Sempre que traçamos objetivos para nossas vidas, estamos sempre concentrados no que desejamos, quando o ponto de partida deveria ser literalmente de onde começamos, qual a situação dos recursos que temos hoje para iniciar o projeto.

Tanto para projetos pessoais quanto empresariais, a ideia é a mesma.

O primeiro diagnóstico é verificar qual é a situação de sua saúde financeira. É bastante simples, pois são apenas três estágios (embora você possa analisar a intensidade e duração dos estágios):

  • SOBREVIVÊNCIA: gasta-se mais do que se ganha. Pessoas neste estágio, estão ganhando hoje para pagar as dívidas que fizeram ontem.
  • EQUILÍBRIO: ganha-se mais ou menos o que se gasta. Neste caso, provavelmente ocorre um equilíbrio nas contas.
  • ABUNDÂNCIA: ganha-se mais do que se gasta. Está sobrando dinheiro e será possível acumular ainda mais, gerando riqueza.

Esta análise parece bem simples, mas, acredite, é bastante poderosa. Principalmente, se analisarmos o tempo em que se permanece em cada estágio e as ações possíveis para seu crescimento:

  • SOBREVIVÊNCIA: um longo período neste estágio, significa apuros. Dificilmente será possível crescer, já que faltam recursos para financiar seus objetivos. Existem três saídas possíveis:
    • Reduzir despesas;
    • Aumentar receitas;
    • Reduzir despesas E aumentar receitas – esta, certamente é a melhor opção para que haja mudança para os próximos estágios.
  • EQUILÍBRIO: sempre uma boa ideia estar livre de dívidas. No entanto, o lado menos positivo é que há pouco espaço para crescimento e uma tendência a uma estabilidade na posição atual. O problema é que, qualquer problema ou situação inesperada pode gerar impactos negativos nas suas finanças.
  • ABUNDÂNCIA: este é o estado desejado para a maioria das pessoas. Estar com todas as necessidades satisfeitas e sobrar dinheiro. Esta é a principal forma de gerar riqueza. Outras formas é herdar ou ganhar dinheiro de alguém, seja em forma de doação ou loterias. Mas, estas, independem de você e, aqui, estamos falando de você ter o controle de sua vida.

Outro aspecto a se analisar é a profundidade, ou a intensidade em que se está em cada estágio.

  • SOBREVIVÊNCIA: se a diferença entre ganhos e gastos é pequena, basta pequenos ajustes para se resolver. No entanto, se esta diferença é grande, há uma necessidade de se analisar hábitos e fazer uma grande mudança no estilo de vida e padrão de gastos.
  • ABUNDÂNCIA: independentemente se sobra pouco ou muito, é importante verificar as possibilidades de investimento. Se essa diferença é grande – gasta-se muito menos do que se ganha – essa necessidade é maior ainda, pois pode-se estar perdendo dinheiro com aplicações equivocadas, uma vez que o poder de compra pode se reduzir com maus investimentos. Necessário atenção.

Na maioria das vezes, existe um padrão de comportamento das pessoas em relação ao que se gasta e o que se ganha. Em geral, as atitudes em relação ao dinheiro são estabelecidas por hábitos que foram formados ao longo do tempo, bastando criar novos hábitos saudáveis para gerar crescimento financeiro e, consequentemente, pessoal e profissional.

No entanto, muitas vezes esses hábitos são criados por crenças estabelecidas pela educação (formal, familiar ou experiência pessoal). Um trauma, ou uma experiência negativa pode criar crenças limitantes como, por exemplo, “você não merece ser rico”, “você é incapaz de ganhar/economizar dinheiro”, “ser rico é ruim, pois traz muitos problemas”, “dinheiro não traz felicidade”, “ser rico lhe faz uma pessoa ruim”, “é quase impossível um rico entrar no reino dos céus”.

Mas, sobre estas crenças, vamos falar nos próximos artigos. Analise como é o seu hábito em relação ao dinheiro. Certamente, trazem impactos significativos na sua realização, pois interferem na sua busca por alcançar objetivos maiores na sua vida.

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

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