Temporada 1

Das prateleiras para streaming: ‘Temporada 1’ chega nas livrarias com grande potencial para se transformar em série de sucesso

Com fina ironia e o senso de humor que não são deixados de lado nem mesmo quando se trata de assuntos graves, o livro critica o ‘’peso do peso’’ ao tratar a gordofobia.

A trama foi engenhosamente focada nos personagens e a pré-venda já rendeu a escritora estreante, Vanessa Sap, comparações com estilo de escrita de Danuza Leão, por usar uma linguagem sofisticada e palavras de outra época.

Mas a obra está bem nos dias atuais, inclusive é o primeiro livro brasileiro em que todos os capítulos são compostos por uma trilha sonora no Spotify.

Segundo a pesquisa feita pelo Grupo Catho, realizada com 31 mil empresários, cerca de 65% dos executivos preferem não contratar pessoas obesas. O estudo revela também que mercado de trabalho paga mais para empregados magros; A cada ponto do IMC equivale a perda de 92 reais por mês. Dados do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) apontou também que 92% dos brasileiros afirmam sofrer gordofobia em seu convívio social.

É com esse cenário, justo no mês de setembro que é celebrado o Dia do Gordo, especificamente no dia 10, que Vanessa Sap pega pesado em sua estreia como escritora da obra que fala sobre gordofobia de uma maneira como nunca antes vista.

Ela consegue provocar no leitor o riso mental, no sentido de promover a reflexão crítica sobre o ‘’peso que o peso’’ tem na vida das pessoas, algo que é refletido diretamente nos personagens.

A ficção acontece no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham personalidades muito distintas, todos se identificam com os quilinhos a mais e com o impacto disso em suas vidas.

O livro tem 50 personagens, todos com nomes de artistas contemporâneos e que de alguma maneira serviram de inspiração na trajetória da escritora. A autora tem um olhar artístico robusto e único, que reflete diretamente na experiência do livro.

Nomes como Michel Houellebecq, Luis Fernando Verissimo, Monty Python, Woody Allen, Lucille Ball, e Bnasky são só alguns de sua lista. Até mesmo o cenário musical se faz presente, afinal arte é arte em todas as suas formas.

Cada capítulo do livro é um universo a parte, onde fica disponível uma música que de certa forma se relaciona com a história. Logo de início da leitura é disponibilizado um código de barras para acessar a playlist completa no Spotify.

A autora mesclou desde as músicas orquestradas por Nikolai Rimsky-Korsakov com o som de Bellie Holiday, além de Jimmy Cliff , Madonna, Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Mercedes Sosa, Noel Rosa, Lulu Santos,  Sidney Magal, Édith Piaf entre outros que dão peso sonoro na leitura.

Todos os personagens têm uma história particular e o que amarra todos é o final, que mescla suspense e bom humor, além é claro, como todo bom livro, de um desfecho inesperado para o leitor.

A escritora Vanessa Sap comenta que o livro deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio. “Quem quiser que fique magro. Muito magro”, comenta a autora ao revelar que esses textos também decorrem de uma das utopias preferidas que é seu projeto de aposentadoria, ‘’quero poder ser gorda. Muito gorda”, brinca Vanessa.

A autora é dona de casa e mãe. Adora o job e teme muito que o marido lhe sugira trabalhar fora, mas a noite ela vira a página para se dedicar as letrinhas que logo viraram história da Temporada 1, que é recém-chegada nas livrarias. Agora ela se prepara para outras ‘‘Temporadas’’. Será que a gordofobia irá perpetuar nas outras continuações? Só o futuro dirá e ele não está longe.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here