Antes de começar o artigo, quero fazer algumas perguntas e preciso que você seja muito verdadeiro nas respostas!

1 – Você vai ao banco?

2 – Você faz compras pessoalmente?

3 – Você fecha as suas viagens em agências de turismo?  Caso negativo, você fica em hotel?

4 – Você chama taxi via cooperativa ou dando sinalzinho de mãos na rua?

5 – Você tem telefone fixo em casa?

6 – Você tem agenda de contatos em papel?

7 – Você usa fax?

8 – Você paga as suas contas em dinheiro?

9 – Você assina ou compra jornal impresso?

10 – Você tem ou usa um guia de mapas impresso?

11 – Você tem e usa uma máquina fotográfica ou filmadora?

12 – Você tem um monte de papeis com fone e cardápio para pedir comida em casa?

13 – Você tem e usa toca CD? Toca fitas? Toca discos de vinil??

14 – Você manda cartas via correio?

Se você respondeu NÃO a todas as perguntas, parabéns!! Você não pertence mais a pré-história e está dispensado de ler este artigo!! J

Epa…continuou?? Quantos SIM você respondeu, hein? 1? 2? 3? 10?? Todos??????

Parabéns!!! Você é o pai de todos os Croods!!! Hahahaa

Para quem não conhece Os Croods, trata-se de um desenho animado lançado em 03/2013 que retrata uma Família da pré-história acostumada com uma rotina diária e que acaba tendo a sua caverna destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um garoto muito imaginativo que lhes ajuda a desbravar um mundo inteiramente novo. É show de bola! Retrata bem os medos que norteavam a realidade da época! Quem não assistiu, assistam!

Em pleno século XXI, percebo o atual momento em que nós estamos vivendo…o medo em se tornar digital!

Afinal, o que é se tornar digital?

Tornar-se digital está muito além de comprar pela internet! Tornar-se digital refere-se a mudança de mindset! Refere-se a testar o novo, estar aberto para mudanças e não ter medo de errar! Caiu em algum golpe? Não tem problema! As empresas digitais irão te reembolsar. Acredite, você está ajudando estas empresas a melhorarem a segurança da plataforma! Está complexo? Pare de usar! Estas empresas irão perceber a sua mudança de comportamento, e certamente, irão melhorar a experiência do usuário! Exposição de dados? Mais um novo hábito que as pessoas ainda precisam melhorar! Aprenda a se expor e expor seus dados! Seja mais discreto! Se você está numa rua sozinho e te deu vontade de fazer o número 2, você vai baixar suas calças e libertar o brown? Não, né? Na web é a mesma coisa! Não é porque você está sozinho em sua casa, na frente do computador (ou celular), que você deve ficar fazendo coisas que jamais você faria se estivesse com alguém! Fica a dica! 😉

Para exemplificar um pouco, vou compartilhar meus hábitos digitais:

Eu não vou mais ao banco! Uso aplicativos para pagar contas, acompanhar meus gastos e investimentos. Nem para sacar dinheiro?? Sim, raramente eu faço isto. Neste exato momento, eu tenho R$ 10,00 em minha carteira e não lembro a última vez que eu saquei dinheiro. Comprovantes? Tudo armazenado digitalmente em meu próprio banco! Eles têm a obrigação em manter estes dados armazenados.

Eu não uso mais taxi. Para distancias curtas, tenho o hábito de usar bikes e patinetes compartilhados. Yellow é o meu preferido aqui no Brasil. Para distancias maiores, normalmente uso Uber ou 99. E para longas distancias, ainda não usei, mas me indicaram o Blablá car, que é um aplicativo de caronas.

Eu raramente vou ao mercado! Além de vários supermercados já oferecerem as opções de delivery comprando pela web, tem a opção da Rappi, que entrega o que você quiser.

Eu não uso agencia de viagens! Sim, tudo pela internet! Passagens aéreas, hotéis, etc. Gosto muito de usar um site chamado hotwire. Nele, você compra às cegas o hotel, sabendo apenas a região. Só descobre depois que você pagou. Mas se é para gastar menos ainda, AirBNB mesmo.

Eu não tenho mais fone fixo em casa! Acho engraçado quando tenho que preencher dados cadastrais em algum local e eles ainda pedem fone residencial. Quer falar comigo? Manda um whats! J

Eu não tenho mais TV por assinatura! Putz…ninguém lá em casa assistia isso…só eu que gostava de assistir OFF. Mas pagar TV por assinatura por causa de 1 canal??? Está de brincadeira, né? Eles que se readéquem e passem a oferecer isto pela Netflix ou alguma outra opção de streaming de vídeos!

Eu não carrego mais máquina fotográfica boa em minhas viagens! Preferi comprar um smartphone top de linha que supra este e diversos outros pontos!

Eu não tenho mais imãs de geladeira e nem papeizinhos de pizzaria em casa! Tudo através de aplicativos! Meu preferido para food é o iFood!

Até CD´s eu não tenho mais em casa! Quando eu faço uma festinha em casa, gosto de usar minhas playlists no Spotfy!

Para falar a verdade, sinto apenas falta do jornal impresso, pois agora nós temos que comprar fraldinhas de chão para o nosso cãozinho Thor! rsrsrs

Sai da gruta, Croods!! Se precisar de ajuda, conte comigo! J

Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here