Da tragédia À VITÓRIA – Profissionais pós pandemia

Da tragédia À VITÓRIA – Profissionais pós pandemia

De muitas formas você se desumanizou na pandemia, perdeu a força profissional, já não é mais competente como era, o que sabe não te serve mais para enfrentar o tempo presente e deste modo se sente perdido, ansioso, culpado e angustiado em vários momentos.

Se perdeu o emprego, se colocaram você em uma carga menor de trabalho, se você entrou no lay-off, deixou de ser capaz de se sustentar, de sustentar os seus, e – mais ainda – lhe foi tomada a liberdade de ir e vir. Você está confinado, o futuro se coloca como algo tenebroso e sem perspectiva.

Tudo lhe foi tirado, o seu chão ou seu céu que lhe permitia ver horizontes. Nada mais lhe resta, apenas chegar ao fundo do poço e, às vezes, descobrir que o fundo do poço ainda tem porão.
Comparável aos piores momentos da história, a pandemia faz emergir dois tipos de pessoas: as piores e as melhores. Sem nuances para algo no meio! Os que mentem, os que enganam e os que desistem, sobretudo querendo levar outros junto para um final trágico.

Se você não tem nada, nada lhe será tirado. Então, pode olhar, observar coisas pequenas, detalhes, como algo mais sublime. Um canto de pássaro, um por do sol, uma semente de algo novo, olhar o sorriso de uma criança, a expressão de alguém mais velho demonstrando esperança, perceber a beleza e o amor como algo realmente importante.

Assim começa a jornada para a vitória!



Como você é do tipo “pessoas melhores”, pode ver agora suas potencialidades emergirem, muitas respostas novas às situações atuais e mesmo para as antigas estão emergindo e gerando um novo repertório das suas capacidades profissionais. Você vê o futuro projetando algo nobre por fazer e percebe que nele ainda há espaço para renascer.

De alguma forma percebe que a vitória virá, pois você decidiu por ela, as dificuldades irão ficando para trás quanto mais você vai se aproximando do caminho que decidiu. A sua força para superar a frustração do momento está se mostrando efetiva e você já começa a ajudar outros, o que de fato te humaniza novamente. Só um humano pode ter capacidade de cuidar de outro nos aspectos mais profundos de sua existência.

A vitória vem para você que, humanizado, cria um compromisso consigo mesmo e com a sociedade, com as pessoas e com o todo que o cerca. Olhará então para trás vendo cada vez mais distante o momento trágico vivido, sem ter muito claro de onde saíram as suas forças para superar esse tempo.

A pandemia terá fim, você estará na jornada para a construção de um futuro profissional melhor, não só para você como também para a sociedade, que evoluirá em muitos aspectos. A história será contada e vamos emergir com vigor para o triunfo.

Refletir sobre que tipo de pessoa você é, e que tipo de profissional você quer continuar sendo, se tornou a tarefa mais pertinente a ser feita agora, uma tarefa profunda e significativa para seu encontro consigo mesmo!

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 

Veja mais artigos no Portal Empreendedorismo clicando aqui

Celso Braga

Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 30 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais corporativas e inovação.

É autor dos livros ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning – Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here