O olhar atento ao mercado e a exploração de nichos, foram o start para o início da Sanfarma ainda na década de 90.  Do empreendedorismo ao crescimento sadio, a Sanfarma se destaca cada vez mais no setor farmacêutico, por seu olhar refinado para os negócios e um diversificado portfólio que vai de curativos e compressas a testes de gravidez e produtos que aliviam dores musculares.

Em 1998, Luciano Biagi, ainda representante comercial na cidade de São Paulo, notou uma baixa na oferta de compressas de gaze para o mercado farmacêutico, e percebeu com isso uma oportunidade para dar início a empresa. Com as instalações da companhia em 120 m² e sete funcionários, a Sanfarma ganhava vida em Extrema (MG).

No começo dos anos 2000, começou a produzir ataduras em Bragança Paulista (SP), em sociedade com um empresário local, transferindo-se no mesmo ano para Americana, também no interior paulista. Com duas décadas de atuação, hoje, conta com um catálogo com mais de 70 itens e sua capacidade de produção resulta nas mais de 150 milhões de compressas de gaze por ano, 80 milhões de compressas de TNT, 50 milhões de curativos, 5 milhões de testes de gravidez, além de 100 toneladas anuais de algodão bola e em caixinha.

O contínuo processo de busca de produtos de alta qualidade, segurança e eficácia motivou a Sanfarma a fazer grandes investimentos em inovação, tecnologia e expansão.  Um dos resultados desses investimentos é o reconhecimento e fortalecimento de suas marcas nas redes de varejo, entre consumidores, e parceiros.

Veja na integra entrevista exclusiva com Luciano Biagi, fundador da Sanfarma:

Portal: Conte-nos um pouco sobre o início da Sanfarma e quais foram as oportunidades que você enxergou para dar início à empresa…

Luciano Biagi: A Sanfarma surgiu há 20 anos, época em que as farmácias tinham uma certa dificuldade para comprar correlatos. Foi aí que encontramos um nicho de mercado e resolvemos investir nele. O primeiro produto que a Sanfarma colocou no mercado foi a compressa de gaze, na época, comercializada pelo mercado na apresentação não estéril. Entramos na briga com uma apresentação esterilizada, o que nos diferenciava dos nossos concorrentes e, daí pra frente, sempre inovamos neste sentido. Atualmente, contamos com as compressas não aderente e extra com a marca Cicatrisan, que são os produtos mais inovadores do mercado de curativos e home care.

Portal: Qual é o carro chefe de cada uma das linhas de produtos da empresa?

Luciano: Hoje temos uma linha de adesivos (curativos , protetores oculares e dilatadores nasais) muito bem posicionadas no mercado. Nosso teste de gravidez, o Confira, atualmente, é um dos produtos que mais vende nesta categoria, além da linha de compressas Cicatrisan (extra e não aderente).

Portal: Qual é a sua expectativa de crescimento para o próximo ano?

Luciano: Estamos planejando um crescimento na mesma proporção deste ano, ou seja, de cerca de 20%.

Portal: Quais foram as principais crises ou dificuldades que você encontrou no início da sua trajetória empreendedora e como você as superou?

Luciano: Acho que o mais difícil foram as políticas macroeconômicas confusas destes 20 anos… As complicações do câmbio flutuante, os altos impostos e a falta de crédito para desenvolvimento de projetos. Mais que a luta por um mercado concorrido por gigantes, a Sanfarma teve que enfrentar, também, a política econômica do País nesse tempo todo e existência, o que nunca beneficiou as pequenas indústrias e muito menos seu crescimento.

Portal: Qual foi o fator mais importante para o sucesso da sua empresa?

Luciano: Sempre procuramos inovar em nossos produtos e nossos investimentos sempre foram próprios, com a austeridade administrativa necessária. A Sanfarma é uma empresa muito segura e que transmite muita segurança a seus clientes e fornecedores também.

Portal: O quanto você acredita que a inovação é importante?

Luciano: A inovação é a única maneira de uma empresa sobreviver no mercado, sempre agregando valor aos produtos comercializados – esta é uma necessidade real de crescimento e sobrevivência. O mercado muda bastante e muito depressa; é preciso estar sempre atento e um passo à frente.

Portal: O que você diria à alguém que está pensando em começar um negócio?

Luciano: Estude o mercado, analise seus concorrentes e, acima de tudo, ouse .

Portal: Quais são as dicas que você daria para um empreendedor nos seus primeiros anos de empresa?

Luciano: São os mais difíceis, é o momento crucial de colocar em pratica suas ideias e, principalmente, toda sua ousadia. É neste momento que o mercado receberá bem ou mal suas ideias. Se for necessário, pare  e corrija o curso.

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