Muitas vezes, mesmo fazendo o que amamos e o que acreditamos ser nossa missão, nos sentimos incompletos. Algo está faltando para nossa felicidade. Essa resposta é o Ikigai

No artigo anterior, começamos a falar sobre Ikigai. Nele tratamos dois aspectos: a sua VOCAÇÃO e a sua PROFISSÃO. Ambos envolviam dois aspectos que também serão trabalhados neste artigo: as atividades em que você é bom, e o que o mundo precisa. Mas, vamos estudar dois outros aspectos do Ikigai: a Paixão e a Missão.

Muito tem se falado sobre Missão, ultimamente. Eu mesmo já publiquei artigos sobre o assunto. Sem estar alinhado com nosso Ikigai, razão de fazer o que fazemos -, muitas vezes sentimos um vazio em nossa existência e a vida fica sem sentido. Vamos entender um pouco mais, começando por relembrar o contexto do artigo anterior (se ainda não leu, recomendo que o faça assim que terminar este artigo).

O que o mundo precisa

Relembrando, ao observar a sociedade em que você está vivendo agora (ou, caso esteja de mudança para outra cidade ou país – a sociedade onde você irá morar), verifique quais são as carências, o que aquela comunidade precisa.

Mesmo sendo uma atividade já existente ou oferecida naquela comunidade, qual seria o diferencial que é pouco ou não é ofertado. Por exemplo, pode ser que hajam médicos atendendo a comunidade, mas talvez falte profissionais com visão mais humanista ou ainda em especialidades diferentes das existentes no local.

Em que você é BOM

Verifique também quais atividades você demonstra mais habilidade. Em geral, temos algumas atividades que demonstramos particular interesse ou facilidade em desenvolver.

O que você AMA

Observe que, além das atividades que você possui habilidades, que vimos no item anterior, há também aquelas que você gosta muito de fazer. Muitas vezes, ouvimos pessoas dizendo: “durante a semana, eu trabalho, mas, no fim de semana, faço o que eu gosto”. Em geral, muitas vezes, está relacionado a um hobby, uma atividade que você tem como lazer, que é divertido e gostoso de realizar. Em resumo, algo que você gosta muito de realizar.

PAIXÃO

O que, no Ikigai, chamamos de PAIXÃO, surge quando suas boas habilidades encontram com o que você ama fazer. Em geral, você poderia passar a vida realizando esta atividade, sentindo-se entusiasmado (cheio de Deus dentro de si).

Lembre-se de que o que você faz por hobby, muita gente o faz ganhando dinheiro. Seu hobby é fazer móveis em casa, no estilo faça-você-mesmo, então lembre-se de que essa é a atividade do marceneiro profissional.

MISSÃO

Quando analisamos atividades que combinam o que você ama fazer com o que o mundo precisa, encontramos a MISSÃO.

Em geral, colocamos a missão como algo relacionado a um dom, a uma facilidade que se tem de produzir ou realizar algo, em benefício de outras pessoas. Já vimos que o que chamamos de dom está relacionado com sua VOCAÇÃO.

Missão é quando conseguimos combinar algo que gostamos muito de realizar – como se houvéssemos nascido para fazer apenas isso, com o que o mundo está precisando. Por exemplo, amo lecionar e compartilhar o que aprendo. Tenho observado que muito do que converso com as pessoas de meu relacionamento tem sido proveitoso. Portanto, surgiu daí minha missão, que é ajudar a transformar vidas a partir do compartilhamento do que tenho aprendido – a educação.

Perceba que faz todo sentido imaginar que atender as necessidades do outro a partir do que amamos fazer é a nossa missão de vida.

Vazio na alma

Estas primeiras descobertas certamente serão úteis para atender as necessidades emocionais mais imediatas. No entanto, nem sempre serão suficientes para lhe trazer satisfação pessoal ou mesmo profissional. Pode ser que falte um componente importante para a maioria de nós: a remuneração ou o resultado financeiro.

No próximo artigo, vamos descobrir a junção dos quatro aspectos estudados – MISSÃO, VOCAÇÃO, PAIXÃO e PROFISSÃO podem trazer plenitude e realização, fazendo com sua vida seja mais completa, com sentido amplo e, assim, trazendo ainda mais felicidade para sua alma.

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

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