Profissão mentor: use sua experiência para desenvolver pessoas

Especialista ensina como ter a nova carreira profissional do momento

Quem já trabalhou como professor, gestor, consultor ou especialista em alguma área e hoje está inativo tem pela frente uma grande oportunidade de trabalho na profissão que mais cresce na atualidade. Estamos falando sobre os mentores!

Isso mesmo, a famosa e tão falada mentoria é a carreira profissional que mais cresce na atualidade. “Uma das maiores vantagens de ser um mentor e o que o credencia como um profissional de ponto é a sua experiência de carreira e os resultados que ele já alcançou em sua vida profissional”, explica Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira.

Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Quem busca um mentor não está atrás de um catedrático, ou seja, daquela pessoa cheia de diplomas na parede mas que teve poucas experiências práticas. Este público está, na verdade, em busca de uma pessoa que seja referência naquilo que fala e que tenha conquistando grandes resultados em sua área de atuação. “Atualmente, é possível um profissional ser um mentor de carreira, por exemplo, se ele já passou por várias áreas e obteve promoções seguidas até chegar a um cargo executivo.

Também é possível ser um mentor literário se a pessoa aprendeu com maestria o domínio da Língua Portuguesa e as técnicas de escrita, além de já ter lançado algumas obras”, exemplifica o especialista.

Jorge cita, também, a possibilidade de ser um formador de novos facilitadores de determinado conhecimento que o profissional tenha se ele trabalhou com treinamentos sobre temas variados nas várias empresas por onde ele passou. E se nestas empresas a pessoa realizou muitas apresentações de vendas e foi uma excelente vendedora, é possível ela ser hoje um mentor de vendas por conhecer, na prática, todos os segredos da profissão. “Hoje, o que as pessoas mais procuram são mentores que foram bem-sucedidos e que possam ensinar, de maneira individualizada, como fizeram para se destacarem no mercado e terem sucesso”, completa.

Para quem gostou da ideia, Jorge dá três dicas fundamentais para ter sucesso como mentor:

1º – Desenvolva um método próprio (e único) de aplicação de mentoria – quanto mais fácil o cliente entender o que você está ensinando, melhor.
2º – Divida sua mentoria em dez encontros com possibilidade de atendimento presencial e online.
3º – Facilite a forma de pagamento para o mentorado, pois um plano de mentoria chega a custar, em média, cerca de sete salários mínimos e dividir este valor em parcelas pode ajudar você a ter mais clientes.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here