Você tem sentido dificuldades para conquistar aquilo que deseja? Conheça o passo mais importante na caminhada rumo ao alcance das suas metas!

Você conhece pessoas que parecem estar sempre perdidas num nevoeiro de confusão? Que vão para um lado, depois para outro? Que tentam uma coisa, depois mudam para outra? Andam em um caminho e, então, voltam em direção contrária? Por exemplo, começam a cursar uma faculdade, mas param no segundo semestre para iniciar outra. Começam em um emprego, mas pedem demissão no terceiro mês para ingressar em outra companhia, e assim sucessivamente.

O problema dessas pessoas é simples: não sabem o que querem. Quando não temos uma visão clara do que queremos atingir, fica muito difícil ir na direção certa! É impossível atingirmos um alvo se não soubermos qual é esse alvo!

Um estudo sobre os graduados pela Yale University, de 1953, enaltece tudo isso! Foi perguntado se eles tinham suas metas anotadas, com clareza e especificidade, junto com um plano para atingi-las. Apenas 3% tinham tais metas anotadas. Apenas 3%!

Vinte anos mais tarde, em 1973, os pesquisadores voltaram e entrevistaram os membros sobreviventes da turma de 1953. Descobriram que os 3% valiam muito mais, em termos salariais, do que o total somado pelos 97% restantes. Os 3% juntos, valiam mais do que todos os 97% restantes! Incrível, não é mesmo?

Descobriram, também, que os indicadores mais subjetivos, como o nível de felicidade e alegria que os graduados sentiam, também pareciam ser superiores nos 3% que tinham as metas escritas.

Muito bem, gostaria de lhe dizer que o pontapé inicial para que você seja bem-sucedido no alcance de suas metas é um exercício muito simples. Parece ser até meio bobo, de tão simples! Mas você se surpreenderia se soubesse quantas pessoas já se sabotam logo de cara, ao pular esse primeiro passo! O ponto de partida é: você saber claramente o que busca atingir!

Imagine que você está escalando uma montanha gigantesca. Cada metro conquistado representa uma vitória! Depois de muito esforço, você finalmente consegue chegar no topo e fincar sua bandeira, simbolizando sua proeza. Contudo, ao olhar para o horizonte para deleitar-se com a bela paisagem, percebe que cometeu um erro primário: escalou a montanha errada! Nessa analogia, substitua os metros conquistados por tempo, como dias, semanas, meses ou anos. E substitua a palavra montanha por vida. Já imaginou levar uma vida inteira no piloto automático e, só lá na frente, perceber que não deu um rumo certo a ela?

Ter um norte claro, um senso de direção claro! Decifrar precisamente qual é o seu destino final! Esse é o primeiro passo rumo à realização de suas metas, seus objetivos e seus sonhos! Esse exercício servirá como a luz para a sua escuridão! Vai te ajudar a não se sentir perdido num nevoeiro de confusão.

E aí, quais são suas metas e objetivos? O que você quer? O que você busca? O que você deseja?

Roberto Salomão é graduado em Administração de Empresas pela FAAP, tem MBA em Finanças, Marketing e Relações com Investidores pela USP, especialização em Gestão de Pessoas pela Metanóia, em Liderança pela Crescimentum, em Gestão de Alta Performance pela Gallup, em Vendas com PNL pela SBPNL e é certificado em Business and Innovation pela University Of Central Florida.

Com duas décadas de experiência no mercado financeiro e no mercado fitness, abrangendo as áreas comercial, financeira, produtos, marketing e projetos, atualmente é diretor de projetos do Grupo Bio Ritmo / Smart Fit, com forte atuação em planejamento estratégico, liderança de equipes e gestão de pessoas. Também ministra palestras, treinamentos e workshops, além de ser mentor de líderes em formação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here