Encontro sobre tendências e novidades de Infraestrutura de Redes Telecom e Provedores de Internet foi realizado entre os dias 01 e 03 de agosto, no Expo Center Norte

O NETCOM chegou em sua 10ª edição em 2023 discutindo tendências e estimulando a realização de negócios e a troca de conhecimento entre os profissionais de Infraestrutura de Redes de Telecom e Provedores de Internet. Entre os dias 01 e 03 de agosto, ele foi realizado no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunindo 191 expositores nacionais e internacionais em 12 mil metros quadrados de espaço.

Para discutir o renascimento acelerado da telecom frente às novas necessidades do mercado depois da pandemia, além da feira, os mais de 8 mil visitantes do NETCOM 2023 contaram com a realização de cinco congressos simultâneos, todos com entrada gratuita. Foram mais de 40 horas de conteúdo disseminado por mais de 60 palestrantes que traduziram as tendências de Fibra Óptica, Compartilhamento de Postes, Data Centers, Provedores de Internet e Cabeamento e Instalações.

Um dos momentos mais esperados do primeiro dia do evento foi a realização da primeira edição do Congresso RTI Fibra Óptica. Com coordenação de Paulo Curado, Diretor de Inovação Aberta e Empreendedorismo do CPQD e Coordenador da Unidade Embrapii – CPQD em Comunicações Avançadas, o encontro discutiu os desafios atuais e as tendências em redes de fibra óptica.
Durante sua participação na abertura do evento, o especialista falou sobre o crescimento do número de brasileiros conectados atualmente. “Antes da pandemia, o Brasil tinha 50% de sua população conectada. Hoje, chegamos a 90% e o desafio agora é garantir qualidade de conectividade para estas pessoas”, apostou Curado. “Temos que pensar mais no anzol que no peixe”, completou o especialista.

O evento também abordou temas como 5G, redes préCon e cabos de alta contagem de fibra. A última palestra do dia foi sobre as diferenças técnicas entre XGPON e XSGPON.
Ainda durante o primeiro dia do NETCOM 2023, o 13º Congresso RTI Provedores de Internet discutiu as oportunidades que o mercado oferece com a expansão da infraestrutura de fibra óptica no Brasil. O evento ainda discutiu temas como IoT no agronegócio, economia em trânsito IP, legislação, energia solar e competitividade e gestão de ISP´s.

A quarta-feira foi marcada pelo segundo e último dia do 1º Congresso RTI de Fibra Óptica. “Reunimos diversos profissionais de peso do setor para discutir sobre o futuro da fibra óptica e como isso vai impactar na infraestrutura dos projetos de telecom”, explicou Paulo Curado.

O primeiro painel do dia foi sobre redes abertas. Na sequência, foi a vez de discutir outros temas como Open RAN e FWA, OpenXR Forum e crescimento das redes de fibra óptica.
Quarta-feira também foi realizado o 14º Congresso RTI de Data Centers que, após cinco anos sendo realizado em Fortaleza (CE) e Ribeirão Preto (SP), voltou a São Paulo, onde nasceu, em 2008, e se consagrou no mercado. Segundo Luis Tossi, coordenador do Congresso e vice-presidente da Associação Brasileira de Data Centers, o Brasil detém cerca de 50% do setor e o Estado de São Paulo é o principal local para o desenvolvimento de instalações de data center de colocation e instalações hyperscale. “Neste evento, iremos discutir diversos assuntos importantes do setor, como ESG e os impactos do 5G e dos serviços de nuvem no mercado de data centers”, afirmou.

O primeiro painel do dia falou sobre políticas e ações de ESG que estão sendo implementadas no mercado de data centers. O evento teve sequência com a realização de mais um painel, dessa vez sobre a Implementação do 5G e seu impacto real no mercado de data centers. Depois, foi a vez de um encontro sobre o crescimento dos serviços de cloud e inteligência artificial.

O evento foi encerrado por Dora Kaufman (professora PUC SP) que, em um dos momentos mais esperados do dia, conduziu a palestra “Apresentando a inteligência artificial e seus impactos no nosso futuro”. “Costumo dizer que estamos sendo atropelados pela inteligência artificial. Nunca uma tecnologia se disseminou tão rapidamente como ela, o que tem impactado profundamente o mundo dos negócios e, principalmente, o setor de telecom”, afirmou a precursora de pesquisas e reflexões sobre os impactos éticos e sociais da inteligência artificial no Brasil e no mundo.

O último do NETCOM 2023 foi marcado pela realização de mais dois grandes encontros para quem trabalha no segmento de telecom. Realizado pela primeira vez, o Congresso RTI Cabeamento e Instalações discutiu temas como a atualização das normas brasileiras para cabeamento estruturado, os sistemas de gerenciamento de camada física, as redes ópticas passivas, as metodologias de testes e as tecnologias PoE e SPE.

Para Paulo Marin, coordenador do evento e especialista renomado na Área, o encontro foi uma oportunidade inédita para o setor discutir temas relevantes e atuais de redes e telecom. “Esta foi uma oportunidade única para os profissionais discutirem o futuro das tecnologias de cabeamento e telecom e como orientar seus projetos de forma efetiva”, explicou.

Já a segunda edição do Workshop de Compartilhamento de Postes abordou a ocupação das redes aéreas no Brasil, trazendo propostas para minimizar o caos nas cidades. “A expansão do mercado de telecom nos últimos anos trouxe novas problemáticas de infraestrutura no Setor. O espaço que, hoje, os provedores disputam para instalação de cabos não é mais suficiente para atender as demandas”, explicou Marcius Vitale, coordenador do evento e CEO da Vitale Consultoria. “Durante o NETCOM 2023, debatemos sobre os problemas do Setor e, mais que isso, criamos estratégias de defesa contra os preços e as cobranças abusivas por parte das concessionárias de energia”, finalizou o especialista.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here