Há pelo menos três anos, como consequência da forte crise econômica e política no país, muitas empresas diminuíram seu quadro de funcionários e milhares de excelentes colaboradores se viram na rua. Desde então, pouco adiantava sair com o currículo debaixo do braço em busca de vagas similares na cidade, afinal, provavelmente as outras empresas também enfrentavam a mesma crise e seus postos de trabalho também reduziam consideravelmente.
Porém, os boletos continuaram chegando e milhares de brasileiros fizeram jus à fama – deram seus jeitinhos. Basta olhar para o lado: os semáforos estão cheios de vendedores ambulantes, assim como no interior das estações de metrô e dentro dos ônibus nas grandes capitais. Muitas mulheres têm pago as contas com seus talentos culinários e serviços de boleira, doceira, salgadeira. Aplicativos de transporte como Uber, 99 Pop e Cabify têm cada vez mais usuários – e motoristas…



Ainda assim, apesar de estarem efetivamente empreendendo, quando questionadas “o que você faz da vida?” a resposta mais comum entre essas pessoas é: estou desempregado (a).
Observando e trabalhando com alguns deles no coworking socia descobri algumas coisas interessantes sobre essa – do meu ponto de vista – resposta errada. Por isso, destaco 4 grandes mitos do empreendedor sobre empreender.
Demora muito para colher os resultados
Isso depende do que você espera. Se precisa de muita grana para sobreviver, provavelmente não conseguirá toda a quantia no primeiro mês. O que não quer dizer que você nunca conseguirá, ou ainda, que não fará muito mais dinheiro empreendendo do que em um emprego com carteira assinada.
Empreender é muito difícil
O que é verdade. Mas você já está empreendendo! A disciplina que a rotina empreendedora exige, a criatividade, a coragem e a resiliência já estão instaladas e sendo desenvolvidas a cada dia em que se levanta para o trabalho. Crescer e estruturar, transformando o bico em um negócio, requer sim mais qualificações técnicas. Ainda assim, nada impossível para esses microempreendedores.



Ter sucesso na vida é ter carteira assinada
O brasileiro, de maneira geral, cresce ouvindo (e vendo) exemplos de que sucesso profissional é ter um bom emprego com carteira assinada, estabilidade e possibilidade de carreira. Desconstruir essa alegação é, de fato, um desafio.
O negócio só existe se tiver um espaço físico
Muita gente espera ter uma infraestrutura completa para começar o seu negócio próprio e, pela falta dela, nunca começa. Parafraseando Saras Sarasvathy, professora e especialista em empreendedorismo, idealizadora da metodologia Effectuation (Teoria do Fazer), empreender é simplesmente “fazer algo acontecer”.
Muitos têm perdido meses e meses desempregados, sem nem tentar empreender. Além do “demora muito”, não tem horário fixo nem chefe para cobrar. O que pode soar negativamente para o desorganizado. Se der tudo errado a responsabilidade é sua – mas, veja só: se der tudo certo, também! Ao empreender não há escolha: dar o seu melhor é atitude cotidiana.
Para os vendedores no semáforo e os motoristas de Uber deixo meus parabéns e digo: o futuro pode ser ainda melhor. Assim, na próxima vez que te perguntarem “o que você faz da vida?”, responda exatamente o que você faz e colha resultados ainda melhores no seu negócio.

Formada em TI, Geovana fez carreira em uma multinacional de onde decidiu sair para apostar na realização de um sonho: participar da ressocialização de jovens entre 14 e 35 anos e na inserção deles no mercado de trabalho. Para isso, ela, o marido e as duas filhas do casal se mudaram para um dos bairros mais carentes de Curitiba (PR) onde inauguraram o coworking Y (Youngers) – como estratégia da empresa social de desenvolvimento humano com foco na preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Por meio de palestras, cursos, mentorias e outras vivências eles trabalham a ideia de que é possível transformar um hobby (ou qualquer coisa que você faça bem feito) em negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here