MITOS E VERDADES SOBRE O HOME OFFICE

MITOS E VERDADES SOBRE O HOME OFFICE

Tendência se tornou realidade por conta da pandemia, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto

Uma das maiores mudanças que a pandemia trouxe para o dia a dia das empresas e dos profissionais foi a transformação do home office de tendência para realidade.

O artigo 75-B da CLT define o teletrabalho – que engloba o home office – como uma prestação de serviços realizada fora das dependências da empresa. No caso, o funcionário presta serviços de carteira assinada, mas sem exigência de estar presencialmente nas dependências da companhia.
A modalidade também serve para pessoas jurídicas, empreendedores e até empresários, e hoje já é realidade de muitos profissionais. “A partir das décadas de 80 e 90, quando a Internet e os computadores pessoais se popularizaram pelo mundo, trabalhadores e empresas começaram a experimentar o trabalho na modalidade home office.

O fato é que a pandemia transformou isso em uma realidade da noite para o dia e o que estava apenas no plano de algumas empresas chegou na vida dos colaboradores. E a tendência é que, mesmo depois da pandemia, muitas pessoas continuem adotando esta modalidade de trabalho”, acredita Bruno Fisbhen, diretor geral do ColaboraApp, HR Tech com foco em resolver os problemas de Comunicação Interna das empresas e já com dezenas de clientes em seu portfólio.

A empresa criada por Bruno na pandemia tem 100% de seus colaboradores de forma remota e o empresário acredita que a modalidade de trabalho funciona e, mais que isso, é mais vantajosa para todos. “Mesmo depois que a pandemia acabar, não pensamos em adotar um esquema de trabalho totalmente presencial.

É claro que os encontros na empresa são e sempre serão importantes, afinal, precisamos voltar a interagir mais com as pessoas, inclusive profissionalmente, mas acho que o máximo que chegaremos é em um modelo híbrido”, aposta Bruno.

Segundo ele, existem muitos mitos sobre o home office que ainda precisam ser desmistificados. “Com o crescimento do trabalho remoto, os mitos sobre o home office também se expandiram e é sempre interessante ficar atento a isso para evitar acreditar em inverdades”, explica.

O empresário comenta e explica abaixo alguns dos principais mitos sobre o assunto:
Quem trabalha a distância é menos produtivo.
Mito!

Isso não é verdade! Na maioria dos casos, quem está em regime de home office costuma ser até mais produtivo, pois não perde tempo com deslocamento, não chega cansado ao trabalho, perde menos tempo com pausas para o cafezinho e não estica o horário de almoço.

É preciso até que as empresas olhem com mais atenção para estes colaboradores, pois eles podem estar mais cansados mentalmente ou sobrecarregados com as tarefas de casa além do trabalho.

Trabalhar em casa é sinônimo de fazer meus próprios horários e ter mais tempo para o lazer.

Mito! Isso vai depender muito da empresa onde se trabalha. Se ela cobra que o colaborador trabalhe normalmente durante o expediente em um determinado horário, nada muda.

Agora, se a empresa cobra por resultados, é possível, sim, que o colaborador trabalhe em horários mais alternativos e tenha mais tempo para o lazer.

O controle do trabalho da equipe é um desafio para o líder quando os funcionários trabalham remotamente.

Verdade! Este é um grande desafio, sim, pois é muito mais difícil acompanhar o desempenho das pessoas que estão longe fisicamente e, para isso, pode ser necessário o uso de ferramentas de timesheet para controle de tarefas e processos.

A comunicação é pouco eficiente no home office.

Mito! A comunicação entre empresa e colaborador e entre colaboradores não é pouco eficiente neste caso. Podemos até afirmar que ela é menos eficiente que com as pessoas presencialmente no escritório, trabalhando juntas e próximas ao líder, mas dá para resolver o problema dando atenção redobrada ao assunto e usando ferramentas e aplicativos de Comunicação Interna.

Trabalho a distância requer muita organização e não serve para todas as pessoas.

Verdade! Algumas pessoas não funcionam trabalhando em casa e não conseguem, por exemplo, separar a vida pessoal da profissional (às vezes isso é bem difícil mesmo) ou trabalhar com as roupas de ficar em casa.

Algumas pessoas também têm uma rotina mais complicada em casa, com filhos, cachorro ou familiares precisando de ajuda durante todo o tempo. Cada caso é um caso. A verdade é que no escritório, a pessoa consegue se desligar de tudo isso e focar apenas no trabalho.

Quem trabalha em home office está 24 horas por dia disponível para a empresa.

Mito! Isso não deve e nem pode acontecer, mas é um ponto delicado mesmo. Parece que as pessoas em home office não têm mais horários para almoço, para fazer as coisas de casa, não têm mais noites para descansar.

Trabalho home office traz menos custos para a empresa.

Verdade! No geral, sim, com a redução de custos com escritórios, vale-transporte e alimentação, menos acidentes de trabalho etc.

O trabalho remoto compromete a interação entre a equipe.

Mito! Não compromete, mas, sem dúvida, ela fica mais difícil no dia a dia. É completamente diferente de sair para almoçar juntos, tomar café, participar de uma reunião que se estende mais para um bate-papo, fazer um happy hour etc. Isso tudo se perde com o home office, inclusive a cultura organizacional.

Quem trabalha em casa não precisa se preocupar com aparência e com o local onde trabalha.

Mito! Ela precisa se preocupar, sim, mas bem menos que presencialmente.

As pessoas se tornam solitárias quando trabalham em casa.

Verdade! Com certeza, este é um ponto de alerta. O dia a dia com os colegas de trabalho é muito saudável. Ficar em casa sem encontrar as pessoas é mais solitário.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here