Dicas candidato a empreendedor
Dicas candidato a empreendedor

Dicas com sete frases que o candidato a empreendedor deve remover do seu vocabulário

A forma como um candidato a  empreendedor expressa seus pensamentos e o seu vocabulário, as frases, revelam como ele está levando, assumindo o seu projeto, o seu novo desafio profissional.

Antes de mais nada se estiver xingando toda hora e sempre raivoso com as coisas, reclamando de tudo que lhe acontece, que dificulta levar adiante seu plano, muito provavelmente, não está sendo muito bem sucedido nessa sua idealizada empreitada.

Nossas palavras não só dizem muito sobre nós, mas também orientam  nossos neurônios como se ajustar, responder a elas.

Quer abrir sua mente e imergir no mundo empreendedor? Clique aqui!

Como  as nossas palavras afetam diretamente nossos sentimentos,  é imperativo usar diariamente palavras que nos empoderam e não ao contrário.

Desde já, devemos estar atentos sobre o que e como falamos, pois as  nossas células obedecem o que nossas mentes pensam e se orientam pela ordem envolvida nas palavras que proferimos.

Erik Kandel, pai da Neurociência escreveu:

“Somos produtos das nossas sinapses. Somos quem somos por causa daquilo que aprendemos e do que lembramos.”

Ao mesmo tempo que dizemos ou pensamos algo, o sentimento impregnado na frase fica com uma determinada frequência emocional e isso é captado pelas nossos neurônios, resulta num impacto no nosso emocional e esse impacto também ocorre quando ouvimos.

Clique aqui e saiba como liberar todo seu potencial!

Por exemplo, tendo nós sido chamado atenção por algo errado que fizemos as palavras condenatórias entram na nosso mente e nosso rosto ficará ruborizado pela vergonha que passamos.

Essa é a forma que o nosso inconsciente nos demonstra fisicamente o poder negativo da mensagem recebida, logo, ocorre numa transmutação biológica em conformidade com a ordem na nossa mente de forma ocorrer um nivelamento das palavras recebidas com a nosso aparência facial.

Palavras tristes (não positivas) de terceiros também nos afetam diretamente nossa fisiologia.

Em suma, se você recebe por telefone uma notícia triste, digamos do falecimento de uma pessoa que você gosta muito, imediatamente você começa a sentir mal fisicamente, seu coração dispara, é dado um nó no seu estômago, diversas sensações desagradáveis são sentidas no corpo.

Todas essas reações físicas são consequência direta de pensamentos que estão na nossa mente.

Da mesma forma que o nosso corpo reagem mal com pensamentos e ideias negativas, deixando-nos abatidos, ele pode também tornar-se mais forte e mais saudável como resultado do pensamento positivo.

Clique aqui e aprenda como sair de uma crise!

Bem feito essa introdução, vamos agora, tornar mais prático nosso artigo, mostrando que certas palavras, frases que você como futuro empreendedor deveria eliminar do seu vocabulário.

Deve é uma palavra interessante.

Quando você está dizendo que você deveria fazer algo, você está deixando claro que você ainda não fez. Em função dessa situação você se sente mal.

Para mudar essa situação, mudar esse sentimento para melhor, você deveria fazer o que deveria ser feito.

E se você começou a fazer alguma coisa e não ainda terminou, você sentirá a ação do Efeito Zeigarnik. Esse efeito gera uma tensão que só desaparece com a tarefa concluída.

Você, candidato a empreendedor, com certeza está convivendo com um monte de deveres que precisam ser devidamente finalizados para  permitir dar efetivo andamento ao seu projeto, tais como:

Quer abrir sua mente e imergir no mundo empreendedor? Clique aqui!

  • Avaliar se possui conhecimentos suficientemente fortes que permitirão transforma-los em receitas financeiras.
  • Considerar que todo empreendedor iniciante deve entender que inicialmente vai ter apenas gastos e que o retorno pode demorar. Assim, uma reserva financeira precisa estar disponível até que as coisas comecem a dar resultados.
  • Fazer uma autoavaliação se você está realmente preparado para assumir sua carreira solo como empreendedor ou se ainda precisa mais alguma que permitirá dar maior segurança ao seu bom êxito, etc.

Dizendo que você não pode fazer algo é uma maneira certa para garantir o seu fracasso na consecção da sua nova jornada.

Como Henry Ford disse: “Se você acha que pode, ou você acha que pode, você está certo da mesma forma”.

A PNL-Programação Neurolinguística nos ensina que nossa mente sempre vai acreditar nas nossas palavras, nos pensamentos que criamos. Portanto, se esse comportamento é importante tendo um emprego, imagine você  numa fase duvidosa da sua transição.

Clique aqui e aprenda como sair de uma crise!

E se você diz que não pode largar tudo agora e começar a empreender, isso no mínimo, demonstra falta de autoconfiança ou na pior das hipótese, ser   empreendedor lhe assusta mais do que os futuros resultados, mesmo tidos como promissores.

A verdade é uma só; nem tudo mundo nasceu para ser empreendedor.

A crise econômica fez crescer o chamado empreendedorismo por necessidade, que estava em queda nos anos tempos de crescimento da economia. Se você estiver nessa situação e não tiver jeito e nem condições, é bom pensar seriamente.

O perigo sempre existe, pois Segundo o Sebrae, 23% das empresas no Brasil fecham as portas nos dois primeiros anos.

Quando você diz Eu espero, você está dizendo (inconscientemente) que você não tem controle sobre a situação. Você está demonstrando estar sem poder efetivo de realizar a mudança que se faz necessária.

 Substitua: Eu espero que as coisas  irão acontecer de forma correta,

Por: as coisas acontecerão de forma correta.

Quer empreender de forma correta? Clique aqui!

Mas sem dúvida, apenas esperar cansa, como se diz. Todo futuro empreender tem o seu sonho:

  • Um sonho escrito com uma data torna-se um objetivo.
  • Uma meta dividido em etapas torna-se um plano .
  • Um plano apoiado por ação faz com que seu sonho se torne realidade.

Desde já, é importante entender que um sonho, no caso de ser um empreendedor não se tornar realidade, pode virar um pesadelo.

Já dizia Sigmund Freud: “O sonho é a realização disfarçada do desejo”

E você vai ficar apenas no sonho?  Vai se manter na zona de conforto, recebendo um salário mensal não satisfatório mas garantido e vendo o seu amigo  deslanchando como empreendedor? Pense nisso!

Essa frase demonstra você como futuro empreendedor não estar realmente comprometido da execução do seu plano de assumir o maior desafios da sua vida; virar empreendedor.

Mas se você decidiu, substituir: Eu tenho que . . .

Por: Eu consigo ou Eu vou fazer.

Veja, ninguém vai dormir com a indenização paga pela ex-empresa e acorda no outro dia empreendedor. Se você perguntar um genuíno futuro empreendedor para quem ele trabalha, ele vai responder que trabalha para ele mesmo. Então como ele deu essa resposta se está empregado?

Quer abrir sua mente e imergir no mundo empreendedor? Clique aqui!

Isso passa na cabeça do futuro legítimo empreendedor porque ele está usando a empresa de terceiro como laboratório para criar a sua com mais segurança.

Como o Mestre Yoda diz: ““Try not. Do… or do not. There is no try”

Ou você  faz ou você não faz.

Tentar é irrelevante. Está mais para a Operação Diabo. Tentar, tentar, tentar .. . .

Quando você diz que vai tentar fazer alguma coisa, você está dizendo a si mesmo que tudo ficará bem se você não fazer o que deveria ser ser feito.

Sendo você uma uma pessoa de palavra será desafiador para você remover essa a palavra “tentar” de seu vocabulário. Com certeza a partir disso você vai se achar mais fortalecido.

Você vai tocar em frente para vai enfrentar uma série  de barreiras.

A lista de pré-requisitos é longa: Força de vontade, disciplinam, ter uma forte motivação, até uma preparação psicológica, planejamento e enfim muita vontade de vencer e por aí ai.

Empreenda de forma correta. Clique aqui!

Vamos começar. Não desista, leia até o fim! Aguenta firme!

 – Não vai ser nada fácil. Todo sacrifício será pouco.

 -Vai ter que deixar a sua aconchegante zona de conforto.

 -Vai sofrer as tentações de deixar de usufruir de um domingo ensolarado e dizer as Amigos que tem um sério compromisso a cumprir (obviamente com você mesmo).

-Quando você falar para o seus amigos que resolveu ser empreendedor, vão dizer  que você está se esforçando demais e ficará meio isolado, enfocado mais no seu objetivo a ser alcançado do que gastar mais tempo nas happy hours com os Amigos e que vão começar a não te convidar como faziam antes.

-Muitos irão dizer que você anda muito metido, megalomaníaco ao ficarem sabendo o que o você pretende alcançar. Da mesma forma que vai conseguindo, eles irão caindo de pau em cima de você cheio e inveja.

Clique aqui e saiba como liberar todo seu potencial!

Dessa forma, não irão louvar seus esforços, os quais devem ser mantidos de forma reservada, reduzindo os comentários invejosos e você atingindo o seu objetivo eles dirão que você parece ter alguma sorte.

-Vai investir o seu rico dinheirinho no seu treinamento sobre técnicas de como empreender, que acabará fazendo falta para outras coisas, que deixará você pensando se realmente vale a pena e se está fazendo a coisa certa, trocando passeios, festinhas por participação numa uma palestra, por trabalho, esforço, estudos e dedicação para atingir o seu sucesso.

 -Na medida que você começa avançando nos seus objetivos poderá também começar a perder alguns amigos, as pessoas invejosas não suportam ver crescimentos que exige, esforços e persistência.

-Aprenderá às duras penas que somente nos dicionários Sucesso vem antes de Trabalho.

-Vai pensar em desistir várias vezes. Afinal você humano, mas se tiver alta resiliência vai continuar na luta e os obstáculos se transformaram em estímulo para continuar. Assim, os obstáculos nada mais serão do que um estímulo para continuar a luta.

-Mas, quando atingir o seu custoso sucesso, aí comportamentos interessantes irão ocorrer. Muitas pessoas irão querer ser seu amigo, estar ao seu lado. Os amigos são como estrelas, sempre aparecem e sempre vão embora. Mas os verdadeiros continuam sempre brilhando, ajudando-nos a seguir o nosso caminho mais iluminado.

Todos nós temos problemas. Eles fazem parte da vida. E na vida de um futuro empreendedor não é diferente e eles ainda são ampliados.

Devemos encarar as dificuldades não como um simples obstáculo, mas sim, como os atletas de corrida com barreiras os enfrentam; elas mostram o caminho do pódio.

Clique aqui e saiba como liberar todo seu potencial!

Poderíamos dentro da nossa abordagem reescrever: “Resolver um desafio é criar pelo menos dois outros desafios”.

E todos os desafios significam uma incerteza dos resultados futuros, sempre dão um certo medo ao candidato a empreendedor.s

Porém, para aliviar um pouco esse sentimento, relato que diversos estudos vieram mostrar que o nosso medo, que podemos chamar de problemas, situações que tememos enfrentar podem ser mostradas percentualmente, com os seguintes números (aproximadamente):

  87%  Nunca irão ocorrer.

  7%  Acontecem de fato

  6%  Podem ser simplesmente resultados das nossas próprias ações ou influências.

Isso acontece frequentemente com as pessoas pessimistas que pensam utilizando-se  de palavra pessimistas  em coisas ruins que nunca acontecem.

Empreenda de forma correta. Clique aqui!

Esse pensamento tem mais de quinhentos anos e foi exposto por escritor francês Michel de Montaigne (1533-1592). Pense nisso!

Logo então dizer Eu tenho um problema e partindo dessas porcentagens, chega-se à conclusão que você como futuro empreendedor, está gastando por antecipação muita energia para nada, ou seja, sofrendo desnecessariamente por algo que nunca vai ocorrer.

Quando você usa a palavra “mas” ela se transforma num  conector que nega tudo o que foi afirmado antes.

Assim, por exemplo, se você fosse dizer:”Eu realmente gosto da ideia de ser um empreendedor, mas sinto que o clima atual que vivemos nesse mercado não me incentiva muito”.

Assim o mas anula a declaração positiva expressa antes. Isso leva uma mensagem ao seu inconsciente de você não tem jeito ou a autoconfiança suficiente para assumir essa nova etapa da sua vida.

Enfim, seja positivo, seja resiliente e diga pra você mesmo:

“Eu realmente gosto da ideia de se um empreendedor, pois é nos momentos de crises que as oportunidades aparecem e podem ser agarrada por quem se preparou para isso, que é o meu caso”.

Enfim, depois de comentar essas 7 palavras que devem ser eliminadas do seu vocubulário, como futuro empreendedor, esperamos que essa orientação seja devidamente considerada para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e você  leve a sério os sentimentos contidos nas palavrar que  um verdadeiro empreendedor deve ter.

Indicações de Leituras Complementares

Entenda o segredo das maiores empresas americanas para vender todos os dias!
Violência Feminina Empreendedora – Livro digital
Fórmula do negócio Online 3.0
Curso de Marketing completo

ARTIGOS RELACIONADOS

Como se tornar um empreendedor de alto impacto

Redes Sociais: Qual o impacto para sua imagem?

3 erros que todo empreendedor já cometeu

Como desenvolver habilidades para empreender

 

 

 

A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.

Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas  de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.

Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.

Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.

Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado

Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top”  e “Comunicação para Profissionais”.

Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental,  Desenvolvimento Humano etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here