Mobilidade pode ser o segredo para exercer uma comunicação interna de qualidade
Mobilidade pode ser o segredo para exercer uma comunicação interna de qualidade

Mobilidade pode ser o segredo para exercer uma comunicação interna de qualidade

Desafio continua sendo um dos maiores encontrados pelas empresas

Independentemente do porte e do segmento em que atuam, as empresas são unânimes ao afirmar que a comunicação interna continua sendo um dos seus maiores desafios no dia a dia.

Comunicar-se com os colaboradores continua sendo fundamental para aumentar o engajamento, aumentar o senso de pertencimento, aumentar produtividade, manter metas e liderar.

“Um dos maiores desafios das empresas ainda é se comunicar com seus colaboradores de forma rápida, clara e assertiva, no tempo certo. Hoje, contamos com o mobilidade como uma ferramenta que proporciona uma linguagem equânime, simples, e em tempo real”, afirma Bruno Fisbhen, diretor geral do ColaboraApp, HR Tech com foco em resolver os problemas de Comunicação Interna das empresas, já com dezenas de clientes em seu portfólio.

A aposta no mobile surgiu com a demanda de muitas companhias que não conseguiam – e ainda não conseguem – chegar com as informações até os funcionários sem acesso à e-mail corporativo, Intranet ou nenhum outro canal de comunicação. A dependência continua sendo do Gestor direto repassar a informação, o que não acontece na grande maioria dos casos.

“Nestas empresas, as informações dificilmente chegam aos funcionários, e quando chegam estão, muitas vezes, distorcidas ou atrasadas.

O fato de estarmos cada vez mais com os aparelhos de telefone celular em mãos permite que este problema seja minimizado não só para estes funcionários, mas também para lojas de varejo, fábricas,  empresas do agronegócio, representantes comerciais que trabalham na rua, pessoas que ficam alocadas em clientes, dentre várias outras indústrias.

A ideia é usar o celular para fazer uma comunicação rápida, simples e também inclusiva para deficientes, diminuindo a dificuldade da informação chegar até a ponta”, explica Bruno.

Neste novo cenário, o aplicativo tem se mostrado a melhor forma de fazer isso dar certo, afinal, nenhuma outra ferramenta é tão eficiente como o celular para a informação chegar de forma rápida, alinhada e no tempo certo. Criado em 2021, o ColaboraApp nasceu justamente com o objetivo de tornar a Comunicação Interna das empresas mais rápida, eficiente e inclusiva.

Com versão para iOS e Android, a ferramenta proporciona autonomia para publicação de conteúdos e disparos de push notification. “Além de deixar os colaboradores por dentro do que acontece na empresa, o app disponibiliza vídeos, calendário de eventos, divulgação de vagas, pesquisas, enquetes, documentos importantes, lista de benefícios corporativos, perguntas frequentes, canal direto com o RH e notificações instantâneas”, explica Bruno. O aplicativo não possui limite de usuários e nem de disparos de push.

A comunicação interna é uma das estratégias utilizadas pelas organizações para estabelecer canais de relacionamento com o público interno e tornar comum a mensagem destinada aos colaboradores a fim de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.

Uma boa comunicação interna, segundo Bruno, garante um time engajado e mais produtivo. “Quando a pandemia começou, há pouco mais de um ano, ouvimos relatos de funcionários de grandes empresas que ficaram simplesmente desesperados e inseguros por falta de comunicação.

Não se sabia o que ia acontecer, existia medo de demissão… E o medo aumentava ainda mais porque as empresas, que também ficaram perdidas, demoraram para comunicar suas próximas ações.

Até comprometimento de saúde mental ocorreu em alguns casos”, lembra Bruno. “A empatia e a contextualização do momento devem estar presentes em toda a comunicação, que precisa ser clara e próxima, com informações transparentes e positivas”, completa.

Por outro lado, a falta de comunicação pode ter um custo alto, além de um risco de crise de imagem. E quando se fala em se comunicar com pessoas que ocupam cargos mais baixos, então, o desafio e o risco se tornam ainda maiores.

O impacto também pode ser visto na baixa retenção de talentos, que gera perda financeira com novas contratações, treinamento, perda de produtividade e engajamento, erros do novo colaborador e outros fatores intangíveis. “Falhas de comunicação também prejudicam o clima organizacional, já que estamos falando sobre como os colaboradores percebem o funcionamento da empresa no dia a dia. Comunicar mal influencia na motivação das equipes na hora de buscar os objetivos da empresa”, enfatiza Bruno.

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