Tendência ou modinha no empreendedorismo
pixabay.com

Tendência ou modinha no empreendedorismo?!

O ano está começando e é o momento de traçar estratégias para abrir um negócio próprio. Nada melhor que começar um novo ano com novos planos, novas ideias, e claro, tirando do papel para coloca-las em prática.

A pergunta que a maioria dos investidores faz antes de abrir algo é: Qual negócio está em alta no mercado? Afinal, são esses negócios que bombam e podem trazer retorno financeiro mais rápido do que o previsto.
Empreender em negócios que são tendência no momento tem os seus riscos. Investir em algo que pode ser uma “modinha” tem tudo para não dar certo. Tendo em vista que o mercado fica saturado com o aumento da venda desse produto e tende a procura cair com o tempo.
O cenário econômico no último ano foi bem animador, em comparação com o ano anterior. As expectativas dos economistas para 2020 também tem sido positivas. Empresários do setor já vêm sentindo esse reflexo.



Entre os negócios que prometem continuar em alta e dominar o mercado é possível destacar a alimentação saudável e alternativa. Os brasileiros estão enxergando a importância de comer alimentos saudáveis dentro e fora do lar. O mercado também percebeu a necessidade de atender o público com intolerância a lactose e ao glúten.
Aplicativos. Não é novidade para ninguém que os apps vieram para facilitar nossas vidas. Essa tendência modificou a forma com que as empresas oferecem seus serviços e a verdade é que aqueles que não se adaptarem ficarão para trás.
Pets. A forma com que o ser humano trata seus animais vai muito além de leva-lo ao veterinário para consulta ou para o banho. Esse mercado se reinventou nos últimos anos. Hoje é possível observar até mesmo espaços como uma “creche para cachorro”, já que a maioria dos tutores passam o dia todo fora trabalhando e não querem ver os bichinhos sozinhos. Não é novidade, mas é um mercado que cresceu significativamente nos últimos anos e promete evoluir ainda mais.
Realidade aumentada. Ainda utilizado de forma tímida, porém com grande expectativa para ganhar o mundo, serviços com realidade aumentada onde é possível usar apenas o QR Code prometem ganhar espaço cada vez mais com inúmeras possibilidades, como em eventos, por exemplo. A verdade é que tudo que está atrelado a tecnologia tende a crescer. Isso é o nosso futuro!



Há ainda muitos outros negócios que são tendência e que tudo indica que veio para ficar, como por exemplo, espaços para coworking, impressão 3D e principalmente negócios com apelo sustentável.
A dica que dou para quem está em busca de empreender neste ano é primeiro de tudo criar um bom plano de negócio. Estude o mercado e o segmento que quer abrir. Analise o seu público-alvo e como reagiriam ao serviço ou produto que quer vender. Crie diferenciais para sua empresa. Analise a concorrência. Se for necessário teste seu negócio antes de abrir o espaço físico. Por exemplo, para quem busca abrir uma empresa de alimentação vá até uma praça e venda seu produto, veja a reação das pessoas. Uma ou duas vezes já é possível observar o que é necessário aprimorar ou retirar do catálogo de vendas antes de abrir o seu espaço.
Não tenha medo de empreender, independente da idade ou do momento que vem enfrentando muitas vezes para a virada que você vem buscando há tempos só está faltando um pouco mais de força de vontade. Saia da sua zona de conforto e coloque em prática seus sonhos!
Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 
Veja mais no Portal Empreendedorismo

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here