Andreia Assumpção dá dicas de como ultrapassar desafios mesmo em crise

No período de 29 a 31 de agosto de 2018 foi realizado a 11º Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde no Palácio das Convenções do Anhembi, e as fundadoras do Portal Empreendedorismo, Erika Alfenas e Sheyla Santoso, fizeram um entrevista exclusiva com Andreia Assumpção, gestora da empresa Sterilex. Confira abaixo:

Portal Empreendedorismo: Andreia, conte sobre sua história na Sterelix e o mercado que a empresa atua.

Andreia Assumpção: Nós estamos no mercado de saúde há 25 anos, somos uma empresa focada em soluções de esterilização, quanto para a indústria hospitalar, quanto para a indústria farmacêutica que produz medicamentos, então hoje eu atuo em dois nichos, eu tenho um time dedicado ao hospital (esse pessoal que está aqui na feira) essa feira é a principal do ramo na América Latina. E eu tenho um outro time que trabalha indústria farmacêutica, alimentícia, aeroespacial e eletrônica, levando soluções de esterilização também. Eu tenho um grupo extremamente técnico com alguns engenheiros, são vendedores técnicos, de fato são pessoas que vendem soluções, essa é a nossa busca.

O grande projeto da Sterilex para os próximos anos é comunicar ao mercado dizendo que deixamos de ser só um fornecedor de produtos e a gente está levando soluções. Só para exemplificar, hoje nós temos um projeto número hum, um trabalho em cima de soluções de produtos para sala limpa, o que isso significa? São salas que tem controle do ar, de acesso, controle de saída, de roupa, controle de postura, porque se entrar um micro-organismo ou alguma coisa diferente nesse ambiente contamina, então esse local é um local de controle total e nós trabalhamos trazendo solução para o cliente, desde o produto, treinamento, palestra, então talvez eu possa dizer que a Sterilex está focando um posicionamento um pouco distinto dos nossos concorrentes, e isso tem feito com que a gente entregasse sucesso, porque um ano tão estranho economicamente falando ,eu estou com um crescimento acumulado de mais de 28% e eu tenho alguns segmentos que eu cresço 45%, crescimentos ainda muito expressivos mas em nichos pequenos.

Eu tenho campanha na rua de incentivo nas vendas, a gente tem trazido reconhecimento para quem entrega resultado, tenho acompanhado isso diariamente, então a ideia é entregar o ano com um crescimento acima de 40%. Então o ultimo recurso que colocamos em prática foi contratar uma consultoria de vendas para trabalhar com nossa comunicação com o mercado, então a gente quer comunicar tecnicamente com o mercado, não queremos só comunicar comercialmente, então iremos trabalhar com as mídias sociais, e a ideia é que a gente produza artigos científicos quinzenais e a gente traga temas atuais com pessoas que domina aquele assunto, e com isso em paralelo a gente está trazendo um treinamento para os líderes com um projeto de coaching onde temos encontros mensais de vendas, para cada um desses encontros a gente desenvolve um tema, desde abordagem ao cliente, construção de preço à promoção.

Portal: O que te motivou para fazer todas essas mudanças?

Andreia: Eu sou movida por desafios, é uma coisa que me encanta! E desafios eu encaro como projetos, então eu fui estudar, é um desafio voltar a estudar, isso faz parte de um projeto, e eu cheguei nessa empresa para assumir a posição técnica somente, ganhei uma promoção, assumi uma posição comercial, estou levando o time para um resultado acima do esperado, me juntei a pessoas que eu acredito, então eu gosto muito de pessoas, eu acredito muito em pessoas, então pra mim esse desafio é extremamente motivante. Entregar alguma coisa que talvez parece difícil, me faz acreditar ainda mais (risos).

Portal: Você já deve ter passado por inúmeros desafios na empresa, assumiu em dezembro de 2017 a gestão. Gostaríamos de saber: Teve desafios, se sim, como os superou?

Andreia: Teve desafios e tem desafios todos os dias! Uma das coisas que temos trabalhado para vencer nossos desafios é melhorar nossa comunicação e alinhar o direcionamento. Nós somos um time de cinco gestores e a gente se encontra periodicamente, é uma rotina nova que eu implantei, e esses encontros tem uma pauta, esses gestores sugerem pauta, a gente discute a última reunião e a pauta do dia, e cada um assume suas responsabilidades e no próximo encontro trás os resultados. Esses encontros são mensais, então a gente começou a alinhar comunicação, e a gente entendeu que todo dia tem coisa nova, o que hoje é novo amanhã deixa de ser novo e tem outra coisa nova no lugar, então a comunicação está sendo o maior investimento.

Portal: Resuma gestão em uma palavra!

Andreia: Gestão = Pessoas

Para mim gestão é pessoas, e a principal característica de um gestor é gostar de pessoas, se ele não tiver paciência e não gostar de pessoas, não dá!

Portal: Se você pudesse falar uma frase que motive ou que dê uma luz a esses gestores, qual seria?

Andreia: Escute o seu publico interno e externo, escute! Escute antes de tomar as decisões pode ser que o caminho mude, ou então você descubra que está no caminho certo, mas escute! Essa certeza do destino ela muda, o mercado é que dita a regra, o cliente é o dono do negócio, não é você! Então você só pode saber se está acertando, ouvindo. Amplie horizontes, se incomode com o que está ao lado, seja diferente com um propósito!

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here