A importância do alinhamento de imagem entre os colaboradores e a cultura da empresa

Falta de sinergia faz com que empresas passem mensagens diferentes das desejadas

Você já parou para pensar que por trás de toda marca de empresa existe uma empresa e que dentro de toda empresa existem colaboradores? Se a resposta é sim, fica clara a importância de existir uma sinergia completa entre as marcas de todos os envolvidos.

Se o sonho de toda empresa é ser vista no mercado como referência e autoridade pelos seus clientes e pela sociedade, para que isso aconteça é fundamental alinhar a imagem da marca pessoal dos seus colaboradores com a imagem e a mensagem que a empresa quer passar. “Parece uma coisa óbvia e simples, porém, poucas empresas conseguem atingir este patamar. Na grande maioria das vezes, o branding do colaborador acaba afetando a imagem da empresa e passando ao mercado uma mensagem completamente diferente da que a empresa quer passar”, explica Mara Lauxen, estrategista em Personal Branding. “É preciso despertar os profissionais para o gerenciamento de uma imagem de sucesso como elemento de diferenciação no mercado tanto para ele como para a empresa onde ele trabalha”, completa.

Mara é mentora especialista em Carreira Feminina e atuou por mais de 20 anos como empresária nos setores de Moda, Eventos e Agronegócios. Como palestrante profissional, Mara potencializa o empoderamento pessoal e profissional.

O primeiro passo, segundo a especialista, é conscientizar os profissionais de que eles são, sim, uma “marca” para que eles passem a comunicar ao mundo todo o seu potencial, competência, profissionalismo e valor que o diferenciam dos demais profissionais e, consequentemente, diferenciam e validam a marca da empresa onde trabalham. “O profissional e a empresa onde ele trabalha se diferenciam ou se extinguem graças à essa sinergia ou à falta dela”, garante Mara.

Para ela, poucos profissionais realmente conseguem mostrar o seu melhor. “Muitos são extremamente competentes, mas não conseguem fechar negócios ou aumentar as vendas da empresa e raramente são escolhidos para melhores oportunidades justamente porque a imagem projetada por eles e percebida pelo mercado não está alinhada com seu real valor como profissional e com o valor da empresa que ele representa”.

Se para construir sua marca a empresa se baseia em sua missão, seus valores e seu propósito, por outro lado, a busca da construção de marca por parte dos profissionais envolve, segundo Mara, alguns pontos de partida diferentes:

Boa comunicação
Todo profissional de excelência precisa saber comunicar a todos, com muita clareza, quem ele é o que faz – não existe outra maneira de ter uma boa imagem projetada e percebida pelo mercado a não ser tendo conhecimento dos seus próprios valores e sabendo quem você é, inspirando confiança e credibilidade.

Diferenciais
Além de reconhecer seus valores, é preciso se diferenciar da concorrência. Só assim será possível ter mais chances de reconhecimento no mercado, além de abrir portas para melhores cargos e remunerações.

Posicionamento
A descoberta de seus talentos e de sua essência faz com que o profissional de destaque eleve seu valor e seu status profissional desde que ele use esse DNA para se posicionar de maneira correta no mercado.

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