VOCÊ JÁ FOI HUMILHADO
Pixabay.com

VOCÊ JÁ FOI INJUSTIÇADO (A)

 

É muito triste sofrer uma injustiça mas pior ainda é praticá-la, pois o tempo sempre trará à tona A VERDADE

Nossos pais por nos amarmos e para nos protegermos nos alertaram contra as injustiças da vida. Mas crescemos e amadurecemos e hoje somos adultos e não mais aquelas crianças indefesas que precisam de proteção. Não é necessário reforçar essa crença limitante e ver o mundo como injusto. Não precisamos enxergar os outros como malvados e a nós mesmos como vítimas inocentes..

Quando nos sentimos injustiçados podemos pensar que  “isso só acontece comigo” ou “não nasci para ser feliz”. Esse sentimento de vitimização pode abalar sua autoestima, gerar um comportamento defensivo, queixoso e/ou desconfiado e às vezes gerar um quadro depressivo.

               O Que Podemos Fazer com Relação à Injustiça

O sentimento de injustiça pode invadir nosso pensamento por diversas razões. Seja porque o chefe que não reconhece o seu trabalho, em decorrência daquela demissão sumária, por alguém não lhe dar o merecido valor ou quando foi apanhado por uma daquelas surpresas desagradáveis da vida.  Quando isso correr é necessário tomar medidas emergenciais antes que o seu cérebro se fixe nessa situação



Primeiramente, é importante avaliar se essa situação está fora do seu controle ou se há algo que você possa fazer sobre isso. Mesmo que seja mudar a forma como se sente com relação a isso. Se puder fazer algo sobre a situação, faça. Você pode adotar algumas estratégias para lidar com essa situação.

É possível mudar o pensamento com foco nos sentimentos positivos. Busque ressignificar a situação constrangedora transformando-a em aprendizado e mudanças para melhorar o futuro. Reoriente o foco, opte por focar naquilo que é verdadeiramente importante e construtivo. Faça isso de forma adulta, sem vitimização.

                  É dando (o que a empresa quer) que se recebe

A sensação de estar sendo vítima de injustiças na empresa pode ser apenas uma forma comodista de explicar falhas profissionais suas. Fique atento (a) a erros que você pode estar cometendo na sua carreira e saiba o que fazer quando a injustiça existe mesmo

Após vários anos trabalhando em um mesmo lugar e, principalmente, exercendo uma mesma função, em geral você começa a questionar seu espaço: costuma ter a impressão de que suas habilidades são superiores à posição que você ocupa. Nessa hora, pare e avalie se o que a empresa espera de você é o que está sendo oferecido a ela.

Você já parou para pensar, por exemplo, que podem existir características da sua personalidade que não combinam com a forma de trabalho do local onde você está empregada? Não se enquadrar no perfil exigido para ocupar determinado cargo não significa ter de se conformar com menos; só mostra que é hora de pensar em investir em requalificação. Ir atrás do que está faltando no currículo já contará pontos a seu favor.

Agora, tem também a injustiça dos empresários que diminuem a comissão de alguns colaboradores que o ajudaram a desenvolver a empresa ou simplesmente os dispensam e contratam alguém menos capacitado e com remuneração menor para a função.  Essa é a maior ingratidão que existe. Entretanto a LEI DO RETORNO acontece e inevitavelmente esse empresário pagará por essa INJUSTIÇA.

        Quem comete uma injustiça é mais infeliz que o injustiçado

Tenha a disposição de abandonar o ressentimento em relação àquilo que o prejudicou e siga em frente com a sua vida! Isso não significa esquecer, significa que aquilo já foi processado e não lhe causa mais nenhum tipo de dor emocional.

Não precisamos enxergar os outros como malvados e a gente como vítimas inocentes. Temos uma enorme vantagem sobre as pessoas que nos caluniam ou que nos fazem uma injustiça propositada: O PODER DE PERDOÁ-LAS

Importantíssimo saber diferenciar PERDÃO de CONFIANÇA.
Peço pra alguém depositar 1.000,00 na minha conta. Entrego o dinheiro e essa pessoa deposita na conta dela. Não vou ficar todo momento falando que ela me roubou… que é mal caráter, que isso que aquilo… Agora, também não vou entregar, outra vez, quantia nenhuma nas mãos dela.

Convido um amigo pra jantar na minha casa. Ele chega, conversamos, rimos, nos divertimos e fico sabendo que ele deu uma “cantada” na minha esposa. Não vou ficar difamando a pessoa… Ele não tem escrúpulos, onde já se viu…..não poderia acontecer jamais….Mas, convidá-lo pra ir à minha casa…NUNCA MAIS…



Quando uma pessoa me trai a primeira vez, a culpa é dela; acreditei nela e me decepcionei. Agora, quando a pessoa me trai pela segunda vez; A CULPA É MINHA; eu já sabia quem era e mesmo assim confiei de novo…

Por fim…..TUDO É BOM;…. O que não nos derruba nos fortalece.
A resiliência faz parte da nossa vida em todos os sentidos. É FUNDAMENTAL, para sobreviver no mundo competitivo de hoje. E também a certeza da LEI DO RETORNO.

TUDO É BOM….Se não é BENÇÃO…. É LIÇÃO…

 

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 

 

Veja mais no Portal Empreendedorismo

Waldir Flores é um dos nomes mais respeitados hoje no que se refere a formação de equipe de vendas e treinamentos. Especialista em dinâmicas de grupo, responsável pela contratação, liderança e treinamento de toda equipe comercial das empresas. DIRETOR COMERCIAL da HAIFLEX COMPANY é o responsável pela seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de toda a equipe comercial e do Call Center. VENDEDOR há mais de 40 anos é um ESPECIALISTA na formatação de ESTRATÉGIAS COMERCIAIS. Comendador de cursos de formação e alto desempenho para vendedores e gestores, Waldir Flores integra o time de colunistas do portal com matérias mensais focadas em vendas e gestão de equipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here