5 ações para o seu negócio sobreviver à pandemia
5 ações para o seu negócio sobreviver à pandemia

5 ações para o seu negócio sobreviver à pandemia

Quando você desenhou o seu plano de negócios para 2020, jamais imaginaria ter que lidar com um cenário como o que temos hoje.

O crescimento da pandemia do coronavírus fechou comércios, cortou investimentos e fez com que muitos empreendedores colocassem em xeque a continuidade de suas empresas.

Por sua vez, muitos empresários enxergaram na crise oportunidades nunca consideradas. É o caso da franquia que fez um drive thru para escoar o estoque de ovos de Páscoa; restaurantes tradicionais que decidiram apostar no delivery; e até mesmo o atendimento de alguns serviços através de videochamada, como as sessões de terapia online e as consultas de telemedicina.
O mundo está mudando, mas é bom pensar em algumas estratégias práticas, até que você entenda como essa transformação impacta o seu modelo de negócio. Para isso, recomendo cinco ações que você pode começar a colocar em prática agora:
Capital de giro preservado
Neste momento, é melhor poupar o que já está seguro do que apostar em investimentos ousados para um lucro incerto. Entenda quais são as oportunidades que se encaixam com o seu negócio e cuide do capital que você já tem, para que sobre uma reserva para qualquer emergência mais grave nos próximos meses.
Renegocie contratos
Para quem possui um ponto físico, a primeira conversa é com o proprietário do imóvel. Estudar a possibilidade de um desconto ajuda a enxugar as despesas, enquanto o faturamento seguir instável. A legislação imobiliária não prevê esse tipo de medida, mas imobiliárias estão encabeçando conversas entre as partes para que todos se apoiem. Se a sua entrega for comprometida, ainda vale renegociar os contratos com os seus clientes.
Entenda as questões trabalhistas
Duas Medidas Provisórias, a 927 e a 936, trouxeram relevantes impactos na atividade empresarial em tempos de pandemia. Primeiro, foi publicada a Medida Provisória 927, que prevê férias individuais ou coletivas, trabalho em home office e banco de horas.
Depois, veio a Medida Provisória 936, que permitiu redução salarial e de jornada, além da possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho. Os trâmites são complexos, mas muito relevantes para a sobrevivência das empresas. É preciso enfrentar e se adequar a esses tempos. O governo tem buscado fazer sua parte e, aos empresários, cabe aplicar essas novas políticas.
Contrate uma consultoria especializada
Especialistas das áreas jurídica e contábil podem oferecer uma previsão de caminhos e atitudes a serem tomadas neste momento. Na dúvida, vale se cercar de profissionais experientes que analisam todas as opções para cada caso e aconselham na tomada de decisão.
Aproveite os benefícios anunciados pelo governo
O governo federal anunciou um pacote de medidas para amenizar os impactos da crise decorrente da pandemia. Entre elas, está a redução do pagamento das contribuições para o Sistema S, prorrogação do pagamento de tributos e contribuições e suspensão de prazos de cobranças tributárias. São diversas medidas e todas elas devem ser analisadas pelas empresas, identificando quais as mais aplicáveis a cada caso. Não deixe de se dedicar a estes temas, toda e qualquer medida ajuda a ganhar fôlego neste momento.

Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. Com mais de 280 clientes, a Planned soube se antecipar às grandes transformações vividas pelo setor de contabilidade no Brasil e no mundo, tornando-se especialista na chamada Contabilidade Consultiva para os segmentos FUN&ART (cultura, entretenimento e terceiro setor), PROPERTIES (gestão de ativos e investimentos), GLOBAL & FINANCIAL (receptoras de investimentos, meios de pagamento e capital estrangeiro), ONE (PJs, MEIs e Microempresas) e TECH&TAX (startups, tecnologia e alta complexidade tributária).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here