A partir da análise do ambiente e de si mesmo, é possível determinar sua vocação e qual profissão lhe trará melhor satisfação pessoal e profissional

Auto análise

Em um artigo anterior (Você já fez sua própria análise FOFA?), trabalhamos a questão da autoanálise. Nele, é possível destacar suas habilidades atuais ou que pretende adquirir. Assim que essas habilidades comecem a se firmar na sua IDENTIDADE, temos condições de determinar o que, no IKIGAI (razão de fazer o que você sabe fazer), é chamado de VOCAÇÃO.

Aquilo que você é bom, que sabe fazer com primazia, com perfeição, é o primeiro indício da sua vocação.

Análise do mundo ao redor

Observando a sociedade em que você está vivendo agora (ou, caso esteja de mudança para outra cidade ou país – a sociedade onde você irá morar), verifique quais são as carências, o que aquela comunidade precisa.

Mesmo sendo uma atividade já existente ou oferecida naquela comunidade, qual seria o diferencial que é pouco ou não é ofertado. Por exemplo, pode ser que hajam médicos atendendo a comunidade, mas talvez falte profissionais com visão mais humanista ou ainda em especialidades diferentes das existentes no local.

Algumas profissões, mesmo passando por transformações, ainda sobreviverão: aquelas relacionadas à moradia, alimentação, saúde e educação.

VOCAÇÃO

A sua vocação aparece quando suas boas habilidades encontram com o que o mundo precisa. É como se houvesse um chamado da natureza para você exercer aquilo que tem mais facilidade para fazer.

PROFISSÃO

Já a profissão é a junção do que o mundo precisa com as atividades em que você poderá ser remunerado. Se for possível combinar estas duas situações, encontramos uma profissão.

As redes sociais trouxeram a necessidade de profissionais que compreendessem a linguagem deste novo universo e, assim, pudessem auxiliar pessoas e empresas a se comunicarem com seu público. Então, nesta nova realidade, surgiram novas profissões: analista de redes sociais, redatores para mídias digitais, conteudistas digitais e assim por diante.

Vazio na alma

Estas primeiras descobertas certamente serão úteis para atender as necessidades materiais mais imediatas. No entanto, nem sempre serão suficientes para lhe trazer satisfação pessoal ou mesmo profissional.

No próximo artigo, vamos descobrir como outros dois componentes podem trazer plenitude e realização, fazendo com sua vida seja mais completa, com sentido amplo e, assim, trazendo ainda mais felicidade para sua alma.

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here