Conheça o perfil dos brasileiros que buscam a vida como imigrantes nos Estados Unidos

Advogado especialista em imigração aponta, também, quais são as áreas que possuem mais oportunidades para profissionais qualificados do Brasil

Nos últimos 12 anos, foram emitidos mais de 132 mil green cards para brasileiros que buscam o chamado “sonho americano” nos Estados Unidos. A grande maioria destes imigrantes chega ao País com vistos que concedem residência para profissionais qualificados por terem uma carreira profissional bem-sucedida ou por já apresentarem uma oportunidade de emprego ou investimento no País.

Segundo Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA, o perfil profissional do brasileiro que hoje busca imigrar para os EUA mudou bastante comparado a outras décadas. “A maioria dos clientes do Brasil que representamos atualmente em nosso escritório é formada por pessoas bem qualificadas para a imigração nas categorias EB-2 NIW (green card por interesse nacional) e EB-3 (green card com oferta de emprego).
A busca por igualdade e melhores condições de trabalho vem motivando, também, cada vez mais mulheres estrangeiras a buscar a imigração legal para os Estados Unidos”, afirma Marcelo. Atualmente, 52% da comunidade de imigrantes da América é composta por mulheres – segundo o American Immigration Council, existem mais de 23 milhões de imigrantes do sexo feminino nos EUA, representando cerca de 16% da força de trabalho de todas as mulheres empregadas no País.

Embora México, Índia, China e Filipinas sejam os países que mais enviam imigrantes mulheres para os EUA, o Brasil segue exportando talento feminino como nunca – dos mais de 130 mil green cards emitidos para brasileiros na última década, 59 mil foram para mulheres, cenário muito diferente dos anos 90, quando quase 70% dos imigrantes provenientes do Brasil eram homens.

Para Marcelo Gondim, as imigrantes brasileiras vêm se destacando nos EUA nos últimos cinco anos por conta de uma desejada qualificação profissional e acadêmica que possuem, quase sempre com graduação superior e cursos complementares. ”As brasileiras conseguem exercer cargos bem remunerados em áreas que exigem conhecimento técnico específico nos Estados Unidos, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia, TI e uma série de outras onde existe falta de mão-de-obra qualificada”, afirma.

Com base neste novo cenário promissor para homens e mulheres do Brasil que sonham com o sucesso profissional nos Estados Unidos, o especialista cita algumas das áreas mais aquecidas para o ano de 2023:

Saúde
O envelhecimento da população americana impulsionou uma diversidade de empregos na área de Saúde, o que acabou resultando em uma grande demanda por auxiliares de de Enfermagem, fisioterapeutas, médicos e dentistas, por exemplo.

Logística (portuário, aeroviário e rodoviário)
O mercado logístico nos EUA quase entrou em colapso durante a pandemia e, ainda hoje, empresas e produtores americanos passam por muitas dificuldades para encontrar profissionais que possam manter as entregas e o fluxo de bens e sérvios essenciais no País.

Engenharia
Para manter os EUA como a maior potência econômica do Ocidente, é preciso atrair engenheiros de outros países, sobretudo aqueles com experiência e formação acadêmica avançada. Existem vagas em praticamente todos os segmentos de Engenharia.

Aviação
A escassez de profissionais de aviação se deve ao fato de que, na última década, muitos pilotos americanos foram trabalhar em grandes companhias aéreas do Oriente Médio, além de outros tantos terem se aposentado. O mercado interno americano não conseguiu gerar uma quantidade nova de pilotos que atenda às imensas demandas dos EUA e, por isso, existem muitas oportunidades para pilotos estrangeiros.

Tecnologia da Informação (TI)
O mercado de TI está sedento por novos talentos vindos de outros países para trabalharem nas big techs americanas, especialmente naquelas situadas no Vale do Silício (Califórnia) e no Texas. No Brasil, houve, nos últimos 15 anos, um grande aumento no número de profissionais de TI, muitos deles com bacharelado completo e até mesmo pós-graduação e MBA na área, e eles são muito bem-recebidos pelos amercianos.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here