Fundador do Instituto Douglas Maluf conta como superou os desafios e hoje transforma milhares de vidas através do amor

Em entrevista exclusiva para o Portal Empreendedorismo, Douglas Maluf que é especialista no comportamento humano e dinâmicas de grupo, conta para as fundadoras do Portal, Erika Alfenas e Sheyla Santoso, como superou diversos desafios e hoje muda a vida de milhares de pessoas através de seus treinamentos.

Acompanhe abaixo entrevista completa!

Portal Empreendedorismo: Douglas, conta um pouco sobre sua história, de onde surgiu essa vontade de empreender? O Instituto foi a primeira ideia ou tiveram outras antes?

Douglas Maluf: Com certeza não foi a primeira ideia! A vontade de empreender talvez eu não saiba te explicar de onde veio, talvez da criação do meu pai empreender, minha mãe empreender, acho que o inicio talvez tenha vindo deles, mas chegar no Instituto não foi a primeira ideia, já tive outras coisas, já fiz outras maluquices inclusive empreendendo.

Aos 17 anos tive uma lan house que na época era moda lan house, comprei a lan house sem dinheiro nenhum, comecei a empreender cedo, só que nada a ver com o que eu faço hoje. Eu fiz engenharia de produção achando que eu iria trabalhar com o meu pai, meu pai tem uma metalúrgica, achei que ia seguir junto com ele, até trabalhei um tempo com ele, só que não era o que eu queria, não era o me motivava, o que eu gostava. Ai o que aconteceu foi que eu dava curso de educação financeira, então eu trabalhava com o mercado financeiro. Só que eu já estudava aquilo que eu sei hoje, de programação neurolinguística, de inteligência emocional, tudo aquilo que eu faço hoje eu já estava começando a estudar na época que eu dava curso de educação financeira.

E aí aconteceu que uma menina que hoje é minha amiga, e ela é RH de uma empresa grande, me chamou e falou: “Douglas eu quero dar um curso para minha liderança na minha empresa, só que eu não quero nada de finanças, eu quero a parte comportamental que você está fazendo”, porque eu comecei a colocar comportamento nesse curso de finanças, elementos comportamentais, como controlar a ansiedade, como investir, como controlar o medo de perder dinheiro, trabalhar as crenças limitantes, etc. Então ela falou: “Então eu quero esse lado comportamental que você está fazendo que está muito legal”. Então eu montei um final de semana para ela, para trabalhar os cinco pilares que é confiança, coragem, comprometimento, responsabilidade e resultados, e foi muito legal!

O final de semana foi diferente para eles inclusive, é uma empresa que costumava investir em treinamentos, ela me procurou depois e falou que eu precisaria fazer isso mais vezes! O que aconteceu foi que os líderes da empresa compraram o mesmo curso para sua equipe, e aí eu só fazia para a empresa, só que aí as pessoas da empresa participavam e elas queriam levar o irmão, namorado, a esposa, o marido, e eu não tinha turma aberta ao público, aí eu comecei a abrir turmas abertas ao público e fui migrando, foi natural a migração da empresa que era só focada em educação financeira para o que é hoje, então chegou no instituto desse jeito.

Portal: O que te motiva a continuar esse empreendimento e a mudar milhares de vidas?

Douglas: São as pessoas! Antes de qualquer evento a gente acaba recebendo muitas pessoas que mandam mensagens para a gente, e pessoas que mandam as suas necessidades e até depositam uma esperança no final de semana, no curso, como se fosse a última esperança de vida dela. Então chega uma carga de responsabilidade grande! Quando eu vejo que aquilo foi atingido, ou depois a pessoa me da um feedback que aquilo melhorou ou mudou e ela conseguiu melhorar o que estava em volta dela e os relacionamentos, isso é o que me motiva! Então são os depoimentos depois do curso, são os resultados que acontecem com as pessoas depois do curso que fazem com que eu queira continuar fazendo isso, porque dá trabalho (risos).

Portal: Como vocês fazem para serem tão ágeis e tão organizados? Demandou muito tempo em treinamento da equipe?

Douglas: Tem um treinamento do staff e eles são voluntários, então vai mudando, e nós sempre tentamos fazer treinamentos constantes com eles, o mais próximo do evento a gente intensifica esses treinamentos para que cada um saiba o que fazer. Enquanto um está fazendo uma coisa, realizando uma atividade, o outro está preparando uma nova atividade, e não sou eu que tenho esse mérito, tem uma equipe que gerencia isso.

Portal: E durante todo esse tempo, acreditamos que você tenha enfrentado alguns desafios. Quais foram e como superou?

Douglas: Nossa, vários! (risos) Tiveram desafios em todas as áreas da vida, pessoal, relacionamento, saúde, nossa tiveram muitos desafios de 2004 para cá. Não sei se é sorte ou não (risos), mas eu agradeço muito por eu saber aquilo que eu sei e estudar aquilo que eu estudo, porque sei que as técnicas que eu ensino e estudo são coisas que eu aplico na minha vida, eu apliquei nesses desafios! Então nos momentos que foram difíceis, talvez o mais difícil foi a doença, eu usei muitas coisas daquilo que eu sei e que eu ensino nos treinamentos, então como eu superei? Foi aplicando e não só falando no palco aquilo que as pessoas precisam fazer!

Portal: E qual é o maior fator de sucesso na sua empresa?

Douglas: É o amor! Eu acredito que até como o diferencial das outras pessoas que eu já vi dando curso, porque eu já fiz muitos cursos como participante, nós não enxergamos nossos clientes como números, e sim como seres humanos. Claro que a empresa tem que sobreviver, tem que ganhar dinheiro, é uma empresa, mas o nosso foco é tudo através do amor. Eu acredito que a gente tem o resultado que a gente tem por seguir esse caminho do amor e não da dor. Eu acho! (risos)

Portal: O que você diria para uma pessoa que está iniciando uma empresa agora e que talvez não tenha recursos? Quais os conselhos?

Douglas: Eu perguntaria se é isso mesmo o que ela quer. Ver se aquilo combina com a missão dela e o propósito de vida dela, se ela tiver isso dentro dela, ela encontra motivação necessária para fazer o que ela tem que fazer. Agora se a pessoa acorda todos os dias sem saber o porque ela está indo trabalhar, aí a vida fica muito pesada, eu penso né, se você acorda sabendo que está indo para o trabalho com um propósito, uma missão, a motivação é outra, a sua vontade de fazer acontecer é outra. E não precisa de dinheiro, o dinheiro ajuda, se você usar criatividade, no empreendedorismo criatividade é importante, dá para fazer acontecer.

Portal: O quanto inteligência emocional é importante para o desenvolvimento de uma empresa, empreendedor e de toda a sua equipe?

Douglas: Eu acredito que muito, talvez eu não saiba te explicar em números o quanto é importante, mas os casos que eu pego tanto de pessoa física, quanto pessoa jurídica, eu sei que sem inteligência emocional a coisa não vai. Com pode ser que não vá também porque tem outros fatores (risos), mas sem pode ter certeza que não vai! Um atleta sem inteligência emocional não vai, um empresário, um funcionário ou qualquer área que seja pessoa física e pessoa jurídica, se a pessoa não tiver o controle, o equilíbrio e não souber utilizar suas emoções ao seu favor, no mundo do jeito que está hoje fica impossível. Eu acredito que é muito importante!

Portal: Algumas pessoas que não sabem identificar o que é inteligência emocional ainda, alguns empreendedores não sabem o porque as coisas acontecem. Tem alguns pontos que você considera muito forte para que a pessoa identifique que ela tenha um problema de inteligência emocional para poder trabalhar esse lado?

Douglas: Identificar que ela tem um problema não sei, mas talvez ela responder com sinceridade com ela mesmo, pegar os acontecimentos da vida dela, o fatos, as coisas que vão acontecendo, e como ela lida com essas situações. Será que ela utiliza as emoções, os recursos emocionais que ela tem, em prol dos objetivos ou ela não consegue ter esse domínio das emoções, ou esse controle e equilíbrio das emoções. É você pegar tudo o que acontece em sua vida pessoal e profissional e ver como você utiliza essas sensações, seus sentimentos e emoções nesses acontecimentos. Se você acha que lida bem e está tudo certo e que não tem como melhorar, continua assim, agora se você acredita que tem como melhorar, em tudo o que você faz ou gosta de fazer, se tem como você ser melhor no sentido de utilizar essas emoções para os seus objetivos, para você melhorar a sua vida?! Não digo que você tem um problema, mas digo que você pode desenvolver isso melhor. É uma auto análise né, autoconhecimento ajuda muito!

Portal: Em três palavras dê dicas para os leitores do Portal.

Douglas: Criatividade, missão e metas.

Se a pessoa tiver uma missão, algo interno com ela, que abrange muito o amor, se tiver metas e criatividade, eu acredito muito nesses 03, missão metas e criatividade, é isso (risos).

 

Sobre Método MD Inteligência Emocional:

O Método MD Inteligência Emocional é o mais atual e melhor curso de Inteligência Emocional existente. Um programa de desenvolvimento pessoal altamente vivencial, dinâmico e estimulante.

No treinamento, tudo o que te impede de ser, fazer e ter é eliminado do seu caminho através da reprogramação de crenças limitantes e padrões emocionais. Quando você elimina esses padrões emocionais inconscientes negativos e descobre sua verdadeira paixão, todo seu potencial é alavancado.

“Você é capaz de romper padrões de comportamento e promover grandes mudanças em sua vida.” Douglas Maluf

Próxima Imersão: De 23 à 25/11/2018

Local: Hotel Holiday Inn – Anhembi

Maiores informações: www.metodomd.com.br

Fotos fornecidas por Instituto Douglas Maluf.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here