empreender

Prezados leitores, complementando o artigo anterior (habilidades para empreender), fui provocado a explicar os porquês de empreender no Brasil.

A verdade é que sempre existirá dois lados da moeda. Aqueles que olham como um ambiente bagunçado, desorganizado, juros e impostos altos, leis arcaicas, etc. E há aqueles que olham como um mar de oportunidades! Eu sou um destes!! Abaixo, listo os principais motivos:
1 – Empreendedor por falta de opção: Sim, esta é a grande realidade da maioria dos empreendedores no Brasil. Já ouviram aquele ditado que em Terra de cego, quem tem um olho só é Rei? Pois é..a pessoa não estudou devidamente, teve dificuldade de arranjar um bom emprego, e consequentemente, abriu o seu próprio negócio. Qual a vantagem nisto? Qualquer pessoa melhor preparada academicamente e profissionalmente leva vantagem perante uma concorrência ainda amadora.
Mas corra, pois percebo que esta janela de oportunidade terá prazo determinado. Basta ver a quantidade de startups sendo criadas a todo momento! São jovens talentos que poderiam trabalhar em quaisquer grandes instituições, mas optaram por empreender!
2 – Nosso pais é prospero! Exatamente o que você leu! Claro que poderia ser bem melhor se os nossos governantes nos dessem mais liberdade! O famoso mais Brasil, menos governo. Mesmo com o nossos políticos não ajudando muito, temos todos os recursos naturais concentrados em nosso solo! Sendo mais claro, um terço da água doce está concentrada em nosso território. Não temos placas tectônicas, logo, não temos tremores que poderiam causar grandes catástrofes naturais. Não temos guerras religiosas. Temos uma terra fértil, onde tudo que se planta, nasce! Temos a principal floresta do mundo, gerando todo equilíbrio tropical em nossas terras. Enfim, talvez você nunca tenha pensado nisto, mas tem muita gente que daria tudo para estar aqui em nosso lugar!



3 – Grande extensão territorial. Aqui, diria que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois por um lado, temos um pais enorme para explorar. Por outro lado, faz com que os empreendedores pensem muito localmente, ou seja, boa parte dos empreendedores sequer pensam em internacionalização. Mas ainda assim, entendo como uma grande vantagem. Tem muito a ser explorado aqui. Bastam vocês verem quais estados geram renda e quais estados são deficitários em qualquer estudo do governo. Praticamente toda concentração de renda está concentrada na região sul e sudeste! Logo, está faltando empreendedores na região norte e nordeste! Fica a dica! 😉
4 – O Brasileiro é um povo batalhador. Exatamente o que você leu! Desde que gerado os incentivos corretos em termos de carreira, oportunidades, salário e bonificação, o brasileiro trabalha motivado e empenhado, gerando ótimos resultados!
5 – Protagonismo e propósito! Desde que você tenha vocação, que tal parar de reclamar e se tornar protagonista nesta nobre missão de ajudar a melhorar o seu próprio pais!!? Este movimento já está acontecendo na política e no mundo empresarial! E quanto mais ajuda tivermos, mais rápido nos tornaremos em uma grande e prospera nação!!
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero 2020! Bora lá ajudar esse Brasilzão a crescer!!! Que em 2020 você venha fazer parte deste time que certamente ajudará a gerar mais renda e empregos!!!
Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here