Entenda como funciona e veja se você se encaixa

Será que você está preparado para trabalhar em casa?

Já não é novidade que o mundo está se transformando cada vez mais rápido, e com isso algumas formas de trabalho vão se popularizando, o que antes poderíamos considerar fato raro, hoje já é comum. Provavelmente você conhece alguém que trabalha home office?

Na última década muitas empresas ofereceram aos funcionários a oportunidade de trabalhar em casa, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, hoje cerca de 37% dos profissionais já realizam parte de suas tarefas em casa, mesmo que informalmente.

A ideia de trabalhar em um ambiente onde o funcionário se sinta mais confortável é muito tentadora, porém por mais atraente que pareça trabalhar à distância não é para qualquer um!

O profissional que se dispõe a trabalhar home office, precisa no mínimo ter três qualidades: disciplina, concentração e organização, pois é um verdadeiro teste de produtividade.

Embora o ambiente de trabalho seja relativamente diferente, as demais obrigações não mudam, o profissional terá que cumprir metas, prazos e outras obrigações normais de um funcionário convencional, o ideal é estabelecer uma rotina, acompanhada de atividades e entregas com datas determinadas.

Algumas dicas valiosas que podem ajudar no trabalho à distância:

  • Acorde cedo: Nosso corpo leva até duas horas para acordar e ajustar ao ritmo de trabalho. É importante ter uma rotina que você esteja pronto na hora do que for solicitado.
  • Planeje o dia: Normalmente temos muitas tarefas para realizar durante o dia, um planejamento adequado irá manter o nível do foco nas atividades que deverão ser desempenhadas durante o dia de trabalho, dentro do planejamento é importante estabelecer prazos para entregar as tarefas.
  • Tenha os equipamentos adequados: Ter uma infraestrutura que ampare a execução das tarefas é essencial, no mínimo você precisa ter um local adequado, com um bom computador e uma rede de internet compatível com suas atividades, além de um local confortável para sentar.
  • Tenha horário para início e término do trabalho: Um ponto crucial é estabelecer um horário de você trabalhar, você irá perceber que dificilmente as tarefas da empresa e dos clientes irão acabar, por isso é importante estipular um horário de início e fim, e deixar claro para todos.
  • Verifique as condições do local: Concentração é essencial para o trabalho à distância, se na sua residência não é possível ter um local com silêncio, pois está sempre movimentado, avalie a possibilidade de trabalhar em um coworking.
  • Sai de casa para se divertir e realizar outras atividades: Acabou o expediente, saia para descontrair, vá caminhar, brincar com os filhos, passear no parque, conversar com amigos ou mesmo realizar alguma atividade física, pois passar muitas horas em um ambiente fechado e depois ficar sem realizar nenhuma atividade, não é saudável para a saúde mental.

Dicas de leitura do Portal Empreendedorismo para ser um freelancer online

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here