Investimento baixo, acompanhamento simultâneo e resultados expressivos. Marketing digital parece ser perfeito para o pequeno empreendedor. Mas afinal, por onde começar? Separamos algumas orientações para quem não sabe por onde começar a divulgar online.

Marketing digital para divulgar desde a pequena padaria até as gigantes como Coca-Cola, já é praticamente uma obrigação. Mas para o micro/pequeno empreendedor que está começando, busca informações sobre o assunto na internet e muitas vezes não conta com ninguém na equipe para ajudar, pode parecer um pouco complicado, mas não é.




Primeiramente vamos entender o que é marketing digital.

Marketing significa um conjunto de atividades executadas por uma empresa com o objetivo de atrair visibilidade, novos negócios, criar relacionamento e desenvolver sua identidade. O marketing digital por sua vez, é a concentração dessas atividades no âmbito digital. Portanto, o marketing não mudou, ele apenas migrou para internet junto com todos nós.

A primeira etapa para inserir sua empresa no marketing digital é fazer um planejamento. Esse planejamento irá conduzir suas ações, nele você irá reunir todas as informações importantes. Para ser objetivo o seu planejamento deverá responder as perguntas: O que, quem, como, quando, onde e quanto.

O que = Qual o objetivo da empresa?

Assim como em um plano de negócios, quando você teve suas ideias, responda a questão Qual meu objetivo com o marketing digital? Onde eu pretendo chegar?




Claro que vender é sempre o essencial, mas qual imagem você quer passar? Por exemplo, se você é um restaurante, ter em suas redes sociais espaços para seus clientes compartilharem a experiência, fotos e vídeos do seu estabelecimento é essencial para atrair mais clientes. Embora não seja venda direta, isso trará alcance e curiosidade sobre seu estabelecimento.

Quem = Com que estou falando, Onde meu público?

Você não tem a obrigação em estar em todos as mídias disponíveis. Mas você precisa ter um entendimento muito claro de quem é o seu cliente e estar onde ele está. Exemplo, se você vende para pessoa jurídica, precisa estar no LinkedIn mais do que no Instagram.

Como = Qual estratégia você vai utilizar?

Existem inúmeras estratégias, marketing de conteúdo, inbound marketing, link patrocinado, parcerias com influenciadores, entre outras. Uma estratégia não anula a outra, elas somam valores entre si. Mas cada uma tem um preço, uma inteligência e um tempo de retorno. Por isso, antes de se aventurar em uma estratégia é necessário conhecer sobre cada uma e tomar uma decisão precisa.

Quando = Qual sua programação?




Ter um calendário é fundamental. Existem datas comerciais que precisam necessariamente ser acompanhadas. Algumas datas são famosas: dia das mães, dia dos namorados, etc. e algumas outras são criadas para gerar movimento no mercado, como a fish week, por exemplo (semana criada para estimular a venda de peixes e frutos do mar).

Portanto, é necessário saber quando postar determinado assunto, quando investir em determinado assunto, entre outros.

Onde = Quais mídias usar?

Você precisa estar onde seu público está. Mas é bom conhecer o conceito de cada rede social, mesmo que não considere útil agora. Pois sabendo para o que serve ficará mais fácil descarta-las de sua estratégia.

Quanto = Qual investimento disponível?

Embora pouco se fale sobre o assunto, é preciso sim investir em mídia diretamente para os veículos. O alcance orgânico de uma página é muito baixo e se você quiser contar só com o orgânico, pode se frustrar.




Com essas respostas em mãos, fica mais fácil direcionar as próximas etapas e execuções de atividades. Embora pareça, não é tão complicado assim, basta se organizar e dar recorrência a atividade. Lembrando que o planejamento de marketing digital precisa ser revisto pelo menos a cada três meses, afinal, conforme as coisas forem crescendo na empresa, etapas do planejamento devem ser adaptados.

Adriana Monteiro, especialista em marketing digital, atua há mais de três anos na área atendendo principalmente empreendedores de pequeno e médio porte. Em seu tempo de atuação notou que as dificuldades e as falhas dos microempreendedores são praticamente a mesma, e por isso a ideia de compartilhar informações, dicas e formas de melhorar a divulgação online de pequenas empresas. Há muito que os empreendedores possam fazer com baixo investimento desde que tenham a informação correta. Essa coluna visa ensinar e trazer informações valiosas ao empreendedor.

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