇA VOCÊ SER VOCÊ!!

Desta forma você encontrará com certeza sua realização, sentir-se-á um verdadeiro empreendedor!

Percebe que o verdadeiro aprendizado não está na decoreba, na recepção desenfreada do que nos chega a todo instante?

O verdadeiro aprendizado está em você visualizar o que lhe vem à frente, recebendo com humildade, e aqui abro um parêntesis para relembrar que humildade não é ser capacho, é antes de mais nada a atitude de escuta paciente e ativa, para entendimento, porém imprimindo ao novo input sua identidade pessoal, sua marca, e percebendo claramente de tudo o que recebeu o que pode lhe trazer engrandecimento como Ser Humano! Não seja Maria vai com as outras! Não crie um Frankstein em si mesmo! Isso o fará perder oportunidades e muito mais, PERDER-SE o que é muito pior!

E onde entra o “aprender a desaprender para reaprender e empreender?”

É simples: em todas as situações que você mesmo percebe, e daí vem a importância de sabermos filtrar o que nos auxilia de fato entre os milhões de inputs, claro que existirá em alguns casos, ou em muitos, ou até mesmo em tudo, a necessidade de você “deletar” de seu interior situações, crenças, vivências que não lhe trazem mais benefício! Situações, pessoas, atitudes que até, em algum momento, por alguma via, prestaram-lhe auxílio, serviram-lhe para dar-lhe algum caminho, porém por “n” razões tornaram-se “obsoletos”!

Todas essas coisas PRECISAM ser retiradas ou renovadas, recriadas!

Para isso você terá de DESAPEGAR, DESAPRENDER!!

E a partir desse momento de renovação, desapego, você formará novas sinapses, dará novos significados a coisas e pessoas que anteriormente tiveram algum lugar importante para você, porém agora são empecilhos para seu novo ciclo!

A partir do momento em que fizer essa mudança, essa “destruição” em si mesmo, você adquirirá condições para novamente aprender e a partir daí empreender onde desejar!



Isto é válido para qualquer situação, pessoa, profissional, posição, até ideologia!!

Não adianta uma pessoa continuar na mesma situação e ao mesmo tempo desejar mudar! Ela sofrerá com um conflito terrível, pois jamais sairá do lugar onde se encontra!

Se você está enfrentando um momento como o descrito, pare! Esqueça por um dia, ou quanto for necessário para si mesmo, tudo o que o remete ao que incomoda! Se for possível, faça algo que gosta, vá andar sem destino, vá caminhar em uma praia, um parque, mesmo que esteja trabalhando pense em algo para conseguir ficar um pouco com você!!

Se houver necessidade de uma interiorização por mais tempo, faça do jeito que você se sentir com tranquilidade. Mas faça isso!

Jamais tome atitudes enquanto estiver em um turbilhão, em um momento de aflição, ou cuidado, até mesmo em um momento de extrema alegria! Decisões nesses instantes costumam a serem inconsistentes! Tenha calma e dê-se um tempo para reencontrar-se.

Após esse seu tempo, então comece a realizar em si, com coragem o processo de desintoxicação, de “desaprendizado”, verificando com honestidade onde encontra-se o ponto de desequilíbrio.

Na sequência, veja que atitudes deverá tomar para buscar o novo aprendizado: leituras, pessoas de sua absoluta confiança, terapias, cursos, revisões de seu Curriculum (para uma situação específica), analisar seu empreendimento presente (para quem possui um negócio ou projeto) de uma forma racional, enfim você possui uma série de alternativas que sabe que pode lançar mão. Procure buscá-las. Ou se entender que faltou dedicação ao seu trabalho, seu negócio, seu projeto, veja como se reestruturar. Se você está em uma Corporação, veja como pode conversar com seu gestor (se entender que há abertura para isso) para redesenhar sua carreira! Se tem um negócio próprio, converse com pessoas que tenham conhecimento suficiente do assunto para reavaliar suas novas iniciativas, Se é professor, busque maneiras criativas e diferenciadas para renovar sua missão de ensinar, de transmitir para seus alunos não somente uma gama de conhecimentos, mas para que juntamente com isso, vá junto e principalmente, o estímulo para que eles recriem e sejam multiplicadores de novas essências! Não seja um simples repassador ou preenchedor de formulários de aulas! Busque criar pessoas, não apenas técnicos!!

Veja só, como pode ser o processo de aprender a desaprender para reaprender e empreender! Esta é a única maneira?? Claro que não!! Este é apenas um caminho, é uma sugestão! Cada um pode encontrar seu próprio modo de transformar e transformar-se, sendo que primeira e fundamentalmente é necessário TRANSFORMAR-SE! Isto porque NINGUÉM é capaz de oferecer o que não possui.

Se uma pessoa não se renova, não tem o direito de querer que outros o façam, pois não conseguiu ou não quis (o que é pior) fazer consigo mesma! Como quer exigir que outros o façam? Por isso seja HUMILDE o suficiente para perceber que pode querer que pessoas ou situações que dependam de si, sejam melhores, redirecionem-se! Se fizer isso, estará agindo como alguém que busca alguma coisa ou alguém por interesse e conveniência próprios! Isso não é correto, em absoluto! Isso é ausência de caráter, de ética pessoal.

Tenha portanto critério em seu processo de desenvolvimento pessoal, antes mesmo do profissional. Ninguém consegue fazer nada de agregador se não agregar qualidades e competências para realizar no próximo!

Resumindo toda esta mensagem poderemos considerar alguns pontos muito importantes nesse processo de reaprendizado para o novo, para o empreendimento seja ele onde er como for:



  1. Auto conhecimento: é necessário que a pessoa seja honesta consigo mesma, em todos os sentidos. Não se trata apenas de se criticar, não é isso. É saber-se ver com olhos transparentes. Elogie e promova o que possui de bom em si! Desaprenda o que não funciona e reaprenda algo renovado para empreender novamente e no caminho certo.
  2. Propósito e Decisão: é fundamental que haja um propósito de vida e a assertiva caminhada em direção àquilo que julga ser a razão de sua existência. Porém, cuidado: não deixar levar-se por sentimentos é muito importante, para que não haja decepção futura. A pessoa precisa estar ter consciência que decidir é escolher e que uma vez tomada a decisão, olhar para trás é inútil. Por este motivo, pense, não crie ilusões, decida de verdade.
  3. Sentimentos: saber reconhecer o que nos leva para uma vitimização ou para baixo e evitar o mais possível.
  4. Auto aceitação: aceitar que não existe perfeição no mundo humano e que todos estamos nesta jornada para aprender, desaprender e reaprender! Todos os dias!
  5. Responsabilidade Social: pode não parecer, mas tudo o que fazemos e dizemos podem ter consequências as mais variadas em outros indivíduos e que somos de alguma forma responsáveis socialmente por nossos atos. Não quero dizer que devamos ser babás de ninguém, mas que ao exercermos alguma atividade e mesmo em nossa família, que é o início de qualquer agrupamento social, precisamos ser cuidadosos no que externamos.
  6. Responsabilidade Pessoal: temos que tomar consciência de que se não fizermos nossa parte, ninguém será capaz de nos realizar. Quem se realiza somos nós mesmos! Tudo começa em nós! E devemos sempre nos lembrar que resultados de vida são frutos de nossas escolhas próprias, somos livres para viver ou morrer.
  7. Respeito e Auto-valorização: nunca nos esquecermos de que temos uma essência que transcende o Humano, o físico. Cada um à sua maneira, sua crença, sua formação, porém sempre sem perder a noção de que somos criaturas essencialmente elevadas. Assim sendo, nosso processo de transformação diária deve ser feito porque temos respeito por nós mesmos e JAMAIS porque os outros achem que precisamos mudar ou viver, ou vestir algo diferente! E também NUNCA porque se mudarmos nossa maneira de ser, seremos aceitos neste ou naquele grupo, por esta ou aquela pessoa!! Isto é EXTREMAMENTE IMPORTANTE em um relacionamento conjugal, de amor! JAMAIS um deve ser a “imagem” do outro. Um, deve ser um, para que os dois sejam uma unidade em que a diversidade de dons e essências formem um TODO NOVO!!
  8. Intuição: saber ouvir os sinais que nosso corpo ou coração nos emite é muito importante. Lembro-me em minha carreira corporativa, ter havido um período em que se falava muito no profissional intuitivo , sendo que tivemos vários treinamentos abordando esse tema. Não confundir com mediunidade, nada a ver. Estamos falando de uma habilidade pessoal que todos temos, mas uns devido a características pessoais, perfis comportamentais, podem desenvolver mais e melhor que outras pessoas mais racionais. Pessoas com predomínio do lado direito do cérebro podem talvez serem mais predispostas a saber “ouvir” estes sinais. Mas como tudo na vida, também é algo que pode ser exercitado, através de técnicas.
  9. Assertividade: é a atitude própria de quem não procrastina, não foge do objetivo que está traçado. É uma habilidade que influencia sobremaneira a busca pelo novo e pelo reaprendizado. Essa habilidade não permite que não sejamos corretos ao reconhecer e declarar nossos medos, sentimentos e propósitos. Por ser algo que nos faz ir “direto ao ponto”, nos dá que realizemos adequadamente nossa exposição. Nem mais, nem menos. Nos dá a medida do quanto devemos revelar algum sentimento, fraqueza ou força.

Tenho para mim que, a busca por essas habilidades, e sabemos que não é fácil, não nos está pronto em prateleiras é fundamental para o exercício do aprender a reaprender! Alerto aqui que NÃO É FÁCIL!! No entanto se quisermos  alcançar nossa verdadeira essência, aquilo que nos deixa sentirmo-nos no caminho certo, plenos não, pois a plenitude alcança-se em Deus (meu pensamento), então não há outra alternativa a não ser caminhar diariamente com a consciência de que sim,

PRECISAMOS DESAPRENDER TODOS OS DIAS PARA FORJARMOS NOSSA BUSCA EM SERMOS VERDADEIROS EMPREENDEDORES

NO MUNDO!!

Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.

Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.

Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here